NO BICO DA CHANCA

Apresentando o zagueiro dos zagueiros: Marambaia

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
Publicado em 17/04/2023 às 18:47Atualizado em 19/04/2023 às 15:04
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

O artigo de hoje não estava na pauta, mas a coluna ‘No Bico Chanca’ resolveu atender ao pedido do neto do atacante Murilo, que jogou no Atlético-MG na década de 50. A pergunta é sobre Marambaia, zagueiro do Uberaba SC, que deixou saudades e assustou vários atacantes, isso não só devido ao físico e chegada junto. Maramba, além de ter sido um jogador forte de presença e segurança no sistema defensivo, também sabia jogar. E, na vida fora dos gramados, foi um moço que deu muita atenção para os fãs e amigos, que o cercavam para aquele bate-papo, ou tomar uma gelada. Ainda, fui incumbido de saber mais da família do Ildeu Nonato da Silva, o Marambaia, que tem familiares na Europa. O pessoal de lá quer notícias para, quem sabe, dar aquela ajuda, caso isso seja necessário. O zagueirão nasceu em Belo Horizonte, em 31 de agosto de 1931. Chegou para ser titular no timaço do Uberaba SC. Sempre firme e travando bons duelos com os melhores atacantes do futebol brasileiro. O firme Marambaia jogou de 1956 a 1960 e fez 261 jogos com a camisa do Uberaba SC. Mesmo jogando na zaga, ele marcou 15 gols quando, nesse tempo, dificilmente um beque marcava gols. Na verdade, ele parou atacantes do Botafogo, Vasco, Cruzeiro, Atlético, Fluminense, América, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e os bons atacantes da cidade e região. Mas um duelo que não foge da minha memória foi aquele embate contra o Leônidas, centro avante do América do Rio de Janeiro. Foi um verdadeiro clássico do futebol. O USC saiu na frente, mas a virada foi inevitável. Marambaia jogou muito. O goleiro Wilmondes estava fechando para balanço, mas, infelizmente, se contundiu e a entrada do Waldo não deu certo. Mas foi uma partida que ficou na história. Marambaia ainda vestiu a camisa do Nacional. Se não engano, acredito que se aposentou na Codau. Foi um nome que escreveu uma linda história no futebol. O recado está concluído, agora, quem tiver notícias de seus familiares é só passar. Marambaia, como é bom lembrar de como você foi importante nas suas atividades.        

Na formação do Uberaba SC (Foto/Arquivo Pessoal)

Na formação do Nacional (Foto/Arquivo Pessoal)

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho de ter uma moto 0 quilômetro. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS     

  • Karrapixo ficou sabendo que o David foi almoçar na casa do Makarrão e perguntou:

--- David, tudo bem, o que tinha para comer na casa do Edinho?

--- Olha, batata tinha, macarrão, nada...   

  • Naquele papo gostoso, Karrapixo pergunta para Delacir:

--- Lagoa, você me segue nas redes sociais?

--- Sego sim!         

  • Dizem que a ordem dos fatores não altera o produto. É puro engano. Durma hoje com Maria José e amanhã com José Maria. Nessa, você notará facilmente a diferença...
  • Coisas do futebol com frangos:

--- Tem um goleiro de um time do futebol máster, que está pegando tudo. Se deixarem por conta dele, pega um galinheiro inteiro...

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 40 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Tem coisas no mundo da bola que não são aceitáveis. Vejamos o caso recente do Atlético que não convidou Dário Peito de Aço para as primeiras atividades no seu estádio. O moço que deu tantas alegrias a Galo, sentiu a falta de consideração.

O Brasileirão começou. Cheio de previsões que chegam até assustar, mas quem prevê as situações dos jogos sabem muito bem que tudo pode mudar. Muitos jornalistas apontam os quatro primeiros e os quatro que serão rebaixados. Não entrem nessa.

Na largada, vimos o Palmeiras ter dificuldades para bater no Cuiabá, a partida teve momentos de equilíbrio. Vimos o Fluminense passear no Independência e vencendo o América, com facilidades. Como também a vitória do Bragantino para cima do Bahia. 

Para a maioria, aqueles que apontam a volta do Botafogo a série B, a vitória do Glorioso sobre o São Paulo pode até mesmo ter mudado a opinião de poucos. No Paraná, o Atlético sempre supera as adversidades e colhe bons resultados. Goiás pode falar.     

Jogo bem disputado e com equilíbrio total, Fortaleza encarou e ficou no empate em um tento com o Internacional. Resultado normal. Como anormal foi a vitória do Vasco para cima do Atlético. Os gols relâmpagos fizeram a diferença. Pec foi bem no jogo.

Em casa, o Corinthians encontrou um adversário de muita garra e disposição, mas mesmo com esses quesitos o Cruzeiro não conseguiu segurar o time de Roger Guedes. Com Suarez isolando um pênalti, o Grêmio conseguiu superar o Santos. Foi equilibrado.

Desta vez, o Flamengo correu um pouquinho mais, disputou o jogo, mas ainda teve momentos de sono. Com a presença de Jorge Sampaoli, e gols de Ayrton Lucas (golaço), Gabriel e Pedro, o Flamengo conseguiu reabilitação com vitória diante do Coritiba.

A série B começou com o Guarani goleando. Botafogo de Ribeirão Preto vencendo fora de casa, o Tombense sendo detonado pelo Criciúma. Outro que mostrou a sua potencialidade foi o Ituano. A Ponte Preta foi derrotada pelo Vitória da Bahia. 

Mais uma promoção de sucesso do Replay, que homenageou os 20 destaques do esporte da cidade. O Troféu Raimundo Sarkis, foi sucesso. O evento foi no Emporio do Chopp; no Praça Shopping. A festa foi da melhor qualidade. Agradeço a lembrança.

 A semana dos campeonatos da LUF foi de muita luta e busca para chegar a fase das quartas de final. A goleada da Merceana por 11 a 1 sobre o Havaí foi destaque. Com essa vitória o time esmeraldino se classificou para as quartas de final. Melhores da fase.

Fabrício, Bonsucesso, Sete Colinas, Bom Retiro, São Benedito, Merceana, Água Compridense e Leblon, estão na terceira fase. Madureira e Havaí foram rebaixados. No juvenil, a definição só foi resolvida com alguns resultados importantes, mas Fabrício, Independente, Vila Esperança, Villa Nova, Bom Retiro, Atlético, Nacional e Verissimense começam a disputar o “mata-mata” da terceira fase.

O Sub 20 do Uberaba SC que se prepara para jogar o certame Mineiro da Categoria perdeu amistosamente para o Uberlândia, o jogo foi no Ninho do Periquito. Foi 2 a 1 para o Verdinho. Sábado, no Uberabão é a vez do Nacional Sub 23 entrar em campo.

O amador da série B teve uma rodada que praticamente aliviou a barra para Santa Marta, que venceu por 5 a 2, e para o Beira Rio, outro que goleou seu adversário. Madureira está invicto e lidera a sua chave. Boca Junior é outro líder. TRAVA.

TA CONFECÇÕES 26 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por