NO BICO DA CHANCA

Clevinho e o outro lado da bola

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 02/08/2021 às 18:39Atualizado em 18/12/2022 às 15:16
Compartilhar

carlosticha@hotmail.com

 Clevinho no timaço do São Benedito

TOQUE DE PRIMEIRA

Hoje a coluna, com orgulho, fala um pouco sobre Cleverson Borges Novais e trata a matéria como “O outro lado da bola”. Pelo time que jogou no Futsal, pode se dizer que está por dentro da bola. Em 1971, Clevinho, moço criado na rua Marques do Paraná, no Bairro Estados Unidos, jogou em um dos melhores times de Futsal da cidade que teve sua escalação original: Êdo; Ivo, Aender, Clevinho e Toinzinho. Formação de qualidade que chamou atenção da cidade e parte do Brasil. Despertando pelo lado da bola, ele foi convidado a trabalhar em uma Multinacional na cidade de Ibiá-MG. E, por lá correspondeu no futebol e no trabalho. Com isso, sempre brilhando e mostrando qualidade, foi transferido para várias cidades: Ituiutaba; São Paulo, Itabuna-BA. Morando em Ibiá prestava serviços em Três Corações-MG, Calciolândia-MG, Montes Claros e Uberlândia-MG. Ainda foi parar em São José do Rio Pardo-SP, Barra Mansa-RJ, finalmente Goiânia, onde reside até hoje. Clevinho, mesmo sendo um excelente jogador, não teve a frustração de não ter sido jogador profissional. Mas, teve a felicidade de ver alguns de seus ex-colegas de bola fazer sucesso como Aender no Cruzeiro; Toinzinho no Santos, Palmeiras, Bahia, Fluminense. Sobre o melhor jogador que jogou com ele, citou quatr Aender, Toinzinho, Marcio e Jatobá (Ibiá). Agora, sem dúvida, o time do Colégio São Benedito foi o melhor de todos, no elenco tinha: Êdo, Aender, Ivo, Clevinho, Toinzinho, Durvalzinho, Pepinho, Bado, Luiz Sergio e Boi. Timaço. Só não foi jogador profissional porque foi escolhido para estar do outro lado da bola. Clevinho trabalhou 36 anos na Nestlé e acredita que a vaidade prejudica no andamento do futebol e outras atividades. Goiás Esporte Clube é o seu time do coração. Quando jogava Futebol de Salão se espelhava em Carlos Alberto Moreira, o Carlinhos Babão, que era referência para todos os jovens jogadores. Um fato impressionante foram as mudanças das regras, tanto no Futsal como no de campo. Agora a responsabilidade é do já famoso e confuso VAR. Sobre a diferença do futebol do passado com o atual, acredita que hoje se apanha menos, antes era muita pancada e sem punição. Rondineli, do Flamengo, o Deus da Raça, tanto pela dedicação e raça dentro de campo, como pela amizade, fora dele é um ser humano especial, por isso é seu ídolo. Ele tem gratidão pela cidade e amigos de Ibiá-MG: terra de sua esposa, que o acolheu com muito carinho no seu primeiro emprego, onde foi adotado como cidadão pelos grandes amigos. Cleverson Borges Novais é aposentado pela Fundação Nestlé de Previdência Privada, como gestor da Fábrica de Goiânia e tem uma pequena empresa de eventos: GR Representações S/A Ltda. Clevinho escreveu uma linda história na bola e ainda continua rabiscando as coisas boas da vida. Ser humano de muita qualidade.

Clevinho no trabalho

Curtindo a boa fase

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Segundo observação do mestre Karrapixo, os jogadores de São Paulo e Palmeiras disputaram uma partida muito desleal, principalmente com as torcidas.

Ronaldo Fenômeno é realmente um homem de negócios bem-sucedido. Usa duas mesas de trabalh uma para pôr o pé direito e a outra para o pé esquerdo.

O time do Corinthians antes de entrar em campo faz no vestiário uma “corrente de fé” para conquistar a vitória, e o capitão Gil sugeriu:

--- Vamos convidar o árbitro para entrar na nossa corrente...          

É muito azar: um diretor do Cruzeiro contava outro dia:

--- Demos muito azar com os nossos técnicos: o primeiro era muito ruim, o segundo não sabia nada, último fugiu...        

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Quem está super-feliz com seu netinho Pedro é o ex-craque do Nacional Dario, que vibrou com futebol do menino em torneio sub 8, disputado no Rio de Janeiro. Na partida final, contra o Flamengo, Pedro balançou as redes, infelizmente, o título não veio.

O futebol masculino das Olimpíadas, a Seleção Brasileira jogou esta manhã em Baraki, Hashima, contra o México. Como a partida foi às 5h da manhã, a coluna não ficou sabendo do resultado, mas acredito, que no peito e na raça deu Brasil. Foi parada.   

Em seus próprios domínios, Serranense não teve condições de entrar em campo para jogar contra o Tupynambás. É o primeiro problema no modulo II. O time de Nova Serrana pode ser punido com eliminação. Tupynambás faturou fácil os três pontinhos

E por falar em modulo II, Nacional de Muriaé, Tupynambás, Vila Nova e Guarani são os quatro primeiros. Na zona do rebaixamento estão Ipatinga e Aymores. O campeonato, que é muito difícil vai para a sétima rodada. Para chegar, tem que lutar.         

Mesmo jogando bom futebol, o Uberlândia acabou sendo derrotado pelo Rio Branco do Emigrante. Resultado que tirou o Verdão da segunda colocação. Com a goleada em cima do Águia Negra, a Caldense foi para segundo. Ferroviária lidera.

Mozart viu a coisa feia e tirou o time. Não é mais técnico do Cruzeiro. Uma pena, o elenco não fica abaixo dos outros concorrentes, mas por ali tem algo que anda travando. Tomara que apareça um “milagroso” e faça a Raposa jogar melhor e sair do buraco.    

São Paulo ficou na bronca com a arbitragem de campo e com o VAR. O tricolor acredita que foi muito prejudicado. Internacional perdeu várias oportunidades e não passou pelo Cuiabá. Em ótima fase, o Bragantino não deu chances ao Grêmi foi 1 a 0.

Na dança dos famosos, o Flamengo tirou o Corinthians para dançar; pelo menos um tempo o samba foi bom. O Galo bateu no Furacão e subiu na tabela. Chapecoense perdeu em casa para o Santos e despediu o treinador Jairzinho, que não ganhou o jogo sequer.    

Rapaz, que fase atravessa o Bahia? O time de Rodriguinho voltou a perder em casa, desta feita foi para o Sport. Lá no Goiás, o Mequinha de Mancine ficou no empate com o Dragão. O Ceará derrotou o Fortaleza e acabou com o tabu. Desta feita foi de virada.    

Depois de uma analisa mais profunda, a comissão técnica do USC escolheu os seguintes jogadores para treinamentos profissionais: Pedro Freitas; Igor, Negrada, João Pedro, Gaia, Cleisson, Rafael Garcia, Antony, De Lucca, Pelezinho e Claitinho. É agora!   

Ontem, à tarde, no CT Dr. Constantino Calapodopulos parte do elenco foi apresentado à imprensa. O propósito da direção do clube é de começar, ainda hoje os exames médicos e treinamentos. Estamos praticamente à quarenta e dois do início do campeonato. TRAVA.             

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por