NO BICO DA CHANCA

Coluna no Bico da Chanca: Independente de 1944

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 18/12/2020 às 17:16Atualizado em 19/12/2022 às 05:44
Compartilhar

carlosticha@hotmail.com

Na foto, o timaço do Independente reforçado pelo Juca Pato

TOQUE DE PRIMEIRA

A coluna de hoje fala sobre uma foto enviada pelo amigo Haroldo Veloso, que faz lembrar o time do Independente de 1944, época em que a cidade tinha grandes times e os campeonatos local e do Triângulo eram bem disputados. O Uberaba SC tinha ótimos jogadores, a Merceana nem se fala; Fabrício era outro clube que não deixava por menos. E o Nacional? Este montava equipes de nível. Portanto, na década de 40 e meados da de 50 o “pau caia a folha” nos campeonatos da cidade. Ataliba Guaritá Neto, o nosso Netinho dizia que o futebol era cinematográfico e com cenas maravilhosas da arte de jogar futebol. Tinha mais craques do que “perna de pau”. Cada time tinha, pelo menos nove jogadores que faziam a diferença. No Nacional, Aflaton foi um cracaço. No Colorado tinha Mexicano e os Gabardo. Na Merceana Ailor, Gilberto Macarrão. Lá Vulcão, Chiquinho e Ticrila faziam a festa. No Independente, Anísio Cury era bam bam bam. Muita técnica a serviço da bola. A foto de hoje mostra o time do Independente de 1944, quando em uma partida pelo certame da cidade, ficou em 2 a 2 com a Merceana, que tinha Osvaldo Pinheiro na meta. Logicamente o estádio estava completamente cheio e com a presença marcante da torcida feminina do Azulão cantand “Já ganhou... já ganhou”! Ou então, quando fazia um gol, a cantarola era a seguinte: ‘É osso, é osso de galinha, arruma outro time para jogar contra a nossa linha”. O futebol era lindo, romântico e colorido. A foto do Independente mostra o eterno presidente Antônio Dal Sechi; Chiquito bom de bola; Fio Bartonelli, cracaço; Juca Pato, Anísio Cury e na ponta esquerda, Pão Criolo, o canhão da Osvaldo Cruz. História escrita com amor.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

O bêbado está caminhando escorando no muro quando, passa um cara e grita:

--- A coisa tá feia, hein amigo.

--- Feia vai ficar quando o muro acabar.

Um mecânico comentou com outr

--- Pobre é igual disco de embreagem: quanto mais trabalha mais liso fica.  

No Bar do Lagoa, Aidar pergunta ao Karrapix

--- Sua mulher é estrangeira?

--- Não. É dessas comuns mesmo.       

--- Sabe, eu tenho um amigo turquinho, que gosta de assistir filme pornográfico de trás pra frente.

--- Como assim?

--- É só pra ver a mulher devolver o dinheiro...   

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 37 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

O Brasileirão “B” tem mais rodada de definições matemáticas. O pessoal do meio da tabela fica naquela de lutar para chegar ao topo, e pisar firme para escorregar e ficar perto do Z4. Na verdade, tem time que sonha alto, mas tem pouca bola, não pode vacilar.        

Toque de Primeira, a biografia do craque deste sábado, 19 de dezembro das 12h às13horas, pela JM 95.5, FM. O assunto é: torcida colorada e Vandinho da Irlanda.   

Ontem teve o Oeste esperneando para ganhar uns pontinhos, mas a situação do time de Itápolis está bem complicada. O Cruzeiro foi a Santa Catarina buscar três valiosos pontos. Não sei se conseguiu. Em casa, o Cuiabá segurou as pontas diante do Operário.

Na “briga de cachorro grande”, o América recebe a Chapecoense. Parada torta no Independência. E o Guarani pensando alto, joga em casa e busca três pontinhos diante do Figueirense. Cada rodada tudo muda, mas para Coelho e Chapecoense é só crescimento

O River Plate da Argentina, a cada jogo vem provando que, em Libertadores está sempre pronto para brigar pelo título. Depois da goleada do time de Gallardo sobre o Nacional, uma dupla argentina enfrenta os brasileiros Santos e Palmeiras na semifinal.  

Hoje tem o Sport recebendo o Grêmio. Jogo que vai ser aquela parada. Internacional recebe o Palmeiras. Na briga dos “Abels”, um vai se tornar Caim. Na partida das “pilhas”, digo lanternas, o Coritiba espera pelo Botafogo. “se” o Fogão perder, apaga.

O domingão tem jogos que devem mexer com a tabela. Vasco x Santos é um deles. Flamengo x Bahia é outra partida complicada. Fortaleza x Ceará é o clássico “Lampião”. Na segunda-feira tem o Corinthians recebendo o Goiás. São Paulo só de camarote.

A briga na “segundona”, com a última rodada marcada para esta manhã, com todos os jogos às 10h Santarritense; Poços de Caldas, América-TO e Contagem decidem suas sortes nos grupos. A classificação geral é importante para os mandantes do hexagonal.  

Santarritense, com quatro pontos precisa de vencer o Poços de Caldas que tem sete. No grupo “B”, América com quatro pontos tem encontro direto com Contagem, quem tem três pontos. São partidas que definem segunda e terceira colocações. Briga boa.  

Por aqui, trabalhando como nunca Uberaba SC fica no aguardo de terminar a primeira fase em segundo ou terceiro lugar da classificação geral, mas está garantido e com vantagem de jogar três partidas como mandante. Hexagonal final promete bons jogos.     

Enquanto o bicho vai pegando, a comissão técnica e atletas do USC seguem trabalhando e preparando para a fase final. Conquistar dez pontos é o objetivo do Colorado. Jogo oficial é vai só dia nove de janeiro. Faltam vinte dias. TRAVA.       

TA CONFECÇÕES – Há 23 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por