carlosticha@hotmail.com
Nas fotos, zagueiros que marcaram época e escreveram seus nomes na história do nosso futebol.
TOQUE DE PRIMEIRA
Hoje é dia de falar sobre os zagueiros, mas abro a coluna com três grandes nomes que brilharam no setor. Elpidio o capixaba que nasceu no Rio de Janeiro, foi o melhor deles. Marquinho, vigoroso beque que brilhou e jogou muita bola. Foi estupendo. Normandes, defensor que foi sucesso com a camisa do Atlético e conquistou com o Galo, título invicto do Campeonato Brasileiro de 71. “Seo Nono” “chapelou” os melhores atacantes do Brasil, entre eles Tostão. Jarbas Cury, vigoroso e decisivo; Lé, muita classe, Gilvan o moço de Brasília. Pimenta foi clássico, sabia muito da posição. Paulo Ceconi jogou muita bola, Poças e Jair, dupla de sucesso, que vestiram a camisa do Nacional. Modesto, o Gigante do Ébano, Edivaldo, zagueiro que veio do Paraná, Veran foi outro que mostrou qualidade. Marambaia e Dedão, quando não dava na bola a canela dos adversários servia. Rafael e Tim foi uma dupla que deu certo e fizeram bom papel. Muita gente não vai lembrar, mas já ouviram falar de Áureo, Renatão, Aflaton, Nilton Prata, Loli, Gaúcho, Batatais, Hermínio e do gigante Gilberto Perez, que inclusive defendeu e foi campeão Sul Americano pela Seleção Brasileira de Novos. O garoto Leis, que brilhou no Botafogo de Ribeirão Preto, Juventus-SP, Botafogo do Rio de Janeiro e Nacional da Ilha da Madeira. Marcos Rogerio, estilo clássico e de boa marcação. Walter Lobão, fez um dos gols mais importantes do Uberaba SC: Foi aquele de cobertura contra o América-MG na decisão da Taça Minas Gerais. Edson Shell, não dava “bote” errado, foi ótimo nas bolas aéreas: fez gols e evitou outros. Felipe Nogueira foi campeão no Uberaba SC, Araxá e no Nacional. Ainda tem o Rodrigo Paulista, que marcou época. Rogerio, está de volta com disposição e muita técnica em ação. Recordar é viver, como é bom lembrar de você.
MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.
CANELADAS
Serginho do Nosso Esporte pergunta:
--- Karrapixo, é verdade que o Makarrão nunca perdeu um pênalti?
--- Verdade! Não perdeu porque nunca bateu!
Os árbitros dizem muito que errar é humano. Principalmente quando o erro é contra o clube pequeno...
Já o Botafogo está, em todos os jogos praticando futebol solidário. Explicando melhor: solidário ao adversário...
Contra o São Paulo, o time do Flamengo estava parecendo missa sem padre: a defesa com tantos pequenos pecados não sabia rezar: não achava confessionário...
ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 37 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.
BOLA DE MEIA
O que disseram sobre Pelé. Tópico XXIX: “Como se soletra Pelé? D-E-U-S” (The Sunday Times, jornal inglês quando entrevistou Pelé).
Toque de Primeira, a biografia do craque deste sábado, 7 de novembro das 12h às13horas, pela JM 95.5, FM. Felipe Nogueira.
Enquanto o Internacional jogou o suficiente para eliminar o Atlético-GO da Copa do Brasil, o Botafogo Carioca em meio uma crise financeira das piores da história, foi colocado para fora da Copa pelo Cuiabá. Momentos horríveis para o Glorioso.
A legião de técnicos de futebol estrangeiros vem aumentando a cada dia no Brasil. O português Abel Ferreira chegou para dar nova vida ao Palmeiras. Não sabemos se o “gajo” é bom, mas na verdade, é mais um para engrossar a fileira de gringos no país.
Mesmo mais quebrado do “arroz de terceira”, o Botafogo tenta a contratação do técnico da seleção boliviana César Farias. Agora, resta saber, quanto vai custar o trabalho do Farias. Clube sem dinheiro, o moço não vem para trabalhar para fazer gracinha.
O futebol brasileiro com essa pandemia vem apresentando surpresas em muitos resultados. De repente vem um time fraco e captura ótimo resultado quando enfrenta um favorito. É muita correria, o desgaste é um absurdo, o calendário não colabora.
Caso a Federação Boliviana não libere Cesar Farias para vir para o Botafogo, o time de Montenegro tem o plano “B”. Trata-se de Juan Pablo Lojvoda, do Union La Calera do Chile. É um nome que a torcida do Botafogo gosta e aprova. Portanto, é aguardar.
Com isso, os treinadores brasileiros vão sendo encostados. E como tem desempregados por aí. E por falar no assunto, Eduardo Coudet não garante presença no Internacional para 2021. Tudo vai depender da eleição do clube em dezembro.
Esta noite, pela Copa do Brasil tem os duelos entre Palmeiras x Bragantino, jogo que o Verdão entra com vantagem. Outra partida que chama atenção é o confronto gaúcho entre Juventude x Grêmio. Em partida pela Sula, o Bahia recebe o Melgar. Coco neles!
O Uberaba SC sob o comando de Paulo Cesar Catanoce faz seu primeiro amistoso, ou jogo-treino do ano. A partida contra o América de São José do Rio Preto acontece amanhã, às 15h30 no “Teixeirão”. Acredito que o teste pode ser dos melhores.
Na primeira escalação acredito que o goleiro Guilherme pode sair jogando, mas vai ter a sombra de Diego. Felipinho que veio da Pantera; Bruninho, garoto da terra do Zebu, e o meio campista Alexandre, que estava no CAP podem ser as novidades. TRAVA.
TA CONFECÇÕES – Há 23 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.