NO BICO DA CHANCA

Como foi bom viver o futebol raiz de Uberaba e ver o bom Santa Marta de 1963

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 16/08/2024 às 16:15Atualizado em 16/08/2024 às 16:17
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Gente, eu fico tentando lembrar os nomes e trajetórias do nosso futebol amador de épocas passadas, às vezes conheci as pessoas que jogaram na época que tinha muitos craques de bola. Quando me deparo com uma foto, tento relembrar na memória e me pergunto: Será que eu cheguei a ver esse pessoal jogar, isso antes, durante e depois? A única certeza é a de que embora jogando no “terrão” só tinha gente boa de bola. Até mesmo no futebol de rua vivido nos bairros da cidade, quem passava, parava para ver a molecada jogar e dar um verdadeiro show de bola: os golzinhos feitos com tijolo, sapato ou o que tivesse por perto para colocar um de cada lado e as bolas de borracha ou as velhas de capotão faziam parte das grandes e extraordinárias jogadas, que eram patrocinadas por garotos, que talvez nem sonhava em jogar em um grande time; era pura diversão e gozação, principalmente quando a rua de cima vencia a de baixo. Eu gostava de jogar para o time do Leonardo Caldeira ou até mesmo do Laveia; aí era show. Por falar nisso, quantos garotos chegaram ao profissional, claro que muitos, mas não tinha dinheiro, então seria melhor trabalhar, estudar e só “brincar de bola”. Mas este futebol de rua foi bem antes do time do Santa Marta de 1963.

(Foto/Arquivo Pessoal)

 Em 1962 o Santa Marta foi campeão na várzea. Como se vê na foto a certeza é a de bater o olho e notar que tem pelo menos um cracaço no meio. O Santa Marta, até mesmo na década de 80 jogou os campeonatos da Liga Uberabense de Futebol no “terrão”; na foto, segundo consta foi no campo que existia onde é a Igreja das Almas. Depois foi para av. Neném Sabino que se reunia torcedores para assistir o time de Zonimo Ferreira jogar. Mais tarde, aproveitando o espaço o campo de jogo mudou os lados, grama foi plantada e se tornou o estádio “Nenezão” e o time foi tomando corpo. Morei ali perto, ou melhor, de frente a caixa d’água da Codau. Aos domingos aparecia para ver Dalmo, Delfininho, Celso Lobeira, Tim, Pelé outros bons de bola jogar o fino da bola. Desculpa não lembrar, mas tinha muitos nomes que correspondia dentro de campo. A foto que a coluna publica certeza que conheço ou conheci três. Tudo começa pelo diretor Sebastião; vem o Brasil, em seguida o Criança, segue com Coperna. Ao lado tem aquele que foi fantástico jogador de futebol, um tal de Jackson, este foi super craque. Tem o Luizinho, também foi bom de bola, o Capucho, este jogava com amor e dedicação. Tem o Pelé, foi outro que pelo menos fez alguma coisa para garantir o apelido. Segue com Arthur e Walmir; depois vem o goleiro Marquinhos, este eu lembro bem, chegou a jogar na Merceana. Segue com Carrapato, Adex, Rey e tem o técnico Magrinho, que não precisava fazer força para escalar o time; era distribuir as camisas e orientar, isso com a bola rolando. Dr. Evaldo Marco Antônio dizia: “A gente era feliz e sabia”. Saudades dos bons e incríveis tempos. Recordar é viver, como é bom lembrar de vocês.

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Mais uma vez, David Augusto tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo.

--- Logo agora por que?

--- Logo agora que eu sonhava com você.

--- Nossa! Pelo amor de Deus acorda logo.

Segundo o mestre Karrapixo, a grande verdade que cerca o menos favorecido é assim:

--- Em festa, pobre é o primeiro que chega, o último que come, é o responsável por tudo que some...

Pelo modo que saiu do Maracanã, depois do jogo de quinta-feira, a torcida do Flamengo não gostou do jogo, principalmente do placar, saiu com falta de ar, já antecipando a reclamação sobre a altitude da Bolívia...

Segundo o mestre Makarrão, casamento é igual burro bravo, todo mundo segura o burro para o noivo montar, assim que ele monta, todos largam as rédeas e dá no pé.

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

A participação de clubes brasileiros na Sul Americana, na quarta-feira o Fortaleza jogando fora de casa e com um gol espirita do Marinho empatou com Rosario em um tento. Agora decide em casa. Na quinta-feira foi a vez do Athletico ferrar o Belgrano e abrir vantagem para o jogo da volta. Já o Cruzeiro não foi bem e acabou perdendo para o Boca Junior pela contagem mínima.

Na Libertadores a coisa ficou assim: na quarta-feira Botafogo e Palmeiras realizaram um jogaço de bola. Partida bem disputada, com vontade, garra e determinação. Nessa o Botafogo levou a melhor. Na quinta-feira, São Paulo e Nacional ficaram no placar em branco. No Maracanã, o Flamengo sem competência, teve sorte para vencer o Bolivar e vai na altitude com vantagem de dois. Não vai ser fácil.

A dificuldade para Nacional (já fez um) e Uberaba SC marcar amistoso ou jogo treino está mais difícil do que acertar na loteria. Mas os trabalhos diários estão sendo realizados e jogadores assinando contratos e saindo no Bid. Acredito que em Conceição das Alagoas, Frutal, Prata deve ter algum catado para jogo-treino.

As três categorias da base do Uberaba SC voltam a campo no dia 24 em jogos contra o Funorte no Uberabão, isso pelo sub 15 e sub 17 e ambos precisam se recuperar alguns pontos perdidos. Já o sub 20 vai até Patos de Minas jogar contra o Mamoré. O comando da base do colorado acredita na evolução das categorias.

Clubes brasileiros conseguiram pequena vantagem para os jogos da volta. Exemplos: Precisando de um empate o Grêmio vai jogar contra o Fluminense no Maracanã. O Atlético/MG sem vantagem vai jogar, em casa, e precisa da vitória. Ainda na disputa caseira, o Botafogo tem pequena vantagem na disputa com o Palmeiras.

No Morumbi o São Paulo precisa de derrotar o Nacional, isso por qualquer placar: no jogo de ida houve empate sem gols. Agora, o Flamengo abriu vantagem de gols frente ao Bolivar. Quanto ao resultado tudo bem, mas o time de Tite pode ser vencido pela altitude, que, na verdade é a maior encrenca para o rubro-negro.

A briga pela liderança do brasileiro “B” começou ontem com Vila Nova, Sport, Novorizontino e América brigando pelo G4. Aliás, Novorizontino e América teve duelo direto. Santos enfrentando o Avaí e Ceará contra o Mirassol, também devem mexer com a tabela. Contra o rebaixamento, o Guarani começa a espernear.

O sábado e domingo vão estar recheado de bons jogos, acima de tudo, importantes para a tabela, isso nas duas pontas. O Grêmio fora do rebaixamento pega o Bahia. Em casa o Galo quer afundar o Cuiabá. Em Bragança Paulista o Fortaleza vai buscar a ponta da tabela. No Maracanã, o Fluminense espera despachar o Corinthians e dar adeus ao Z4. Aliás, os dois clubes estão por lá. Quem perder fica pior.

Em Goiânia, o Atlético/GO espera bater com a lanterna na cabeça do Internacional. Vasco da Gama vai ter parada torta diante do Criciúma. Palmeiras e São Paulo é o derby paulista com ambos buscando o topo da tabela. No Paraná, o Athletico enfrenta o Juventude. Na Bahia, Vitória espera ter sucesso e superar o Cruzeiro.

No estádio “Nilton Santos”, o líder Botafogo e jogando uma bola digna da sua posição no campeonato espera pelo Flamengo, outro que busca um lugar ao sol. Acho que, pelo andar da carruagem, o Botafogo deve vencer a partida. Fogão é líder, Mengão é o terceiro colocado.

Os campeonatos da Liga Uberabense de Futebol seguem neste final de semana. Hoje tem os jogos de ida das semifinais do Máster “B”. Amanhã tem a final do Pré-Mirim, Independente e Nacional decidem. Tem a terceira rodada do Mirim e mais uma emocionante rodada do futebol amador e grandes jogos estão na pauta. Isso é sinal de estádios lotados.

TA CONFECÇÔES 27 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por