NO BICO DA CHANCA

Fernando Vanucci Braz foi um grande comunicador brasileiro e tive o privilégio de vê-lo despontar

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 24/11/2025 às 23:14Atualizado em 24/11/2025 às 23:14
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

TOQUE DE PRIMEIRA

Hoje o Toque de Primeira vai ser apenas um toque mesmo, é para lembrar o menino Fernando Braz no seu começo em reportagens de rádio. Nos conhecemos no jornal “Lavoura e Comercio” que eram dos mesmos proprietários da rádio PRE5. Fernandinho, Lazaro Adalberto preparavam os textos na redação do jornal e corriam para a radio para passar as noticias para os ouvintes. Uns comentavam: - “Um menino desse com tanta sabedoria e inteligência, mostrando toda a sua inteligência no meio dos grandões, isso é incrível”. Assim o futuro do garoto foi encaminhando. E foi na rádio Inconfidência de Belo Horizonte que chamou atenção da TV Globo, por ali foram muitos anos de trabalho de qualidade. Lembram quando dizia quando passava os lances da rodada e quando um atacante perdia um gol ele falava: “Esse até eu faria”. Foi um crescimento incrível, todos gostavam e admirava o seu trabalho. Depois deixou a Globo foi viver em São Paulo, criou família e acabou não trabalhando mais. As vezes fazia alguma visita aos amigos da cidade. Na foto que a coluna publica hoje Fernando Braz aos 16 anos entrevistava o craque Tostão, isso momentos antes de uma partida realizada no estádio “Boulanger Pucci”. O “moleque” já nasceu bom para se transformar em um jornalista de alto nível. Jogadores de outros clubes sendo fora ou de outras cidades, inclusive capital; admiravam o trabalho do garoto prodígio que foi bom naquilo que fazia. Pouca gente sabe que os treinamentos do Fernandinho eram com latinha de massa tomate vazia e com cordão levava o som para um amigo que ficava do outro lado. Pode ser comparado a um jogador que começa chutando bola na rua, depois chega à seleção brasileira. Na foto, com 16 anos Fernando Braz entrevista o cracaço de bola Tostão, que veio jogar pelo Cruzeiro contra o Uberaba SC. Foram muitos craques de bola entrevistado pelo bom garoto que fez história como jornalista esportivo; duas buscas foram alcançadas. Saudades que mexe com todos que trabalharam com ele. Recordar é viver, como é bom lembrar de você

A ZEMA tem a moto dos seus sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior A. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele café e fazer um bom negócio.

CANELADAS

Karrapixo fala para o Fernando Augusto:

--- Hoje eu, por causa do Santos eu estou igual Papai Noel.

--- Como assim meu amigo?

--- Velho e de saco cheio...

No Bar Brasil, aposta é de fazer o Karrapixo apitar igual um trem.

--- Quer apostar 50 pratas que faço o Karrapixo apitar que nem um trem:

--- Tá fechado, quero só ver.

--- Karrapixo quanto tempo faz que você aposentou?

--- Uuuuuuuhiiiiiiiiiii

Makarrão chega em casa e flagra a diarista tomando a sua cerveja.

--- Vou te falar, não gosto nada disso.

--- É mesmo? O senhor não sabe o que está perdendo!

Abobrinha fala com toda certeza:

--- Dizem que o Karrapixo é expert em palavra cruzadas.

--- Verdade, principalmente quando está tonto, aí ele cruza todas palavras na boca!

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

Pronto, prontinho, tudo resolvido na Série “B”. Campeonato Brasileiro. Depois de muita luta um sobe e desce tremendo o Coritiba ficou com o Titulo da competição. Foi muita luta. Seu vizinho e grande rival foi outro que voltou. O Athletico ficou só este ano; está volta como o segundo colocado. Vai ter dois clássicos em Curitiba.

Completando os dois clubes quem também subiram e devem fazer parte na Serie “A”, Chapecoense mostrou a sua força, ganhou espaço e chegou. Agora a volta do Remo a primeira divisão, mostra a alegria e força do futebol de Belém, no Pará. Como disse um amigo meu: “A subida foi no tranco”. Não importa, agora é jogar com os “grandões”;

Infelizmente quatro clubes se deram mal e não conseguiram sair da parte debaixo. Ferroviária, clube charmoso ficou a ver navios. Amazonas, que no ano passado esteve com tudo, até mesmo na Copa do Brasil, perdeu as forças e não foi além da décima nona colocação. Volta Redonda foi outro que entrou deu para sentir a Série “B”, e foi mal. Agora, o Paysandu não conseguiu subir os de graus. Foi o 20º colocado.

A Série “A” é outra que pode ter surpresas agradáveis ou não. Vejam só: O campeão pode ser conhecido esta noite; incrível, mas pode acontecer uma vitória do Flamengo e derrota do Palmeiras. Os adversários são Atlético que recebe o Flamengo na Arena MRV. O Grêmio espera pelo Palmeiras. As possibilidades são enormes, como, também pode mudar. O tal de futebol, tem expectativas positivas e negativas.

Outro detalhe: o Cruzeiro vem se aproximando do pessoal de cima, está bem perto como virar uma esquina. Mirassol é um time que não pode ser esquecido, além de bom e determinado, pode até ganhar nove pontos, mas não vai atingir quem está na sua frente, mas uma coisa é certa; vai estar na Libertadores. Acho que vai aprontar.

Eu não torço para o Santos, mesmo na era Pelé, eu gostava de ver o time jogar, mas nunca fui torcedor; neste momento quero que o Peixe escapa de outra queda para a Série “B”. O time jogou ontem contra o Internacional no Beira Rio. A torcida acredita que Neymar, quem sabe pode fazer um jogo e achar o caminho da vitória; caso não aconteça, o Peixe pode ver suas possibilidades de enrolar. Situação difícil.

Abaixo três pontos do Santos, o Fortaleza pode chegar aos 43 pontos. O Cruzeiro a 46, com isso, as duas situações não são agradáveis. Ainda tem Vitória e Internacional, ambos na “boca da Botija”. Vai ser mais uma semana de muita surpresa. O importante é não cair, mas para que isso não aconteça tem de vencer seus jogos.

A rodada do futebol Sênior de sábado foi sensacional. Leblon ficou no 0 x 0 com o Bom Retiro, isso depois de jogaço de bola. Nos pênaltis, o Leblon venceu por 6 a 5, com isso o Leblon é finalista e vai pegar o Fabricio, que bateu no Vila Nova por 1 a 0, gol de Zilei. É jogo único e promete ser de muita qualidade. Vai ser imperdível.

No Juvenil o Nacional voltou a vencer o Bom Retiro e cravou sua chega na final. Jogo entre Vila Nova e Independente, o time Vitor Bernardes virou pra cima da escalação de Rodrigo Bahia e chegou prontinho para fazer a final com o bom Nacional. Na verdade, é uma final esperada pelos dois clubes. Então teremos Vitinho x Wellington. Final

Amador foi duas partidas de empolgação. Arem e Vila Nova foi uma busca de vários anos sem levantar um troféu. Vila nova montou um timaço, com alguns jogadores de fora, mas da mesma forma o Arem que na busca por um titulo contratou a sorte de Murinho e teve o conhecimento de Mauricinho para vencer as duas partidas. Desta feita o “Alfredão” fez a festa e o Arem conquistou o título.

Segundona Divisão do certame Mineiro colocou o Boa Esporte no Modolo II. Coimbra foi o primeiro colocado. Sobe sois, então por lá vão estar Coimbra e Boa Esporte. Paracatu ficou na terceira colocação. Novo Esporte deu aquela rabiscada, agora o time Essube dirigido pelo Fernando não ganhou nem “bom dia”.

Será que a arbitragem vai ter influencia nos jogos de hoje à noite, nas partidas entre Atlético recebendo o Flamengo na Arena MRV. Grêmio encarando o Palmeiras na Arena Grêmio? Tidas como partidas que termina o “papo”, é: “O árbitro não foi bem e prejudicou o nosso time, o resultado poderia ter sido outro”. Ontem teve o Santos precisando de vencer. O Internacional também. A chuva está caindo.

TA CONFECÇÔES 28 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 98852-2139. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por