NO BICO DA CHANCA

Fotos de um passado recente: encontro de craques

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 23/06/2021 às 15:29Atualizado em 18/12/2022 às 14:50
Compartilhar

carlosticha@hotmail.com

Na foto, o encontro de craques do passado colocando o papo em dia

TOQUE DE PRIMEIRA

Encontrei essa foto nos meus arquivos, ela é recente. Foi feita quando fomos fazer uma visita ao Dedé, que é proprietário de um restaurante pelos lados do Bairro Fabricio. Na foto feita com muita alegria e matando saudades estã O velho Sapucaia, moço que veio da cidade de Salles de Oliveira, que muitos falavam, inclusive o David Augusto, que era uma cidade do interior de Ribeirão Preto. Aliás, David o chamava de Suncaia. Bons tempos de apelidos alegres e chamativos. Pois bem, quando João Carlos Sapucaia chegou a Uberaba para testes no USC a exigência foi tão grande, que em três amistosos ele teve que marcar seis gols. No primeiro jogo foram três belos tentos. Só depois de ter mostrado seu oportunismo que assinou contrato com o time de Nenê Mama. Depois jogou no Independente, Atlético Mineiro e no exterior. Ainda chegou a vestir a camisa do Nacional. Dedé que nos recebeu todo feliz, mas com medo da turma comer de “grátis”, entrou no bom papo, aquele de recordações. Dedé foi um jogador altamente técnico e objetivo. Era muita categoria e com a bola nos pés fazia a diferença. Criado no Bairro da Abadia e cheio de ginga, foi jogar no Independente, com o brilho do seu futebol e a famosa malandragem do boleiro foi contratado pelo Botafogo do Rio de Janeiro. Olha que no Fogão, tinha Garrincha, Paulinho, Quarentinha, Zagalo, Didi e Nilton Santos. Ele não foi titular, mas jogou algumas partidas pelo campeonato carioca. Foi um craque, daqueles que sabiam tratar a bola com carinho e chamá-la de meu bem. (Sabiam que a bola de futebol gosta de ser bem tratada)? A bola não gosta de levar bicudos, só aqueles de leve que o Romário batia com categoria. Depois vem o Zé Humberto que era chamado carinhosamente de Macaquinho, apelido devido seu estilo rápido e com dribles desconcertantes. Baixinho, miudinho, mas endiabrado. Zé Humberto formou a ala esquerda com Dedé. Neste dia mágico, o “papo” foi da mais alta qualidade de uma amizade sincera e cheia de saudades, mas ficou a promessa de novo encontro, agora com Jarbas Cury e Normandes. Esqueci: o último da foto, intruso como sempre, é eu mesmo. Não posso perder esses papos de bola. A história vai continuar.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Karrapixo, nervoso, rasga o verbo para o Makarrã

--- Se a situação continuar como está, eu vou pegar em armas.

--- Pra que isso, amigo?

--- Vou ajudar a caçar o Lázaro...

Em um baile em uma maloca qualquer, o Karrapa chama a moça para dançar:

--- Vamos dançar um pouco?

--- Não posso. Ta calor. Se eu dançar eu suo, e se eu suar fede...

Tem torcedor do Cruzeiro tão desiludido com seu time, que está acreditando até em mula sem cabeça, Papai Noel e na queda da inflação...  

Um árbitro de futebol encontra com um amig

--- Quando eu era garotinho, meu grande sonho era ser um pirata!

--- Parabéns! Poucas pessoas conseguem realizar seu sonho de criança...       

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. 

BOLA DE MEIA

Saiu a tabela das oitavas da Copa do Brasil. Todos os jogos serão difíceis, mas os duelos entre os chamados grandes é que pode pesar e fazer a diferença. São Paulo x Vasco vai ser aquele pega. O jogo entre os “atléticos” do Paraná e Goiano vai ter pequi.

Outro jogo que vai ser na base no “quebra coco arrebenta sapucaia” com torresmo e tudo mais vai ser entre Bahia e Atlético-MG. Dois duelos de clubes da série “A” estão na pauta do mata-mata. Os seis clubes do Nordeste devem entrar com tudo nessa fase.

A intensidade que os times da Serie B estão empregando nos seus jogos é de tirar o folego. As partidas, a maioria delas, não correspondem o bom futebol, aquele técnico e cheio de vida. Parece que o pessoal está na base do vamos com tudo que acaba dando.

Tenho assistido a maioria dos jogos, torço como nunca para que o Cruzeiro saia da encrenca, mas está difícil. Esta noite a Raposa pega o Vasco da Gama no Mineirão. É jogo de tirar o folego e prenuncio de boa partida, espero que seja o que esperamos.          

A Copa América vem chamando a atenção. Como é bom ver o craque Messi jogar futebol. Vontade, garra, determinação e busca por vitória. É um jogador diferenciado, que muitas vezes carrega sua seleção nas costas. Ele quer seu primeiro título na seleção.

Ontem a Seleção Brasileira entrou em campo para o combate contra os colombianos. Não sei como ficou o placar, mas pelo que vem jogando o time escalado pelo Tite deve ter se saído bem. Como acredito que a partida não foi nada fácil.   

Pelo Brasileiro da Série “A”, ontem, jogos importantes foram realizados. Na terra do pequi o Fluminense tomou cuidado com os espinhos; São Paulo foi a busca de uma possível reabilitação. Bragantino pode ter sido uma “pedra” no caminho do Palmeiras.

No Maracanã teve o jogo da despedida do craque Gerson, do Flamengo. A emoção tomou conta do craque, joga com coração e amor pela camisa vermelha e preta. Tomara que tenha se saído bem. Mas ficou a promessa de volta, isso daqui uns cinco anos.

Esta noite tem outros clubes buscando reabilitação. É o caso do América-MG; Chapecoense e Internacional. O Corinthians correndo atrás da sua primeira vitória. O Galo dançando o xaxado. O Grêmio, em casa se defrontando com o Santos de Marinho.  

Pela Copa América, Bolívia; Chile, Uruguai, e Paraguai decidem a sorte sobre suas sobrevivências no Torneio Continental. Entre eles apenas o Chile tem condições de seguir. Bolívia não tem mais chances. Uruguai e Paraguai precisam de pontos.   

O planejamento do USC para jogar a segundona começa esta tarde, onde será apresentado a imprensa e torcedores todo pessoal que vai trabalhar no futebol do Colorado. Marcelo Araxá e Toninho Pesso estão certos, mas vai ter novidades. TRAVA.           

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por