NO BICO DA CHANCA

Hoje vamos falar de um zagueiro que foi "rei" no futebol amador

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
carlosticha@hotmail.com
Publicado em 11/04/2022 às 20:46Atualizado em 18/12/2022 às 19:06
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Hoje vamos falar de um zagueiro que foi “rei” na posição do futebol amador, mas fez algumas partidas em clubes profissionais. O cara foi dono de uma categoria acima da média. Odoir Gonçalves Mendes, nasceu no dia 06 de maio de 1944 em Planura-MG. É filho de Genaro Gonçalves Mendes e Ana Cristina de Jesus. Além de ter sido um grande nome como zagueiro, é pai de craques: Rodrigo e Hector. Odoir é de uma época em que para entrar em campo precisava saber jogar bola. Na sua visão, ele acha que Leonel Messi é o craque da atualidade. Foi com 11 anos de idade que começou a bater aquela bolinha e foi no Patrimônio dos Ponciano e teve como seu primeiro treinador o professor Leônidas Gomides, mas não esquece das instruções futebolísticas do sargento Moio, que foi seu treinador em 1967 no Fabrício. Quando perguntado sobre um grande craque, Odoir não pensou duas vezes e falou – “Garrincha”. Na época da qualidade no futebol amador, ele aponta o Alvorada de Perdizes como o melhor time que jogou. Na verdade, seu sonho era o de ser cantor sertanejo, bate bem uma viola. Sobre o gol mais bonito e importante foi o gol do tricampeonato do “Tubal Vilela, aos 16 minutos da segunda etapa da prorrogação, no estádio “Juca Ribeiro” em Uberlândia. Completa que a vaidade no futebol prejudica, não só no futebol, mas em qualquer atividade da vida. Seu time do coração é o Botafogo FR do Rio de Janeiro. Quando atuava pela zaga e mostrava serviço tanto na marcação, mas também na qualidade, sempre espelhou no zagueiro Bellini, quando o zagueiro jogava no Vasco da Gama. Três fases marcou a sua carreira no amador. 1- Quando foi campeão amador pelo Fabrício em 1967; depois campeão pelo timaço do Bom Retiro em 1987 e depois de 20 anos encerrou a carreira no amadorão com 52 anos de idade, jogando pelo Madureira. Na sua análise sobre o futebol do passado com o moderno é vista assim: - “O passado o jogador atuava com amor à camisa. O moderno é amor” ao dinheiro. Sempre admirou o futebol do meio campista Ailton Lira, que começou na Caldense e depois brilhou no Santos. Odoir pensou ou queria jogar futebol até os 80 anos: “só pensou”. Mas foi um problema de coluna que o tirou dos gramados. Ele diz que sofria quando enfrentava o atacante Carlos Alberto Carioca (Quem não sofria?). Odoir gostava de jogar ao lado do Eduardo, que foi zagueiro do Nacional – “Uma dupla perfeita”; disse. Uma partida que marcou em seus jogos foi a conquista do tricampeonato do Tubal Villela. Um dia ruim foi a derrota no Patrimônio dos Ponciano, “Senti muito, tinha apenas 16 anos. Começo amargo”. Odoir, gosta muito de seus filhos Ector Frank Mendes; Rodrigo Fabiano Mendes e Tatiana Mendes Pereira. Odoir é simplesmente pai do sempre craque de bola Rodrigo Mendes e curte uma vida tranquila, sem compromissos e tocando viola. Fez história.

Alvorada de Perdizes.

Na formação do IAC de 1972.

Com os filhos Rodrigo e Ector.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. WhatsApp 9.9918-0717 Visite nosso showroom e realize seu sonho de ter uma moto 0 km. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

David Augusto perguntou ao Karrapix

--- Karrapixo, é verdade que você sempre se espelhou no Makarrão?

--- Sempre! Principalmente no almoço de domingo.

Aquele primeiro gol do Bahia frente ao Cruzeiro, marcado pelo Jacaré, está dando o que falar. Primeiro, o Jacaré não estava na banheira, ele gosta mesmo e de lagoa. Segundo, quando o goleiro da Raposa gritou para o lateral alertando sobre o Jacaré, ele olhou para a arquibancada procurando o vendedor de acarajé...

Sem medo de errar, a única mulher que pode dizer com convicção onde seu marido estar é a viúva...

Em partida de futebol que foi realizada em uma fazenda, um homem chegou no vendedor ambulante e falou:

--- Quero todas as latinhas de cerveja e refrigerantes que você tiver.

--- Você vai atirar tudo isso no árbitro?

--- Não. Eu sou o árbitro.

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 39 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Aquela atitude covarde do ex-técnico da Desportiva Ferroviária, Rafael Soriano, agredindo com cabeçada a assistente Marcielly Netto, foi o lance mais covarde de todos os tempos. Além de ser preso, tem que ser banido do futebol. O processo vai andar.

O Flamengo, que tem a defesa mais aberta do que a feira livre, conseguiu empatar com o Atlético-GO. Foi uma partida cheia de oportunidades criadas e todas desperdiçadas. A torcida e parte da imprensa começaram a pressionar a “piada de português” Paulo Sousa.

Os clubes de Minas Gerais estiveram em ação, mas quem se deu bem foi só o Atlético, que venceu o Internacional, no Mineirão. O América foi a Santa Catarina e perdeu para o Avaí. Além da derrota teve dois jogadores expulsos e o técnico demitido.

Na Bahia a Raposa foi engolida pelo Jacaré. O time estrelado perdeu para o Bahia por 2 a 0 e não jogou bem. O Tombense fez a sua estreia no Brasileiro da Série B. Jogou em casa e ficou no empate em um tento com o Operário do Paraná. É preciso melhorar.

Todos sabem que o Brasileiro da Série B não é nada fácil e time grande sofre para somar pontos. Vejam a situação do Vasco da Gama, que mesmo jogando em São Januário não conseguiu vencer o Vila Nova-GO. O Grêmio não venceu a Ponte Preta.

O mesmo acontece com a Série “A”, com oito clubes buscando o título, ou até mesmo uma classificação para Libertadores e outros lutando para continuar na elite, a “briga” é “serrada”. Os resultados sempre confirmam. Palmeiras perdeu em casa.

Fluminense e Santos o resultado não foi normal. Atlético-GO e Flamengo foi de derrubar técnico. A situação do Botafogo foi imaginaria. Fortaleza foi ''fraco" diante do Cuiabá. Já o São Paulo aproveitou as falhas do Athletico e goleou com soberania.

Palmeiras e Flamengo, dois brasileiros que têm jogos importantes esta noite pela Libertadores. No Maracanã, o rubro-negro encara o Talleres. Vai ser uma partida difícil. No Allianz Parque o Palmeiras entra como favorito diante do Club Independiente.

Pela Sul-Americana os clubes Ceará e Atlético-GO entram em campo. Ambos jogam fora de casa. Não vai ser fácil. E pelo Brasileiro da Serie “B”, o Vila Nova recebe o Novorizontino. No Mineirão, o Cruzeiro busca a reabilitação diante do Brusque. Parada.

Pelo Sub 23, o 13 de Maio recheado de jogadores do Fabrício empatou com o Nacional em 1 a 1. Dahora deixou a sua marca. Em Araxá o Uberaba com atuação de gala dos garotos, Rafael Garcia e João Pedro (este fez gol de placa), goleou o Trianon.

Esta tarde tem jogo no Uberabão. O Uberaba SC com time misto enfrenta a URT. A parada começa às 15h30 e o Colorado vai mostrar novidades. O torcedor que comparecer ao estádio vai pagar apenas R$15 pratas. Acredito que vai ser um bom teste. TRAVA.

TA CONFECÇÕES 25 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – Whatzapp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por