NO BICO DA CHANCA

João da Gunga foi um expert em montar times de base no Uberaba Sport Club

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 10/06/2024 às 17:03
Compartilhar

(Foto/Arquivo Pessoal)

TOQUE DE PRIMEIRA    

O famoso João da Gunga sempre foi expert em montar time de base e sua praia sempre foi o Uberaba SC. Na verdade, ele sempre montava um grupo de alto nível. O cara foi bom naquilo que se tratava de futebol juvenil. Muitos acham que ele parou prematuramente, tinha bagagem de ir mais além, mas tudo tem seu tempo. Uns quatro anos atrás ele participou do programa Biografia do Craque e deu uma verdadeira aula de como fazer as escolhas da garotada para fazer uma escalação convincente. Na foto de hoje, João da Gunga é o primeiro em pé e com todas as “pompas” de um comandante de um time forte e vencedor. Pardhal foi seu lateral direito, um jogador de muita qualidade. Hoje mora nos Estados Unidos. Gão foi o goleiro, que na verdade foi um dos melhores goleiros da cidade e chegou ao profissional do USC. Gilberto, meio campista de uma técnica e habilidade e filho de craque e irmão de artilheiro; começou no Independente com “papai e mamãe”. O pai, simplesmente, era o cracaço Beta, o Flecha Azul. Renê, jogador eficiente e da confiança do João da Gunga. Fio jogava bem, beque forte que dificilmente era batido, principalmente nas bolas altas, depois jogou amador. Bill teve um bom começo e seguiu um pouco da carreira, se não me engano chegou a jogar no profissional treinado pelo saudoso Valtinho Barbosa. Na direita vem Armandinho, ao que parece só jogou no Juvenil. Acredito que foi bom de bola, senão não estaria nessa escalação. Helinho foi uma descoberta do João da Gunga, que foi levado para “Boulanger Pucci”, ser um jogador de meio campo com alta qualidade, pois na época não tinha times ruins. A cada domingo era aquela disputa acirrada. No comando de ataque aparece Netinho outro filho do Flecha Azul. Netinho fez muitos gols no Infantil do Independente, no Juvenil do Colorado e, também, no profissional. E fez gols importantes no Campeonato Brasileiro, lembram daquele no Paraná, diante do Coritiba? Contra ataque e na saído do goleiro, bola no cantinho e depois a comemoração cheia de abraços. Na verdade, foi um atacante de muita qualidade e por muitas vezes fez a alegria da massa vermelha e branca. Ao seu lado, ele, o craque Celso Roberto, que dava continuação, aquilo que apreendeu com Caetano Blancato, quando começou no Fabricio. Celso Roberto tornou-se um excelente lateral direito, mas começou no meio-campo. Celso Roberto chegou a ser pretendido pelo São Paulo, mas acabou indo para o Cruzeiro: o cara jogava muito. Fechando a foto, logicamente tem que ser com outro craque; um senhor lateral esquerdo, aliás, na minha opinião foi o melhor camisa 6 que jogou no Uberaba SC. Onde teve Grimaldi, Tio Quincas e outros que passaram pelo “BP”. Aldeir, marcava, driblava, atacava e até fazia gols. O cara jogava com alegria e uma disposição incrível. Este foi um dos times armados pelo João da Gunga. Recordar é viver, como é bom lembrar de vocês. Era só felicidades.                          

     

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto             0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme      Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

 CANELADAS

 Mais uma vez, David Augusto tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora porquê?

---Logo agora que sonhava que meu Peixe estava recuperado.

--- Pode continuar dormindo, porque é um lambari cabeça de bagre.

 Casal de namorados batiam um papo cheio de amor e ele fala:

--- Esta noite sonhei que estava no bar.

--- E eu sonhei que estava no motel.

--- Comigo, amor?

--- Não. Você estava no bar!   

 Karrapixo preocupado em dar um presente ao amigo que fazia aniversário, troca uma ideia com Delacir:

--- Lagoa, preciso comprar um presente para um amigo, o que sugere?

--- Compra um livro.

--- Livro não. Ele já tem um...

 Troca inusitada:

“Marido sabido trocou sua mulher surda por outra também surda. – O negócio foi feito na surdina”.  

 ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO:  41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

 BOLA DE MEIA

Pela Libertadores o Grêmio não conseguiu sair fora do Fluminense. O Duelo de tricolores vai ser sensacional. O Internacional conseguiu a classificação e a torcida ainda mesmo assim criticou o treinador Coudet, que, por sua vez ficou brabo e revidou aos xingamentos. A situação dos clubes do Rio Grande do Sul é complicada.

Como sempre, o México endureceu o jogo para o Brasil. Depois de fazer 2 a 0, os Mexicanos chegaram ao empate, mas o predestinado Endrick vem fazendo a diferença e deu a vitória ao Brasil. Acho que Dorival Junior deveria escalar o time que ele pretende usar na Copa América. É ter uma definição na escalação.

Incrível. O Cuiabá que não havia marcado nenhum gol no Brasileirão, aprontou para o Criciúma. Mesmo o jogo sendo em Santa Catarina, o time cuiabano pregou 5 a 2 no adversário. Futebol é mesmo uma caixa de surpresas. Vamos seguir o andamento.  

Ontem Tupi x Aymorés no “Radialista Mário Heleno”, fizeram um jogo de alta responsabilidade para o Tupi, que não vai bem na tabela. O Varginha encarou em situação de “lanterna” pegou o líder North Esporte. Mas o jogo da rodada foi o clássico do “Milho” entre Mamoré x URT. Quem saiu com a cara de pamonha?

O Brasileirão “B”, não teve novidade: o Guarani perdeu de novo. O Santos não aguentou o Novorizontino e tomou de 3 a 1. O Peixe anda caindo de produção está na quarta posição e pode ter perdido o lugar para o Ceará, que jogou contra o Vila Nova. O América não tomou conhecimento da Ponte Preta e marcou mais uma vitória e se garantiu na ponta da tabela. O Coelho está reagindo bem esperto.

 Ontem, O Sport encarou o Payssandu, acho que o Sport se recuperou. O Avaí do nosso goleiro Cesar ficou no zero com a Chapecoense e ostenta a 3ª colocação. O Goiás joga hoje contra Mirassol, vai ser uma partida difícil para ambos. Uma vitória do Goiás ele volta a assumir a liderança. Este jogo promete.

O Brasileirão volta hoje com quatro partidas e clássico no Rio de Janeiro. O Atlético/GO recebe o Corinthians. Juventude joga contra o Vitória. No “Nilton Santos”, tem Botafogo encarando o Fluminense, nessa o bicho vai pegar. Fechando os jogos da terça-feira, tem Bragantino recebendo o Atlético/MG.

A quarta-feira fica por conta da seleção brasileira, que enfrenta os Estados Unidos. É o último amistoso dos pupilos de Dorival Junior antes da Copa América. A expectativa é a de que Dorival escale o time que ele tem em mente: um ataque com Rodrigo, Endrick e Vini; é a pedida do torcedor. Vai ser um jogo interessante.

 O torcedor do Uberaba SC pode ficar tranquilo com o futuro do time no campeonato Mineiro. Segundo o Diretor Executivo Rodrigo Alvino Vieira como responsável vai montar um elenco com grandes profissionais e buscar o titulo para fazer o torcedor voltar a viver os bons jogos do clube, principalmente no Uberabão.

O campeonato de Juniores chegou a semifinal. Agora é a busca pelo título. Vila Nova que liderou o certame do começo ao fim, joga contra o Vila Esperança. Na outra partida tem Campo Florido jogando contra o Bom Retiro. Vai ser uma semifinal daquelas de tirar o chapéu. Este ano o campeonato foi muito bom.

Quem assistiu as partidas da semifinal do Amador “B” ficou satisfeito com aquilo que viu; foram dois bons jogos e de muita qualidade. Por 2 a 1, Leblon atropelou de virada o Costa Telles, foi um belo jogo. Água Compridense venceu o Santa Fé por 3 a 2, mas passou apertado no fim, quando o Santa Fé cresceu na partida.

TA CONFECÇÔES 27 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo.

  

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por