carlosticha@hotmail.com
Carlos Roberto Moura – Tycha
TOQUE DE PRIMEIRA
Futebol, vivendo, aprendendo e modernizando, mesmo que o talento, a criatividade e a arte fiquem para trás. Isso pode ser a grande verdade. O que sabíamos demais foi parar nas mãos (pés) dos poderosos europeus. Mas, por aqui, como mostra a foto que a coluna publica, é de pensar, refletir e deixar os jovens com uma interrogação na cabeça, imaginand como pode? Ali estão Oldair, Buião, Normandes e Djalma Dias treinando em Lourdes, estádio do Atlético, que acabou campeão brasileiro em 1971. Craques, felizes e se divertindo com uma bola, que certamente seria tratada hoje como “lobeira”, um gramado de péssima qualidade, com uniformes pesadíssimos. Mas o show de bola seguia e enchia de felicidade os olhos dos torcedores. Ninguém reclamava e vivia cheio de amor para defender a camisa de seu time. Mesmo com todas as deficiências da época, a maestria dos nossos craques, que eram muitos, fazia a felicidade não só dos grandes clubes das capitais como os do interior. Não importava o palco e nem o tapete; com brilho, os artistas comandavam o espetáculo.
MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Motos novas, usadas, peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom. Inspeção gratuita de 21 itens.
CANELADAS
Preparando para a filmagem, o diretor explica para o dublê:
– É o seguinte, vamos jogá-lo dentro d’água e você grita: Olha o tuba!
– Não seria melhor eu gritar, olha o tubarão?
– Se der tempo, tudo bem!
Quando era repórter, Carrapicho entrevistou uma moça do futebol feminin
– Como é que começou a jogar futebol?
– Jogando pelada na rua...
Segundo meu ídolo Makarrão, seu time, o Vasco da Gama, está mais cheio de pecados do que uma confissão de árbitro.
Instrução de um treinador para seu atacante:
– Jogador que fica muito na banheira acaba entrando pelo cano.
ESTEIO Materiais para Construção é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO é nome sólido em construção. Fale com Nadir ou Oscar. Construa com qualidade. Há 35 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco.
BOLA DE MEIA
No futebol, o que manda é o momento de “secar o bagaço”. No Pré-Mirim, Independente ganhou na hora certa e o USC perdeu na hora errada. IAC fez 3 a 1 e ficou com o título. No Master “B” foram conhecidos os semifinalistas.
No programa Toque de Primeira, a biografia do futebol, sábado, 18 de agosto, das 12h às 13h, pela Rádio JM FM 95.5, tem papo de bola com David Augusto e Roberto Fernandes, presidente da LUF.
Com algumas vaciladas, até mesmo na arbitragem, começou no sábado, 11, o certame Juvenil. Uberaba venceu; Fabrício goleou; IAC ficou no empate; Butantã também empatou; Vila Nova perdeu em casa, e o Nacional goleou o Leblon.
Depois de ter sido derrotado na primeira rodada, a equipe do Arem, dirigida por Murinho, conseguiu se acertar e já marcou sua terceira vitória seguida. Ainda no “Alfredão”, o Beira Rio jogou bem, ganhou o jogo e deu alegrias à sua torcida.
POSTOS RIO BRANCO e W1 – guiados pela mesma energia: credibilidade que garante a procedência do seu combustível. Uma rede movida pela confiança. Abasteça com qualidade.
Mesmo com Ratinho se contundindo, a Locomotiva atropelou o Ipiranga. Corinthians e Merceana ficaram iguais no placar. Água Compridense atropelou o Asa Branca. Na verdade, o time do Asa parece não querer nada com a dureza.
No clássico, Vila Nova e Fabrício ficaram no zero. O Independente perdeu de virada para o Barcelona por 2 a 1 e reclamou muito da arbitragem, e o Santa Marta não teve dificuldades para golear o Parque das Américas por 5 a 2.
Muita gente fala em times alternativos ou mesmo reservas. Mas, na verdade, pelo elenco que tem Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras, seus “alternativos” são ótimos, como os chamados titulares. Às vezes, podem acrescentar mais na parte tática.
Dos quatro amistosos do Vôlei Brasileiro contra os EEUU, o primeiro foi vencido pelas americanas, mas serviu de aprendizado para a seleção. Hoje e na quinta-feira, 16, elas voltam a se enfrentar, agora no Centro Olímpico. Casa cheia. TRAVA.
TA CONFECÇÕES – Há 22 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA, qualidade profissional. Avenida Leopoldino de Oliveira, 2.084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.