NO BICO DA CHANCA

Lembrando aquela boa fase do time formado no Terrão do Santa Marta

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 15/01/2025 às 21:44Atualizado em 17/01/2025 às 20:52
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

A coluna de hoje publica uma foto de um time formado no “Terrão do Santa Marta”, acredito que Rui Rezende coordenava os treinamentos e alguns jogos realizados aos domingos para deixar a molecada feliz. Não vejo no “retrato” dois importantes craques que fizeram o nome e foram craques no Santa Marta do Bairro Mercês. Um deles é o famoso Makarrão, o Edinho é claro, este fala que ganhou tudo, por onde passou deixou saudades e até hoje faz seu papel de jogador nos gramados do Uirapuru com a perninha esquerda dominando, passando a bola e fazendo gols. O outro é o goleiro que fez história na base, no amador e nas peladas que surgiam pela cidade. Falo de Amauri Gasolina, este nunca tomou um gol sequer no Makarrão. Interessante, ninguém ainda viu uma foto de ambos os “craques” em algum clube profissional. Será que era para quebrar o contrato? Mesmo assim ficaram famosos, não sei como, mas ficaram. Então, no time da fotografia tem craques, pelo menos quatro dos onze jogaram no profissional de algum time ou fizeram bonito no amador da cidade, mas tem um deles que jogou até no Palmeiras e mostrou bola. Mas como é sempre bom e a coluna faz e muito bem é de lembrar do futebol do passado das pessoas, pois, de qualquer maneira tem um brilho especial em todos os momentos da vida: “Passado, presente e futuro”, três fases de muito valor. Depois de uns 40 anos pode acontecer um encontro e o papo é: - “Nossa! Jogamos no time do Rui Rezende, Chiclete, Amargoso”. Vem aquela alegria e as histórias voltam a ser contadas, umas até com exagero e se tornam estórias. A coluna gosta de tudo isso, pois lembranças como essas sempre tem que vir à tona. Esse time começa na foto Quacio, sinceramente não me lembro, mas foi importante. Jaime é o goleiro que chegou até jogar no profissional do Nacional e pegava muito. Chiquinho é outro que não lembro, mas deve ter sido importante no esquema do time. Antônio fez parte da escalação, poderia ter um apelido para clarear a memória. Neném foi outro que jogou para defender o seu Santa Marta e se garantir na escalação. Toninho Vanusa jogou muita bola; bem preparado fisicamente correspondia e ajudava seu time conquistar o objetivo. Vitalino: o nome diz tudo, vigor a favor do grande time do Santa Marta. Marcone foi outro bom de bola que fazia o meio campo com Toninho Vanusa e desequilibrava o jogo, acredito que Marcone chegou a jogar no profissional do Nacional, pois vários garotos foram aproveitados pelo Rui Rezende. Agora, Silvio Bernardes dispensa comentários: ele agradeceu ao comandante Rui não seguiu para “JK”, mas foi parar em “Boulanger Pucci”, onde fez sucesso no Juvenil, profissional e outros clubes pelo Brasil, como Palmeiras e no exterior. Cleininho entra na escalação, isso como titular e juntamente com Juninho colaborava muito com o esquema impetrado pelo Rui Rezende, que na direção do Juvenil da Santa Marta, base descobriu vários jogadores, ainda tem o Teco, que passou por ali. Recordar é viver, como é bom lembrar de vocês.

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Mais uma vez, Delair tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora, por que?

--- Logo agora que sonhava que meu Santos tinha passado na Copinha.

--- Verdade, passou na Copinha e foi parar na cozinha. Sonha.

Grande verdade:

--- Há uns quatro anos atrás o meu amigo Makarrão, foi recolher Imposto de Renda na Fonte e quase morreu afogado...

Esnobismo: a patroa rica foi visitar seu jardineiro doente, no hospital, na portaria a recepcionista pergunta:

--- É o seu marido?

Ela ofendida responde:

--- Claro que não. É meu amante.

Aí vem a pergunta:

--- Makarrão, qual é o bicho que o Karrapa tem no corpo?

--- Preguiça...

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

No Campeonato Carioca, na sua segunda rodada o Botafogo venceu a Portuguesa por 2 a 0, essa de jogar com time alternativo vem sacrificando os chamados “grandes”. Ontem teve o duelo entre Volta Redonda e Fluminense, parece que foi jogo igual. Hoje o Madureira recebe o Flamengo e o Vasco encara o Bangu.

O amigo Moura Miranda responsável no Triangulo Mineiro pela Associação Mineira de Cronistas Esportivos de Minas Gerais comunica aos amigos jornalistas e cronistas esportivos que vão trabalhar nos jogos do Uberaba SC, que precisam regularizar a documentação. Qualquer dúvida, o Bola de Ouro está à disposição.

A futura diretoria do Uberaba SC manda o recado para os seus torcedores, dizendo que logo após o Conselho Técnico ou Arbitral do Modolo II começa a divulgar a comissão técnica e gerente executivo. O trabalho que já está sendo desenvolvido com carinho é o de deixar o Colorado bem forte. Modolo II não é nada fácil. Vai ser preciso dinheiro e bom time, acredito que vai dar certo.

Ontem começou o Paulistão/25, o estadual mais forte do Brasil. Teve o forte Novorizontino encarando a Ponte Preta. Velo Clube recebeu o simpático clube do Noroeste de Bauru, que está de volta a serie especial. Em Campinas o “pau caiu a folha” com Guarani e Botafogo de Ribeirão Preto. Fechou com a partida que foi um clássico entre Palmeiras e Portuguesa. Só jogaço de bola.

Hoje tem mais: Água Santa enfrenta o São Bernardo; pra mim é jogo igual. Bragantino enfrenta o Corinthians, certamente vai ser um bom teste para o Timão. Na

Vila Belmiro, o Santos de Caixinha, ainda se organizando vai bater de “cara” com o Mirassol. Olha, se o Peixe não jogar muito, vai acabar frito.

Ontem, em partida de apresentação, tipo festiva, o São Paulo jogou contra o novo Cruzeiro. Jogo de alto nível e com presenças de jogadores com muta história. Não sei se Gabigol, Dudu, Fabricio Bruno e Oscar jogaram, mas de qualquer maneira são dois clubes maiúsculos, que, provavelmente deixaram os americanos com brilho nos olhos.

Nem mesmo entrando em campo para fazer sua estreia no certame mineiro, já corre pelas redes sociais que os jogadores do Uberlândia estão com os pagamentos atrasados. Isso é ruim e não pega bem. Domingo tem o América no Parque do Sabia; será que a renda vai corresponder pelo menos uma parte positiva? Foi o tempo.

Até agora o Flamengo perdeu três de seus titulares: David Luiz, Fabricio Bruno e Gabigol. Tem jogadores em recuperação: Pedro, Cebolinha e Matias Viña. Conseguiu acertar a contratação do atacante Juninho; já é uma expectativa. Outro que pode estar chegando é Jorginho, meio campista naturalizado italiano. E pra zaga?

Alguns jogadores que atuam na Europa ainda não acertaram com seus clubes ou interessados. Sergio Ramos, Oscar Romero, Delle Alli e Diego Costa, este último estava no Grêmio e parece que vai ter dificuldades em continuar. Ainda tem o excelente goleiro Neylor Navas: este não vai ter dificuldades.

Montar uma diretoria só para a base, acho que seria a solução para o Colorado entrar bem na competição, isso montando um bom time, pois jogar contra Atlético e Cruzeiro, até mesmo o América não vai ser nada fácil, caso revele algum jogador a situação muda completamente de figura. É trabalhar com sabedoria para chegar.

Noticia veiculada no Jornal da Manhã que chamou atenção dos leitores e todos os desportistas foi a declaração do Presidente da Funel, Carlos Alberto, o famoso Belzinho que confirma de total reforma no estádio Uberabão. O local, na verdade, precisa mesmo, o conforto está abandonando o pessoal da tribuna. Na verdade, a reforma vai custar um dinheiro considerável, mas passou da hora. 

TA CONFECÇÔES 28 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por