NO BICO DA CHANCA

Males culturais

Alguns jogadores ainda veem o futebol como brincadeira, não como trabalho

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 06/09/2016 às 09:51Atualizado em 16/12/2022 às 17:26
Compartilhar

 TOQUE DE PRIMEIRA

    Em curto período, o futebol brasileiro voltou a padecer de males culturais. Uso a palavra cultura na acepção de padrões de comportamento. Vejo que culturalmente alguns dos nossos jogadores ainda veem o futebol como brincadeira, não como um trabalho sério, de muitas dificuldades, para chegar ao sucesso como atleta profissional. O nosso amado futebol sofre também de males estruturais, na crença de que tudo sabe, nada tem a aprender. Não se atualiza e não se moderniza. O mesmo serve para a arbitragem, pois muitos ainda têm o preconceito de que “futebol é pra macho”, deixam o “pau comer solto” e aplicam critérios completamente diferentes. Ainda sobre nossos jogadores, os que estão chegando à Europa, isso é inevitável, ninguém tem bala na agulha para dar um fim nesta situação. Os que por lá estão, aprendem rápido como ser verdadeiros profissionais e corresponder aos bons salários, mas não conseguem sair das vaidades, pois todos são vaidosos; porém correspondem na parte disciplinar e são aplicados nos treinamentos. Agora, falando sobre administração, os clubes medianos e pequenos são administrados por dirigentes-torcedores e não por dirigentes empresários. É bom agir com o coração, mas a emoção não pode se impor à razão. A falta de grana complica todo imbróglio e dificilmente tudo isso será modificado. É preciso calçar a sandália da humildade e buscar o aprendizado.     

   MOTO ZEMA tem a moto dos seus sonhos. Motos novas, usadas, peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom. Inspeção gratuita de 21 itens.

     C A N E L A D A S

 

    Caso o beque colombiano Zuniga jogue nesta noite, contra o Brasil, com autorização da Fifa, Neymar deve entrar em campo de colete contra coice.

     Carrapicho foi à praia com um amigo, mas como ficava só no sol, houve o convite:

--- Carrapicho, vamos entrar na água, eu te acompanho.

--- Que nada, tô na minha. Antes sol do que mar acompanhado.

 --- Sabe por que atleticano não gosta de cantar o Hino Nacional?

--- Sei não. Por quê?

--- Para não ter que cantar aquela parte que diz: - “A imagem do cruzeiro resplandece...”.

--- Eu me casei porque encontrei a mulher ideal.

--- E eu porque a minha me salvou a vida.

--- Como assim?

--- Ela impediu que seu pai atirasse em mim.  

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO é a solução. Fale com Nadir ou Oscar e construa com qualidade. 33 anos no mercado.

  BOLA DE MEIA

 

    Pela primeira rodada da segunda fase do Juvenil, o Uberaba SC passou apertado, mas venceu o Arem por 2 a 1; em casa, o Nacional perdeu para o Atlético; Vila Nova empatou, e a Meceana goleou o Fabrício por 4 a 1.

   Será julgada nesta noite, na sede da LUF, a partida inacabada entre Bonsucesso x Korea. O jogo foi interrompido aos 80 minutos, quando placar apontava 2 a 1 para o BAC, e favorecia o Korea. Tribunal decide.

   Foi publicado o edital referente às eleições do USC: Conselho e Executiva. O pleito acontecerá no próximo dia 20. Apenas 73 conselheiros têm condições de votar. A oposição tem sua chapa. E a situação, como fica?

    Os colombianos afirmaram não gostar da maneira como Neymar joga. Acham que a forma é provocativa, por isso vêm as “botinadas” e provocações. Isso é desculpa para chegar a “madeira” no habilidoso craque.     

   Apoio cultural de Eletrosom, Postos Rio Branco e W1, TA Confecções, Ameixas Ouro, Zé Loterias e Clínica Reability o Biografia do Craque de nº 158 receberá na segunda-feira, dia 12, Marconi, ex-Nacional.

A penúltima rodada das Eliminatórias Sul Americanas tem jogos importantes nesta noite. Uruguai e Paraguai fazem o clássico. A Celeste Olímpica está em segundo, o Paraguai, é o sexto, mas a diferença é de um ponto.

A líder Argentina, mesmo sem o craque Messi, é favorita diante da lanterna Venezuela. Chile, na sétima colocação, espera pela Bolívia. Em Lima, o Peru vai dar tudo e jogar pela reabilitação. A partida é contra o Equador.

          

 As provocações já começaram, os colombianos encaram o jogo contra o Brasil para o que der e vier. Nesta noite Manaus vai viver os grandes momentos do jogão. Neymar está tranquilo e sabe da responsabilidade.

 Chapa preenchida. Apareceu o quinto nome para fechar o G5. Trata-se do empresário Edivilson Alves, que faz sua estreia como executivo no futebol. A partir do 20 dia vai começar a arrancada Colorada... TRAVA.

  

ZÉ LOTERIAS. Pague suas contas e faça suas apostas com segurança. Praça Uberaba Shopping, 1º piso, ao lado do Bahamas. Aberto das 8h às 21 horas, inclusive aos domingos e feriados.

  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por