NO BICO DA CHANCA

Memória afetiva: a despedida de Nilton Mayrink, o “mentido da camisa vermelha”

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Ticha
carlosticha@hotmail.com
Publicado em 29/08/2025 às 20:23Atualizado em 29/08/2025 às 20:38
Compartilhar

Dia 30 de agosto de 2025

TOQUE DE PRIMEIRA

A última coluna do mês de agosto abriu espaço para que eu possa falar de mais um amigo que partiu dessa, pra melhor. Na verdade, ele descansou e ficou livre de alguns maus que vinha enfrentando por quase quatro anos. Depois que teve a perna direita amputada, isso através de um AVC, sua vida se transformou e as curtidas foram esperar pelas visitas. Não faltaram companhia pra ele, nem mesmo assistência médica 24 horas por dia. Nilton Mayrink, deixou uma família extraordinária, que sempre lhe apoiou. A ex esposa, filhos, netos e netas, irmãos e irmãs sempre com ele, pois o apoio que precisava vinha com amor.

Acredito que isso tenha ajudado bastante, pra ele se manter vivo, contar suas piadas e histórias vividas na adolescência e como adulto. Com honestidade sempre conseguiu o que queria e buscava com determinação. Foi chamado por muitos de o “Mentido da camisa vermelha”. Sua conduta em vida foi de fazer o bem e conseguir um futuro da melhor qualidade para seus filhos: Nilton Junior; Luciana e Claudia, que felizmente encontraram o caminho certo para ter um futuro de alto nível. E tudo vem seguindo com os seus maravilhosos netos e netas. Conheci o Nilton Mayrink quando ele tinha seus 14 anos e foi na rua Henrique Dias, onde seus pais viviam e mantinha uma padaria com produtos da melhor qualidade. Por um bom tempo, Nilton foi padeiro: nota se que por ali já mexia com a massa.

O tempo foi passando, ele se apaixonando e conquistando o amor da sua vida. Muita gente da época achava ele super mentido e chato, principalmente quando atravessava a praça Carlos Gomes, bem vestido e com a famosa camisa vermelha. Por exemplo, eu, particularmente admirava a sua postura e em momento algum chegou a fraquejar. Gente, foi uma pessoa que nunca fez mal a ninguém, como também, não perdia a oportunidade de dar o troco nos “adversários”. Pulei a parte da conquista que foi a dona Inês, o amor da sua vida; foi difícil namorar, mas depois conseguiu, noivou e casou.

A família construída pelo casal é de primeira qualidade; o bom que sempre elogiou a esposa, seus filhos e netos. A educação dada a todos acabou fazendo a diferença; basta notar o caminho vencedor de cada um deles. Nilton, as vezes evitava a falar, ou até mesmo sentar em mesa com certos tipos de pessoas, mas muitas vezes mostrei pra ele que o que estava ali não podia ser ignorada. Fomos acertando todas situações e espaços e mais amizades cresciam. Nilton foi muito paquerador, mas só deu chute pra fora.

Certo dia em um posto perto de Igarapava comprou algumas bandejas de canudinhos com doce leite e distribuiu para as meninas do posto de gasolina. O amigo Sapucaia disse “Nunca vi ninguém ser tão caridoso igual ao Nilton”. Em algumas oportunidades, não teve jogo de cintura, o cara queria namorar; podia ser quantas fossem. Soube viver, criar uma família maravilhosa, fazer o bem, ser honesto e admirar um amigo. Ele nunca deixou de apoiar e acreditar nas pessoas que sempre o cercou. Amigo, fica nos braços de Deus. Não vou te esquecer.

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Karrapixo chega na padaria e fala:

--- Tem pão quentinho?

--- Opa! Acabou de sair.

--- Então volto mais tarde.

Relembrando uma frase do saudoso craque Nilton Santos:

--- Se concentração resolvesse alguma coisa no futebol, o time da Penitenciária não perdia um jogo...

Makarrão e Abobrinha conversam:

--- Qual foi o melhor dia da sua vida?

--- O dia do meu casamento.

--- E o pior?

--- Depois do casamento.

Essa é do profeta Mozart Karrapixo:

--- Vivo esperando a moça da padaria. Eu não sei se gosto mesmo da moça da padaria ou da padaria da moça...

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

Os resultados dos jogos das quartas de final da Copa do Brasil, muitos colegas dizem que foram normais, o que saiu fora da rota foi Bahia e Fluminense, acreditam que o empate seria o resultado correto. Sinceramente, a palavra “correto” no jogo de bola em cima de resultados não existe. Portando, quem buscou a vantagem fica mais tranquilo.

Todo clássico o favoritismo fica a margem e mais uma vez ficou provado com o empate entre Vasco da Gama do Makarrão e Botafogo do Jesus Paulo. O derby mineiro, o Cruzeiro jogou com intensidade e ganhou o jogo. No Paraná, mais uma vez, o Corinthians superou as expectativas e bateu no Athletico. A volta vem ai...

A segunda divisão do Brasileiro cercada de equilíbrio, mas é justamente isso que faz um campeonato ficar bom. Os clubes do G4, estão fazendo de tudo, isso jogando bola para se garantir. É o caso do Goiás que lidera; em seguida está o Coritiba. Chapecoense é o terceiro e Criciúma chegou a quarta colocação e tirou o Novorizontino.

O Goiás joga contra o Botafogo/SP. Coritiba enfrentou, ontem o Operário. Chapecoense enfrenta o Vila Nova. Estes estão por cima. Agora é o América/MG que foi parar no Z4 e está sem forças para sair. Paysandú, Volta Redonda completam a lista dos que estão na mira do rebaixamento e parece que o Coelho não vai escapar dessa.

Começou ontem a Segundona Mineira e a bola rolou para os chutes de Inter de Minas x Serranense. Hoje, no Parque do Sabia tem Essube enfrentando o desconhecido Passos, time que ninguém sabe nada sobre, mas que pode até surpreender. Os demais jogos serão na segunda-feira e começa com Boston City encarando o Coimbra.

Depois tem o duelo entre União Luizense batendo de frente com o Novo Esporte e segundo informações este jogo promete. O nosso Nacional faz a sua estreia no

Uberabão, jogando contra o bem treinado Paracatu. Acredito que sair na frente é um ponto bem favorável. Vai ser um campeonato de muita disputa e buscas.

Brasileirão da Série “A”, mais uma vez promete bons jogos e começa com Ceará recebendo o Juventude. No “Nilton Santos” o Botafogo de Jesus Paulo encara o Bragantino; o Cruzeiro espera vencer o São Paulo e subir na tabela. No domingo a torcida dos Santos já amanhece sofrendo, seu adversário é o Fluminense. Flamengo joga contra o Grêmio, partida que promete não ser fácil.

Galinhada Beneficente da ADEFU, dia 20 de setembro, na sede da ADEFU, valor R$ 15,00. Retirada das 11h as às 14. Toda renda será destinada para custear as despesas da equipe durante a competição. Sua ajuda é muito importante. Reserva: 3338-9799. É saborear uma deliciosa galinhada e ajudar quem precisa.

Na “Arena Neo Química”, o Corinthians faz o clássico contra o forte Palmeiras, jogo de muitas emoções. Vem a briga na turma que busca o G4. Mirassol recebe o bom time do Bahia. No “Barradão”, o Vitória vai jogar tudo contra o Atlético. Bem embaixo da tabela, o Sport espera surpreender o Vasco, como também, em situação difícil o Fortaleza vai a Porto Alegre tentar vencer o Internacional. Será que consegue?

Hoje, às 15h em Belo Horizonte, o Sub 20 do Uberaba SC enfrenta o bom time do América. Segundo o técnico Carioca, os treinamentos da semana foram justamente naquilo que o Coelho pode oferecer no jogo. Acredito que o USC pode fazer bom papel e conseguir um resultado, mesmo que seja a vitória, um empate fica bom.

Segunda-feira tem a estreia do Nacional no Campeonato Mineiro da Segundona. O alvinegro de Lucio Vaz joga no Uberabão contra o Paracatu. Como é o início, acredito em jogo completamente difícil, é preciso de calma, saber jogar, conhecer o adversário e aproveitar as oportunidades. A “Mão preta” vai marcar presença, o time vai precisar de apoio para o incentivo na busca para vitória. TRAVA.

TA CONFECÇÔES 28 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 98852-2139. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por