NO BICO DA CHANCA

Milton Leal, o Nenê Chaparral: trajetória de trabalho, superação e histórias que marcaram Uberaba

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
carlosticha@hotmail.com
Publicado em 19/01/2026 às 20:36Atualizado em 21/01/2026 às 22:05
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA
Dando uma passada no WhatsApp do grupo “Niver do Independente”, notei uma mensagem sobre Milton Leal, o popular Nenê Chaparral, aquilo acabou me tocando. Digo isso porque sempre admirei a sua família comandada pela Dona Angelina, tinha os irmãos Hélio Leal, Vera, acredito que em outra irmã, mas no momento não lembro. A família vivia na rua Professor Terra, Bairro Estados Unidos. Milton Leal sempre foi trabalhador. Quando engraxava, seu serviço começava logo cedo e só terminava à noite. Teve um inicio de pobreza, depois foi trabalhar no ramo alimentício e montou o bar e restaurante Chaparral que ficava na esquina da Pires de Campos com a rua Padre Zeferino. A casa só vivia cheia. Boa comida, ótimos petiscos e aquele chope geladinho. Era o começo de uma mudança de vida, saindo do lado pobre e passando a conquistar o lado rico. Restaurante Casa Blanca, na rua Segismundo Mendes era coisa de cinema. Quando Milton Leal chegou ao lado do dinheiro, ajudou muita gente, deu emprego para muitos. Seu crescimento foi a base do trabalho honesto e organizado. Nenê Chaparral gostava muito de seus amigos e de futebol. Foi até massagista. Foi dirigente do Independente, da base do Uberaba SC; na verdade fez sucesso, ele montava time para vencer, não para brincar. Profissionalmente, não era bom tira-lo do sério. A vida do grande Milton Leal foi um começo pobre, viveu uma ótima parte de sua vida rico, mas quis o destino, que doente, terminou sua vida pobre. Mas foi um ser humano de muito valor. A família Jardim do “Lavoura” esteve sempre ao seu lado, como, também, a família Meirelles sempre apoiou o sensacional Milton Leal. Dias desses alguém me perguntou sobre o Hélio Leal, o famoso Zé Galinha, que jogava na ponta esquerda, foi morar em Goiânia. A Vera Leal foi uma simpatia de pessoa. Dona Angelina em época difícil foi uma guerreira. Eu gostava da família, que sempre achei Leal. de uma maneira ou de outra, foi uma época bem vivida. Recordar é viver. É bom lembrar de você. Bairro Estados Unidos, Praça Carlos Gomes tem muitas histórias.

MOTO ZEMA tem a moto dos seus sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior A. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele café e fazer um bom negócio.

CANELADAS

Precocidade em família: o garotinho de pijama fala:

--- Gente, estou indo pra cama. Vou rezar, alguém quer alguma coisa?

Se aquele ditado que diz “Quem bate esquece, quem apanha não” for verdade, o Palmeiras é o time mais esquecido do Brasil. E o Uberlândia que tem a melhor memória...

Mais uma do famoso Karrapixo

--- Segundo o grande Karrapa, a tradução do nome Rogerinho quando atuava na Grécia era Rogeniakos...

Último pedido:

E aconteceu com aquele marido, pai de oito filhos, que na hora da morte, fez um angustioso apelo a mulher:

--- Diga-me, meu bem, com toda franqueza: O Zezinho é nosso filho?

--- Morre em paz, querido. O Zezinho é nosso filho sim. Os outros sete é que não!

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 42 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

No Carioca nenhum dos grandes se deu bem na rodada. Boa Vista fez 1 a 0 no Fluminense, resultado inesperado. O Flamengo tomou o maior passeio do Volta Redonda. Na verdade, os 3 a 0 foi pouco. O Voltaço merecia fazer mais gols, inclusive teve dois anulados. Desta feita o Sub 20 não mostrou futebol e complicou a vida do time no campeonato. Bangu apanhou do Madureira; isso foi no sábado.

No domingo, o Vasco da Gama ficou no zero com o Nova Iguaçu. O que ninguém esperava foi a virada que o Botafogo levou do Sampaio Correa. São coisas do futebol, que tem aquele ditado: “de onde não espera é que sai”. A Luza da Ilha do Governador, jogando em seus domínios apanhou do Maricá.

O chamado Paulistão, estadual mais complicado e difícil Brasil também tem as suas supressas. Em casa o Primavera apanhou de 4 a 3 do Novorizontino. A Portuguesa bateu no Velo Clube. Capivariano venceu a Ponte Preta. Palmeiras continua jogando bem, venceu o Mirassol. O time de Abel Ferreira está invicto.

No clássico vivido em “Itaquera”, Corinthians ficou no empate em um tento com o São Paulo. A partida foi de muitas oportunidades. São Bernardo ficou no empate em um tento com o Noroeste. Bragantino goleou o Botafogo/RP: a pancada foi de 5 a 0. Em Campinas, Guarani e Santos não saíram do empate em um gol.

Pela nossa Minas Gerais, o North, jogando em seus domínios perdeu para o Betim. Em Patos de Minas a URT ficou no zero contra Pouso Alegre. Em Valadares, o Democrata não conseguiu bater no Athletic. No Mineirão o Cruzeiro deu o maior sacode no Uberlândia. O placar de 5 a 0 provocou a queda do técnico Jorge Castilho.

Itabirito, próximo adversário do Uberlândia, atuando em seus domínios ficou no empate com o América; a partida foi bem disputada. O Atlético Mineiro, seja em casa ou fora ainda não conseguiu vencer e vem complicando a sua classificação na tabela, mas como o Galo é forte, espera jogar bem e vencer o América. Vai ser jogão de bola.

Amanhã no Carioca, o Maricá pega o Bangu. O Botafogo vai fazer o Volta Redonda pagar pelo que não fez. Será que o Vasco vai atrapalhar o caminho do Flamengo? Incrível, mas o Mengão não pode nem empatar, então o “bicho vai pegar”. Vai ser o primeiro jogo do ano no Maracanã. Não é brinquedo não.

Cinco jogos estão marcados para amanhã. O Paulistão vai ter clássico na quinta-feira. Será que o Novorizontino segura o Palmeiras? Noroeste recebe o Capivariano; é a briga no interior. São Paulo encara a Portuguesa de Desportos. Duelo do interior que promete ser bem pegado vai ser Mirassol encarando o Bragantino. A Ponte Preta não pode cair; São Bernardo vai balançar.

Pelo Mineiro, Betim espera pela a URT, que está na primeira colocação do grupo “A”. Tombense e North jogam em Tombos, ambos ainda não venceram. Pouso Alegre que atravessa ótima fase, aliás, tem a mesma pontuação do América, joga contra o Atlhetic, que está lá embaixo. Em busca da reabilitação, o Uberlândia joga no Sabiá contra o Itabirito. Inicialmente pode dizer que as forças se igualam. Ambos precisam pontuar.

Fechando a rodada de amanhã, tem o clássico que será jogado no estádio Independência. América pega o Atlético. O Coelho lidera o Grupo “B” e está invicto. O Galo vai jogar tudo por uma reabilitação. Até agora o time de Hulk só fez três pontos e ainda não venceu, portanto, o jogo promete intensidade.

Estava conversando com alguns amigos e lembrando de quantos clubes de futebol acabaram. JM Malucelli, Linhares, Pinheiros, Colorado, Orlândia, Atlético Sorocaba, Guaratinguetá, Salgueiro, Ipatinga, Mogi Mirim, Grêmio Esportivo Novorizontino, Campo Bom, Renascença, Curvelo, Grêmio Barueri, Jabaquara, Pedro Leopoldo. E tem muito mais. TRAVA.

TA CONFECÇÔES 29 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 98852-2139. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e Estamparia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por