NO BICO DA CHANCA

Na coluna de hoje, vamos relembrar o brilhantismo de Tostão

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
carlosticha@hotmail.com
Publicado em 26/10/2022 às 19:39Atualizado em 16/12/2022 às 00:12
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Muitos craques e médicos tinham como lazer bater uma bolinha semanal. Hoje, parece que não tem mais, isso porque o tempo passa e quem joga profissional dificilmente estuda medicina ou outro curso, isso, porque, os horários de treinos e faculdade não batem. Mas em algum tempo atrás a preparação para jogar não era tão puxada e o tempo para faculdade encaixava. Por isso, Tostão, Sócrates, Afonsinho, Marcial, o nosso Dr. Ivan Tomás e outros profissionais que ainda vou citar, isso nas próximas colunas. Quando o futebol não dava mais, outra profissão já lhe garantia o futuro, pois foi uma época que o dinheiro não valia tanto. Eduardo Gonçalves de Andrade, nosso famoso profissional Tostão, iniciou sua carreira jogando futebol de salão, em 1961 na Raposa. Com 15 anos foi para o futebol de campo e foi jogar o Mineiro de Juniores. O América, de olho no craque, contratou o craque Tostão, mas ele ficou apenas um ano no Coelho. Interessante é que o Mequinha era o time do coração de seus pais. No ano de 63, jogando como ponta esquerda, voltou ao Cruzeiro. Ai sim, sua carreira mudou completamente. A projeção para o Brasil e o mundo foi coisa rápida. Por quatro anos consecutivos foi Campeão Mineiro e conquistou, também, a Copa do Brasil. Nas conquistas do Mineiro, ele foi seguidamente artilheiro dos campeonatos. Parece que, com 23 anos, já era Campeão Mundial com a Seleção Brasileiro. Lembro que Tostão, enfrentando o nosso Independente, jogo pelo Campeonato Mineiro, no “Boulanger Pucci”, ele não viu a “cor” da bola: foi bem-marcado pelo zagueiro Jarbas Cury, que inclusive, além de sido o melhor em campo, foi premiado com uma cotovelada do atacante da Raposa. Infelizmente, a carreira de Tostão foi encerrada de maneira precoce, a causa foi um descolamento de retina, em um lance casual de jogo contra o Vasco da Gama, clube que defendeu, isso depois de 1970. Foi aí que Eduardo Gonçalves, o nosso Tostão enfrentou a medicina e se formou em 1981. A coluna não sabe se Tostão ainda trabalha na área médica. Foi, ou ainda é jornalista esportivo e seus cronistas sempre sensacionais e baseados na verdade surpreendente nas análises do futebol. A sua humildade sempre chamou atenção. No futebol, o Mundo sempre abraçou Tostão, que ainda vale milhões.

Com o time do Cruzeiro

Com Dirceu Lopes e Pelé

No seu consultório

Com a camisa da seleção

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. WhatsApp 9.9918-0717 Visite nosso showroom e realize seu sonho de ter uma moto 0 km. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Karrapixo bate no peito e fala sobre a sua nova descoberta:

--- Sem medo de errar: a única mulher que sabe onde está seu marido é a viúva...

Dois urubus entraram no restaurante, sentaram se à mesa, veio o garçom, um deles com toda elegância pede:

--- Por favor, prato de carniça com cebola.

O garçom anota o pedido e pergunta para o outr

--- A mesma coisa?

--- Não. O meu é só a carniça, pois a cebola me dá mau hálito.

O professor pergunta ao Karrapix

--- Karrapixo, arroz é com S ou com Z?

--- Aqui na escola eu não sei, mas lá em casa é com feijão...

Quando meu cunhado Antônio português era segurança perguntaram pra ele:

--- Antônio mataram seu patrão e você não fez nada?

--- É que atiraram na barriga, e eu sou guarda costa...

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 39 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Palmeiras não deixou por menos, foi a Curitiba e venceu o Atlético por 3 a 1. Essa vitória foi um passo muito grande para a conquista do título, que aliás, já é do time de Abel Ferreira. Faltando quatro partidas em cinco jogos, é impossível tirar a diferença.

Olha, acredito que o Internacional pode chegar perto, mas igualar a pontuação só no ano que vem. Da mesma forma tem Flamengo e Corinthians tentando chegar perto. Conseguir é que sejam elas. Tudo faz parte de um campeonato que um time se distanciou.

Flamengo está mesmo preocupado com a decisão da Libertadores, que vai ser no sábado em Guayaquil em partida das mais difíceis contra o forte time do Atlético-PR. Este jogo vai parar o Brasil e parte da América do Sul. É preciso ter nervos de aço.

Sou flamenguista, todo mundo sabe, mas a arbitragem passou a mão no Santos, isso não resta a menor dúvida. O pênalti em cima do Camacho foi claro. Agora, houve um em cima do Cebolinha. O árbitro de campo pode errar, mas não conformo com erros do VAR.

Não acredito que Vasco da Gama e Bahia percam a oportunidade de voltar à série A. Quem está na mira de passar as duas equipes são Londrina (56) e Ituano (54). O Vascão tem 59 pontos e joga esta noite em casa contra o Sampaio Corrêa. Sem chances.

Nos jogos de ontem, acredito que Botafogo, Corinthians, Internacional e Goiás venceram seus jogos. A parada não foi nada fácil, mas o Internacional pegou moleza (Ceará desesperado). As outras partidas tiveram âmbito de equilíbrio. É conferir.

Esta noite tem jogos incríveis que podem tirar a tensão de alguns clubes. Vasco é um deles. Amanhã pode ser o dia da salvação do Bahia, que joga em casa contra o Guarani. Londrina e Ituano será o jogo do desmancha prazer. A festa está no fim.

Hoje é dia do Fortaleza acabar de afundar o time do Coritiba, pode ser o contrário. No mesmo caso, no Morumbi, o São Paulo pode derrubar de vez a equipe do Atlético-GO que está na zona de rebaixamento, mas vai ser uma partida bem disputada. Parada!

Fico pensando na vida do Juventude. O time está na última colocação e ainda vai jogar contra o Atlético no Mineirão. É a maior moleza que o Galo vai pegar no ano. Para fechar a rodada tem o abraço no fundo do poç Cuiabá x Avaí. Cuiabá pode subir.

Coimbra B, com vantagem de ter vencido o jogo de ida por 3 a 1, vai até Itabirito buscar a classificação para a final da Segundona. Já o Valério que não conseguiu vencer em casa, vai a Montes Claros pegar o North Esporte. Novo empate, Valério fica fora. É sábado.

Devido às eleições, os jogos da Liga Uberabense de Futebol, que são programados para domingo, estão suspensos. Mas no sábado, o Máster A, vai ter bons jogos. Na quarta rodada o Bonsucesso visita a Merceana. Independente pega o Bom Retiro. TRAVA.

TA CONFECÇÕES 25 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – Whatsapp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por