NO BICO DA CHANCA

Na coluna deste sábado, vamos voltar ao passado

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
carlosticha@hotmail.com
Publicado em 14/10/2022 às 20:03Atualizado em 16/12/2022 às 01:14
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Vamos voltar no passado. Exatamente há 56 anos atrás, onde a molecada era “afiada” na bola, tempo que só existia craques. Aqui na terrinha, cada time tinha bons jogadores e começava no Infantil. Como o calendário era cheio, a turma do Juvenil tinha chances de chegar ao profissional. Na foto que a coluna posta, mostra muitos jogadores que chegaram ao profissional, foram vendidos e brilharam em outros clubes pelo Brasil afora. Hoje, as coisas são complicadas. O futebol profissional só tem três meses de vida por ano. Com isso, fica difícil a sequência de um garoto para chegar ao profissional e fazer a sua torcida vibrar com suas jogadas. Dificilmente chegam ao titular, a não ser que um time grande, através de um especialista, contrate um garoto e o leve para completar o aprendizado em uma equipe de porte. Isso vem acontecendo com frequência. A molecada nasce sabendo jogar, agora é preciso saber como jogar. O time treinado pelo então sapateiro Amargoso brilhou e jogava com intensidade. Rodolfinho era o presidente do USC. Vamos tentar lembrar de cada um desses jogadores e quem deles fez sucesso no mundo da bola. Saraiva, goleiro que só defendeu o Uberaba SC e jogou com amor à camisa e não se interessou em jogar fora da cidade. O cara pegava muito. Deizinho ficou na condição de amador. Osmar, apesar de ter sido um zagueiro firme, foi outro que não passou do amador. Nem foi outro que jogou muita bola; como dizia um amigo noss “Um esteio”. No meio campo aparece Fabinho, que foi craque. Brilhou no Colorado e no Mixto de Cuiabá. Foi um volante de nível. Paulinho estacionou no amador. Aender, meio campista altamente técnic jogava muita bola. Chegou a jogar no bom time do Cruzeiro. No Futebol de Salão fazia a diferença. Luizinho não seguiu em frente; a fase foi só no futebol de base. Jerônimo chegou a jogar no profissional, Waltinho Barbosa deu oportunidade para ele e para o atacante Banga, outro que fez parte de alguns jogos do profissional do Colorado. Aníbal foi um jogar de alta categoria jogava no meio campo, mas preferiu parar cedo para se dedicar aos estudos: hoje é médico especializado em ortopedia. Fechando a foto, vem o sensacional Antônio Carlos Nomelini, o famoso Toinzinho, que brilhou no USC. Cruzeiro, Palmeiras, Bahia, Fluminense do Rio de Janeiro e em outros clubes. Foi diferenciado e mostrou sua capacidade como futebolista profissional. Não consegui identificar as duas últimas pessoas. Este foi campeão da cidade. Ai que saudade me dá. É a história de que fez e escreveu com letras maiúsculas. Como é bom lembrar de vocês.

Molecada de alta qualidade

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. WhatsApp 9.9918-0717 Visite nosso showroom e realize seu sonho de ter uma moto 0 km. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Só acontece mesmo com o Karrapixo, que trocou ideia com David August

--- David, preciso melhorar minha vida sexual, o que faço?

--- Fácil. Toma um azulim e pronto.

--- Que nada, comprei um litro e não adiantou. Só estragou meu estômago.

Um atacante pode não ter cabeça para aproveitar uma bola no MIOLO, e outro pode não ter MIOLO para aproveitar uma bola de cabeça...

Um torcedor perguntou a outr

--- Qual vai ser a tática dos reservas do Flamengo para acabar com o Galo?

--- A tática vai ser de torcer o pescocinho...

Cultura do futebol:

--- É verdade que você conhece todos os palavrões do mundo?

--- Conheço. Fui bandeirinha durante dez anos.

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 39 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Questionado sobre se foi pênalti ou não sobre aquele lance do Léo Pereira que teve o braço carimbado pela bola, sinceramente não sei responder. A regra nova é complicada. No meu tempo, bola batia na mão era falta. Agora, até mesmo a arbitragem se confunde.

Ontem teve o campeão Cruzeiro enfrentando o Vila Nova de Goiás. A Raposa jogou tranquilo, já o Vila precisou jogar para ganhar. Amanhã tem jogos importantes: Vasco tem jogo difícil contra o Sport. Grêmio e Bahia fazem o clássico da responsabilidade

O Brasileirão da Série A, tem jogos importantes neste sábado. O Goiás enfrenta o Corinthians alternativo. O embalado América espera pelo surpreendente Fortaleza. No Maracanã tem o derby entre Flamengo alternativo encarando o bom Atlético. Jogão.

Amanhã tem o jogo dos “apurados”: Ceará x Cuiabá. O Palmeiras joga o clássico contra o São Paulo que precisa vencer, o que seria bom para o campeonato. Juventude mais por baixo do que “sola de sapato”, precisa mais do que nunca da vitória. Difícil.

Botafogo, que vem se recuperando, recebe o bom time do Internacional. Em casa o Avaí espera surpreender o Fluminense de Diniz. No Paraná tem o clássico entre Atlético recebendo o Coritiba. Na segunda-feira, Bragantino e Santos fecham a rodada.

Pela Segundona do Mineiro, a rodada de hoje e amanhã decide quem chega à semifinal? Itabirito joga em casa e tem a vantagem de um gol sobre o adversário Vila Real. Por outro lado, North Esporte também tem vantagem sobre o Novo Esporte.

O Araxá recebe o Coimbra B. A única vantagem do Ganso é a de jogar em casa. Pois sabe que “Fausto Alvim” sempre fez a diferença. Do mesmo jeito o Valério joga em Itabira e diante de sua torcida espera vencer o América-TO. Empate vai para os pênaltis.

Ipiranga e Fabrício fazem o derby do Máster A. Madureira, em casa, joga para ganhar do São Benedito. Merceana sai para jogar contra o Bom Retiro. Bonsucesso encara o Avaí. O Pinheiros espera se reabilitar. O duelo é contra o Leblon. Só jogão.

Amanhã, domingo tem a festa da molecada: é só a bola rolar no Mirim que a felicidade dos pais, familiares e amigos ficam em festa. Mais tarde tem o Juvenil. O Bom Retiro espera pelo Nacional que vem jogando muito. O USC quer se reabilitar diante do Corinthians.

Os jogos de volta das quartas de final do amador prometem só jogão de bola. Merceana e Sete Colinas empataram no jogo de ida. Novo empate, a classificação será decidida nos pênaltis. Bonsucesso tem vantagem de três gols diante do Vila Esperança.

Vila Nova venceu a primeira partida por 2 a 0, vantagem considerada das melhores, mas nem por isso, o Bom Retiro vai deixar de tentar igualar. Agora, jogão de bola vai ser entre Barcelona e Atlético. No jogo de ida, deu Gal 2 a 1. É uma diferença que o Atlético não pode se sentar em cima, pois o Barcelona vai buscar o resultado. TRAVA.

TA CONFECÇÕES 25 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – Whatsapp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por