NO BICO DA CHANCA

Na década de 50, ninguém peitava o time Independente

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
carlosticha@hotmail.com
Publicado em 19/08/2022 às 19:20Atualizado em 18/12/2022 às 15:12
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Uns dois meses atrás a coluna falou sobre um poderoso ataque do Uberaba SC, que tinha Fausto, Paulinho, Zé Luiz, Tati e Oliveira. Agora, olhando nos meus arquivos, encontrei outro ataque que era um verdadeiro terror para os adversários. Enfrentar esse quinteto tinha que estar bem preparado, principalmente nos velhos tempos, onde a tática não funcionava: era na base de “cada um pega o seu”. Era nesse sistema que a “porca torcia o rabo”. Tinha defensores que nem dormiam; às vésperas de jogo eram terríveis para as zagas contrárias. Esse ataque que a coluna fala hoje é do Independente da década de 50. Zezé, Beta, Crispim, Inimá e Jarbas. Quem viu, ficou encantado. Quem não viu, só ouviu falar, e pede para contar a história e a trajetória linda desse pessoal, que jogava mais por amor ao futebol. Zezé foi um ponta direita veloz, driblava bem e chutava muito forte. Ele trabalhava de pedreiro e toda terça, quarta, quinta e sexta-feira, trabalhava até as 15h30, montava na sua bicicleta Caloi e partia com destino ao estádio “Antônio Dal Secchi" para treinar. Terça e quinta-feira eram os dias de fazer “Individual”; quarta e sexta-feira, fazia o treino coletivo. Zezé recebeu várias propostas, mas nunca quis jogar em outro clube. Certa vez, em uma partida contra o Araguari no estádio “ADS”, ele deu um “tabo de vaca” no lateral do Araguari e soltou a “bomba”. A bola bateu na quina da trave e tirou lasca. Olha que a bola ainda era de “capotão”. Beta, o famoso “Flecha Azul”, foi verdadeiramente um craque de bola: dominava bem, driblava e além do mais era bom nas tabelinhas e fazia seus gols. Flecha Azul, apelido que apareceu pelas suas jogadas rápidas e com conclusões certeiras. Jogou no Guarani de Campinas e no Uberaba SC. Foi bancário, estudou, se formou em administração e depois professor. Crispim, um jogador que veio de outra cidade, com intenção de estudar e jogar futebol: foi um centroavante com potencial diferenciado. Vestiu, também, a camisa do Nacional FC. O meia esquerda é Inimá Baroni, que jogou muita bola, foi craque. Driblava lançava e marcava bem. Seus dribles eram desconcertantes. Acabou sendo contratado pelo Uberaba SC e ficou bem com a vermelhinha. Formou-se em odontologia, profissão que também foi craque. E lá na ponta esquerda, o grande Jarbas: veloz, chutava forte e cruzava com qualidade. Foi outro que além de jogar fez faculdade de direito, depois de formado casou-se com Luzia Licursi e foram morar fora de Uberaba. Foi um excelente advogado. Pois bem, mais uma lembrança que enche o coração de saudades. Esse quinteto escreveu uma linda história no futebol do Triângulo. Época que, para jogar, tinha que ter carinho com a redondinha. Recordar é viver, como é bom recordar de vocês.

Ataque fulminante do Independente da década de 50

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. WhatsApp 9.9918-0717 Visite nosso showroom e realize seu sonho de ter uma moto 0 km. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Após pesquisa, o Karrapixo fala para o Makarrã

--- Olha, Maka, os psiquiatras estão dizendo que uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental. Fique de olho em três dos seus amigos. Se eles parecerem normais, o retardado é você...

No futebol, mais que o sistema tático, o que comanda as emoções é o sistema nervoso...

O genro chega perto da sogra e a surpreende com a seguinte frase:

--- Sogrinha, gostaria muito que a senhora fosse uma estrela!

Ela, cheia de felicidade responde.

--- Quanta gentileza, genrinho, por que fala isso?

--- Porque a estrela mais próxima está a milhões de quilômetros da terra.

Frase do David August

--- Jogador de clube pequeno só sobe na vida quando é atirado para o alto por uma “sarrafada” bem dada por zagueiro forte.

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 39 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Com choradeira e tudo mais, foram definidos os semifinalistas da Copa do Brasil: Flamengo, tarefa das mais difíceis passou pelo Atlético do Paraná. O Corinthians, de maneira produtiva, virou o jogo e ganhou bem do Atlético-GO. 4 a 2 foi incontestável.

O Fluminense viu um Fortaleza disposto a virar a situação, reagiu, e depois de tomar dois gols, brigou, empatou e segue na competição. Foi uma choradeira só. Quinta-feira foi a vez do São Paulo passar apertado, mas o empate com o Coelho lhe garantiu.

Sinceramente, acredito que o Atlético-GO pode ter uma queda. Aquela declaração do Jorginho citando o Palmeiras como fácil treinar e depois completar dizendo que gostaria de ver o Abel Ferreira fazer sucesso no seu time. Essa não pegou bem.

Vasco apanhou e foi parar na quarta posição, mas ninguém passa por ele nesta rodada e nem na outra. Cruzeiro e Grêmio têm chances de aumentar a distância. O Bahia já jogou, mas pode ser ultrapassado pelo Grêmio. Tem clássico em Campinas. Vai Bugre.

A rodada do Brasileiro da Série A, parece que tem jogos favoráveis a Atlético-MG, Fluminense e Atlético-PR. Mas o campeonato ficaria melhor se o Palmeiras perdesse umas três partidas seguidas. Agora, tem encrenca para Corinthians e Flamengo.

Santos joga em casa no clássico SanSão. Não tem favorito, no momento as forças se equivalem. No Paraná, o Atlético é favorito diante do América. O confronto entre Bragantino e Ceará não tem favorito. O Internacional passa por cima do Avaí.

A rodada da Segundona começou ontem com a partida entre Serranense x Paracatu. O Serranense já venceu uma partida, o Paracatu ainda não somou pontos, e acredito que não vai ser desta que vai pontuar. O Mamoré é favorito, joga em casa contra o Inter SG.

Com o mesmo número de pontos, Araxá e Coimbra duelam no “Fausto Alvim”. Jogo interessante, onde as forças se igualam. O time de Zé Humberto é bem treinado e jogando em casa sabe o que quer, mas é bom saber que o Coimbra tem time forte.

Nacional com novidades se preparou bem na semana. O time tem novidades, isso já deu uma crescida na equipe que ganhou confiança, haja vista o que foi apresentado na cidade de São Gotardo, que mesmo fazendo uma logística complicada venceu a partida.

O goleiro João Vitor com sua experiência deu mais segurança na “cozinha”, Pedrão foi outro que teve ótima performance. Gabriel entrou bem na partida. Com condições de fazer algumas substituições, o técnico Lúcio Vaz trabalha com confiança e tranquilidade.

Uma vitória esta tarde contra o Inter de Minas é de fundamental importância. Somar pontos é necessário, portanto o Nacional vai a campo contando com a sua torcida e buscando uma importante vitória. Desta feita Kaio Bala deve marcar seu gol. TRAVA.

TA CONFECÇÕES 25 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – Whatsapp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por