NO BICO DA CHANCA

Nacional da década de 50 era composto por apaixonados pelo time e por futebol

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 12/04/2021 às 16:22Atualizado em 19/12/2022 às 03:53
Compartilhar

carlosticha@hotmail.com

TOQUE DE PRIMEIRA

Vamos contar um pouco da história deste time do Nacional montado em 1950. O alvinegro era recheado de craques e de jogadores apaixonados pelo clube. É aquela de “jogar por amor à camisa”. Essa foi a tônica da maior parte da vida do Expresso da Rodovia. Muito jogadores, talvez a maioria jogasse porque gostavam da bola e principalmente do clube. Foi uma época de crescimento do nosso futebol e anunciando uma grande rivalidade entre Nacional e Uberaba. Também tinha o Independente que entrava como o azarão do alvinegro. O Naça sempre atrapalhou a vida do USC; e o Azulão sempre foi uma pedra no caminho do time da Marcus Cherem. É aquilo que os mais velhos dizem: “Bons tempos que não voltam mais”. Na foto deste timaço do Nacional, que não me lembro ou conheço a todos, mas os que figurei foram gigantes no futebol do Triangul Antônio Leocádio, o famoso Veríssimo, foi ótimo goleiro e jogou nos três times da cidade. Bel, foi bom de bola e mais tarde trabalhou como técnico do alvinegro. O inesquecível Tatão, que começou no Independente, depois foi jogar no Naça e mais tarde acabou retornando à rua Osvaldo Cruz. Tatão foi barbeiro no Bairro Estados Unidos. Nicotina, ponta de muita velocidade, dizia o Ramon Rodrigues: “O cara corre mais do que noticia ruim”. Mas foi um jogador de muito valor e chegou a atuar pelo rival. Agora vem o volante Rubinho, este sim, colocava a chuteira no coração. Raça vontade e muita disposição e amor pelo seu clube, que inclusive chegou a ser diretor. Domingão, jogador de muita disposição e trabalhava bem na parte ofensiva. Infelizmente não reconheci os outros craques, mas foi um momento em que a bola gostava de passar de pé em pé, porque era bem tratada. Futebol era arte e muita classe, mas tinha algumas caneladas, e os bicudos da vida esportiva. Como é bom lembrar deste pessoal.  

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Makarrão chega no Fernando Augusto e fala:

--- Sabe o que o vírus falou para o Karrapixo?

--- Não, o que foi?

--- Você me deixa doidão...

Hoje em dia o cara para casar-se, tem que ser duas coisas: Artista para lidar com a mulher e peão para não cair do cavalo...

Mesmo depois da derrota para o rival Cruzeiro, um atleticano fanático falou séri

--- Pra mim, eu faço declaração de rendas. Para as mulheres e o meu querido Galo, eu faço declaração de amor...

No mato, a cobra fêmea pergunta a cobra mach

--- Por que você não fica comigo?

--- Você é muito enrolada, e não dá ponto sem nó!  

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 38 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. 

BOLA DE MEIA

E o Paulistão voltou com tudo. Agora é jogo todos os dias. No sábado, deu Bragantino pra cima do São Bento. O São Paulo goleou o São Caetano, neste jogo teve gols de todos os tipos. O Santos ficou no zero com o Botinha de Ribeirão Preto.

No domingo, o Corinthians foi a Campinas e venceu o Guarani. Ontem teve São Paulo x Bragantino, espero que tenha sido um jogaço de bola. Hoje entram em campo, Santo André x São Bento e tem o jogão de bola entre Ferroviária e Corinthians.     

Amanhã, a quarta-feira está recheada de jogos. Mas no Paulistão, na lanterna, o São Caetano joga contra o Novorizontino; o embalado São Paulo espera pelo Bugre. Lá em Ribeirão Preto, o sofrido Botafogo espera tirar o pé do atoleiro enfrentando o Ituano.  

Esta noite, em Brasília, o Santos vai resolver sua situação enfrentando o San Lorenzo. No jogo de ida deu Peixe (3 a 1). Amanhã, o Grêmio precisando da vitória encara o Independiente Del Valle. No primeiro jogo deu Independiente. São jogos importantes.

Por outro lado, decidindo título importante, o Palmeiras decide a Recopa com o Defensa Y Justicia. Jogo difícil e complicado. No primeiro encontro, deu Palmeiras. Agora não vai ser diferente. O time de Abel Ferreira mordido, vai com tudo. Título.     

Na decisão da Supercopa, Flamengo e Palmeiras deram aula de como jogar futebol. No tempo normal deu empate, nos pênaltis Diego Alves pegou todas e o Mengão venceu por 6 a 5 e ficou com o título de bicampeão. Foi merecido e com futebol bem jogado.

Pelo Carioca, a Portuguesa goleou; Volta Redonda e Botafogo ficaram no empate bolero. Já o Fluminense, com sua molecada deu show de bola. Amanhã a nona rodada será completada com o clássico entre Vasco e Flamengo. Duelo de gigantes no Maracanã.

Quantos pensavam que o Uberlândia ia se deslanchar, veio a derrota para o Athletic, isso foi um alerta, pois se bobear a casa pode cair. O próximo jogo é contra o Tombense que bateu no América. O time da Caldense voltou a vencer. Pouso Alegre também.  

Mas foi no clássico que o Cruzeiro jogou muita bola e o Atlético não jogou nada daquilo que vinha se apresentando. O gol de Airton, o da vitória, no jogo de 100, vai entrar para a história. É o que sempre digo, Rapo/Galo não tem favorito. Bobeou dançou.

Fiquei surpreso e feliz quando recebi a notícia de que o garotinho Khauan Schlickmann, acredito que nasceu aqui na terrinha, assinou contrato com o Flamengo. O meio campista de 14 anos é promessa. Sucesso ao craque e ao seus pais que gosto muito.

Futebol é um esporte coletivo, onde todos fazem sua parte buscando o mesmo objetivo, mas tem aqueles que fazem a diferença. Vou citar a sorte do Gabigol, A presença do Felipe Luiz e a estrela de Diego Alves, que apareceram no momento certo. TRAVA.       

TA CONFECÇÕES – Há 24 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por