NO BICO DA CHANCA

No Bico da Chanca: Zagueiro Shell, um futebol diferenciado

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 28/09/2020 às 20:49Atualizado em 18/12/2022 às 09:48
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

 carlosticha@hotmail.com

Na foto, o zagueiro Shell, que jogou muita bola

Edson Martins Ribeiro, foi zagueiro de alta qualidade que nasceu em Barretos no dia 10 de março de 1958 e foi criado em Conceição das Alagoas-MG. O ótimo jogador Shell é de uma família de bons jogadores que brilharam no futebol local, de Minas e no Brasil. Todos eles foram importantes, principalmente para o Uberaba SC, Nacional e futebol amador. Seus irmãos Serginho, Clovis e Claudio Mandioca tiveram participação ativa no nosso futebol. O primo Rodrigo Mendes foi outro que marcou época. Não esquecendo dos tios: Quinzinho e Odoir. Serginho e Mandioca foram importantes na vida do USC (é bom o torcedor não se esquecer disso). Mas o zagueiro Shell mostrou um futebol diferenciado, chegou e foi titular da equipe. Defensor de ótima colocação fez sua estreia no dia 18 de março de 1979 e encerrou com o USC 30 de junho de 1991. Fez 85 jogos com a camisa do Colorada e de quebra marcou dois gols. Um dos jogos que marcou presença foi contra o Cruzeiro, no Uberabã foi deslocado para a lateral direita, missão difícil, pois o ponta era o Joãozinho. Shell, jogou uma das suas melhores partidas e dominou completamente o endiabrado ponta da Raposa. Além do USC defendeu a camisa do Nacional, na verdade, foi ali que jogou muita bola. Defendeu outros clubes de Minas e de outros estados. Na verdade, foi excelente e seu forte sempre foi a colocação e não deixava espaço para os atacantes, sempre presente nas jogadas. Além do mais é uma pessoa espetacular. Edson Martins Ribeiro, o nosso Shell foi o combustível de muitas defesas. Escreveu sua história no futebol de Minas...

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Depois daquela de domingo no Allianz Parque, os jogadores do Palmeiras não podem mais ouvir choro de criança que se estressam...    

Na aula, perguntaram ao Karrapixo, que voltava de um passeio na Índia, sobre o que achou da terra de Gandhi. Ele respondeu com absoluta certeza:

--- Que a vaca é sagrada, mas o boi não sabe disso não... 

Diz um pessimista: que nos tempos de Toinzinho, Paulo Luciano, Cabeça, Fabinho, era normal “santo de casa” fazer milagres, agora nosso futebol só tem heresia...  

Depois daquela atuação do jovem goleiro Hugo, do Flamengo. Um entendido em futebol e gastronomia falou:

--- Todo bom goleiro tem que ser macrobiótic nunca comer frangos...             

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 37 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.  

BOLA DE MEIA

O que disseram sobre Pelé. Tópico XIV: “Os anjos que sobrevoavam este campo jura que tu vieste ao mundo para reescrever a bíblia do futebol. Assim seja” (Armando Nogueira, jornalista e um dos papas da crônica esportiva brasileira).        

Toque de Primeira, a biografia do craque deste sábado, 03 de outubro das 12h às13horas, pela JM 95.5, FM. Tem convidado especial.  

Depois de ter acertado com o volante Sidney, com o zagueiro Rogério, agora foi anunciada a volta de Carrara, que teve passagem pelo Colorado em 2015. Naquela época, o atacante quase não foi aproveitado e ficou na base do “chinelinho”. E agora?  

Sempre digo que futebol é sorte e competência. Juntando isso e mais a determinação na composição de jogo, as coisas tem até 80% para dar certo. Foi o caso do Flamengo no jogo de domingo contra o Palmeiras, mas vem acontecendo com outros clubes.  

O que vem deixando os torcedores doentes é a fase que o Cruzeiro vem passando. A atual diretoria tenta tirar o clube da UTI, mas parece que ainda não acertaram o remédio.  Acredito que a Raposa com mais apoio e menos critica da torcida, pode voltar a vencer.

A Serie “B” do Brasileirão é de equilíbrio. Até a décima colocação a matemática vem mudando sua formação. Ainda falta muitos jogos, e como sempre acontece, clubes que estão embaixo sobem. Só que está difícil para Oeste e Botafogo. Desigualdade.

Não sei por que Fernando Diniz vive sobre pressão. O São Paulo está bem na tabela e com boas apresentações. Da mesma forma, Luxemburgo está invicto e o pessoal ainda pega no seu pé. Agora, o Atlético vem fazendo a diferença. O Galo está jogando muito.      O meio de semana envolve clubes brasileiros na Libertadores: Hoje o Grêmio pega o Universidad Católica; o Internacional vai a Cali, o Athletico espera pelo Jorge Wilstermann. Amanhã é a vez de Palmeiras encarar o Bolívar. Em Buenos Aires o São Paulo confronta com o River Plate. No Maracanã, o Mengão vai para cima do Independiente Del Valle. É o jogo do covid-19 e da vingança.  

Daqui pra frente, cada dia um jogador vai ser contratado pelo USC. Mas a expectativa é de um possível e logico aproveitamento da garotada. Arthur Contarim, Antony, Jackson, Thomas e Arthur Gaia estão na pauta. Ainda comenta sobre Artur Rodrigues que é craque de bola. Como a esperança é a última que morre, vamos aguardar. TRAVA.          

TA CONFECÇÕES – Há 23 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por