TOQUE DE PRIMEIRA
A coluna volta a falar sobre o Nacional desta feita de 1965, time praticamente caseiro e que jogava muita bola com confiança e certeza daquilo que tinha de fazer dentro de campo. O alvinegro sempre teve facilidade para formar escalações profissionais usando a garotada e muitos deles jogavam bom futebol com qualidade e amor a camisa. Mesclado a montagem do time era bem mais forte, com isso gastava menos e produzia mais, principalmente quando o eterno craque do Elefante estava em ação (logicamente estamos falando de Tinoco). Nesta foto, pelo menos quatro atletas acabavam de subir para o profissional e mostrando o mesmo futebol e com mais qualidade, pois a responsabilidade parecia um pouco maior. Desta foto, que a coluna estampa só não lembro do Machinha e do Toinzinho (cria do Santa Marta). Época em que a torcida vibrava como nunca pelos os profissionais e garotada que entravam em campo para buscar o melhor para o grande Nacional, que na verdade, a garotada gostava e torcia pelo clube e vestia a camisa até mesmo com amor. A maioria, até nos dias de hoje tem o Naça no coração. A gente começa falando do ótimo goleiro Waldir Bim, que não jogou só Nacional, mas vestiu, também, a jaqueta do Uberaba SC. Waldir Bim fez história nos dois clubes e deixou saudades: Por onde passou foi titular absoluto. Não gostava de jogar contra o Sudaco. Anibal, lateral direito cria do clube sempre que chamado dava conta do recado; chegou a jogar em Goiás. Machinha, este peço desculpas, mas não lembro. Carivan, jogava muita bola; além de ser seguro no dever com a bola, fez faculdade e se formou em odontologia. Dario, outro craque formado em JK; moleque bom de bola e sempre correspondeu, isso quando escalado. Hoje mora em Goiânia. Luiz Nassif, o famoso Pacu, veio de Conceição das Alagoas para fazer sucesso no alvinegro, foi bom de bola e estudou e se formou em engenharia. Na ponta direita está o Tapuia, menino criado na divisa entre os bairros Estados Unidos e Abadia, depois foi jogar no Independente, casou e morou no Bairro Estados Unidos, formou-se em odontologia; tai um sujeito de caráter. Carlos Moreira, foi outro que tinha um carinho incrível pela bola, aliás, se davam muito bem, não quis ir muito longe com o futebol profissional, estudou e só jogou “rachinha”. Mas foi craque. Adão atacante que vestiu com muito amor essa camisa; jogador de pura velocidade raça, gostava de visitar as redes inimigas. Tinoco, é outro que volto a elogiar como o melhor jogador que até hoje vestiu a camisa do Elefante: supercraque. Hoje curti a vida no seu lindo e confortável rancho. Na ponta, aparece o Toinzinho que jogava no Santa Marta e deve chegado ao Nacional através do competente Rui Rezende. Essas lembranças acabam enchendo o peito da gente de saudades, porque nada é como antes, mas a satisfação de falar sobre esse pessoal é bom e faz bem, não só pra mim, como para todos os amigos. Recordar é viver, como é bom lembrar de vocês.
(Foto/Arquivo Pessoal)
MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.
CANELADAS
Mais uma vez, Delair tenta acordar o Karrapixo:
--- Acorda Karrapixo, acorda.
--- Você veio me acordar logo agora.
--- Logo agora, por que?
--- Logo agora que sonhava que estava curtindo a Victoria Strada no BBB25.
--- Sonha, se a sua namorada desconfiar, você vai pegar é a estrada...
Makarrão comentou com o Karrapixo:
--- Gosto de dormir quando está chovendo.
--- Como assim?
--- Quando a água bate no telhado, imagino que alguém está fritando frango.
Ainda não inventaram:
JAULA para “panteras” e semelhantes. LÂMINA para apontar bolas. MARTELO para jogadores que dão no “prego”. MAMADEIRA para jogadores “chorões”. MÉDICO para grandes “operações” no arco
No Bar Brasil dois amigos conversam e deles fala:
--- Os sábios inventam as frases e os idiotas as repetem.
--- De qual sábio ouviste essa?
ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.
BOLA DE MEIA
Não importa se o adversário é fraco ou não, o importante é vencer e quem precisa mostrar futebol que mostre. Foi o caso do Cruzeiro que goleou o Itabirito por 4 a 1 e o famoso Gabigol marcou três gols. Pode ser que as portas começam a se abrir para o artilheiro que amanhã vai ter que carimbar as redes do Uberlândia.
Enquanto o Botafogo colocou os titulares em campo para se preparar para disputar a Taça do Rei, o Flamengo entrou com os reservas. Não sei quem está certo. O Fogão enfrentou o Fluminense; o Flamengo jogou contra o Sampaio Correa. Só sei que amanhã o “bicho vai pegar” no clássico decisivo. É em Manaus vai ter Tacaca.
A rodada do Carioca deste final de semana, mesmo sem Flamengo e Botafogo, vai ter uma mexida na tabela. Volta Redonda quer se firmar, mas pega o Vasco. Bangu vai espernear para sair da lanterna. Portuguesa precisa de vencer o Nova Iguaçu. O Fluminense deve “amassar” o Boa Vista. Já o Madureira vai ter encrenca no jogo contra o Maricá. A Taça Guanabara vai definindo os finalistas.
O Paulistão que é bem pegado e quem não se corresponder acaba “dançando”, tem o duelo entre os desesperados Portuguesa e Botafogo. Em casa, a Inter de Limeira vai passar apertada contra São Bernardo. Na Arena o Corinthians com toda raça e inspiração vai bater de frente com o Noroeste. Velo Clube vai tentar segurar o Mirassol. Água Santa e Ponte Preta é jogo igual, mas o Guarani, mesmo em campinas não vai aguentar o Palmeiras de Abel Ferreira. Rodada vai ser pesada.
Agora, quem não está se sentindo à vontade é o Santos, que mudou muitos jogadores e o técnico, só que não ganha nem “bom dia”. As desculpas do Caixinha não vêm
pegando bem. O time joga mal e decepciona o seu torcedor. A parada de amanhã é em casa, mas contra o forte São Paulo. Será que vai ter “caixinha de surpresa”?
Por falar em Santos, o craque de bola Neymar está de volta. Com essa esperada e festiva volta e algumas contratações como Luizão zagueiro, Zé Ivaldo, Léo Godoy, Tharciano, Barreal, Tiquinho e Zé Rafael, os torcedores vão exigir vitórias. É aguardar a festa do Neymar, o duelo com o São Paulo e começar nova caminhada.
E pela Minas Gerais o Vila Nova encara o Atlético e pode levar outra “tunda”. Em busca da permanência na liderança da chave o Athletic joga em casa contra o Tombense. Em casa e com situação de líder o Betim bate de frente com o América: bom jogo. Democrata-GV e Pouso Alegre fazem o jogo dos desesperados.
Itabirito tem um bom time, foi goleado pelo Cruzeiro, não está bem na tabela, mas espera se dar bem contra o organizado Aymorés. Fechando a rodada o Cruzeiro cheio de felicidades espera pelo Uberlândia, que mesmo invicto já trocou de técnico. A expectativa fica por conta do acerto de jogo da Raposa e de como o Periquito vai se sentir na parte emocional. Acredito em um ótimo jogo.
A primeira parte da nova e futura diretória do Uberaba SC já está firmada. Técnico e auxiliar estão definidos e apresentados a imprensa e torcida. Não sei se vão contratar um diretor de futebol, isso com bagagem. Para montagem do time o tempo é de sobra alguns jogadores já estão conversados e outros na mira. Não tem tempo perdido. Gostei de verdade foi da permanência do preparador físico Paulo Sergio e do treinador de goleiros Baiano. É valorizar o que temos, pois são bons.
A eleição e pose da diretoria do Colorado será na próxima quinta-feira (6). Alcino Vieira que já no comando deve assumir logo após. Wander Antônio Souza pode ter duas funções: vice de futebol e tesoureiro. Marquinho, Leopoldo e Betão devem completar a direção do clube, que promete muito trabalho.
Liga Uberabense de Futebol e Funel promovem curso de capacitação para árbitro de futebol. Inscrição presencial na sede da LUF. Data de 10 a 16 de fevereiro dás 19h às 22h. As aulas teóricas serão a noite (regras do jogo). Aulas práticas, procedimentos no campo de jogo com apito e com bandeira. Aulas teóricas e práticas acontecem no sábado. Ciro Chaban Junqueira árbitro CBF é o mediador do curso. TRAVA.
TA CONFECÇÔES 28 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia