Mário Jorge Lobo Zagallo foi um brilhando jogador e técnico (Foto/Instagran-ZagalloOficial)
TOQUE DE PRIMEIRA
Não poderia deixar de escrever pelo menos algumas linhas falando sobre Mário Jorge Lobo Zagallo. Não o conheci pessoalmente, mas vi jogar contra o Uberaba SC em 1959 no estádio Boulanger Pucci, onde formou aquele ataque infernal com: Garrincha, Didi, Paulo Valentin, Quarentinha e Zagallo. Na partida, o camisa 11 foi o autor do drible mais sensacional do jogo: a jogada foi em cima do lateral Jamil, que caiu sentado. Na verdade Zagallo foi um vencedor como jogador e técnico. Começou jogando tênis e foi o bom na raquete, depois foi jogar no América; foi para Flamengo, fazendo parte de outro ataque de nível. Em 1958, durante a Copa do Mundo acertou seu contrato com o Botafogo, e por ali permaneceu até o fim da carreira. Também teve uma rápida passagem pelo Fluminense. Mas para brilhar ainda mais sua linda carreira passou a ser técnico de futebol e por onde passou ganhou títulos. Fez o maior sucesso jogando e dirigindo a Seleção Brasileira. Em campo faturou os títulos de 58 e 62. Como técnico foi incrível com mudanças nas escolhas de escalação em 1970. Em 1994 não deu outra; ao lado de Parreira foi brilhante. Então, a sua marca dentro do futebol foi registrada com sabedoria e inteligência. Foi um dos maiores vencedores. O moço das 13 letras sabia o que fazia. Em clubes também ganhou títulos. Lembro daquela vitória sobre o Vasco no Maracanã por 3 a 2, onde Petkovk, em cobrança mágica de falta, fez o gol da vitória do rubro-negro. Marquei presença nesta partida. Mas quando Nilton Santos morava aqui na “terrinha”, ficamos amigos e quase todos os sábados a gente se reunia na casa do amigo Evaldo Marco Antônio, que já foi morar com Deus. Muitas estórias eram contadas pelo grande craque. Sobre o Zagallo ele dizia que o “Velho Lobo” tinha parte com poderes ocultos, pois sempre que aparecia um jogador melhor do que ele, na posição, o cara machucava e Zagallo jogava. Pode até ser, mas Zagallo foi diferenciado, jogou muita bola e mereceu todas as homenagens e comentários positivos sobre a sua carreira vencedora, cheia de sucesso e muito brilho nas conquistas. Na verdade, Nilton Santos brincava muito e seu “papo” de bolero, era gostoso de ouvir. Duas frases ficarão marcadas pelo resto de nossas vidas: a do jornalista Léo Batista que diz: - “Só morre de verdade quem nunca mais é lembrado”. E tem aquela famosa do Zagallo: - “Vocês vão ter que me engolir”, bom, agora, essa fica para o plano celestial. Ainda vamos comentar muito sobre o astro, que nos deixou, mas sua lembrança não será apagada. Como foi bom ter Zagallo no nosso futebol. Vai em paz. Recordar é viver, sempre lembraremos de você. tem muitos craques te esperando no céu.
MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.
CANELADAS
Makarrão cheio de panca pergunta:
--- Karrapicho, você já fez algum gol?
--- Não. Só reformei...
Esse correu muito:
--- Que relógio lindo, onde comprou?
--- Comprei não, ganhei numa corrida.
--- Tinha muita gente participando?
--- Que nada. Só eu, o dono do relógio e dois policiais.
Lá estava um baiano capinando sentado num banquinho, quando passa um paulista e pergunta:
--- Que isso, baiano, capinando sentado?
--- Tentei deitado, mas não deu.
Makarrão, triste fala para o Karrapa:
--- Perdi o controle do carro.
--- Que isso, bateu?
--- Não, minha mulher aprendeu a dirigir!
ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 41 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. Quarenta anos construindo com Uberaba.
BOLA DE MEIA
Já era esperado, mas demorou muito a demissão do técnico Fernando Diniz da Seleção Brasileira. Quando ele apresentou sua proposta de trabalho, usando o mesmo esquema empregado no Fluminense, já deveria ser dispensado. Só deu vexame.
Não sei se Dorival Junior vai dar certo, pelo menos tem um esquema que corresponde a realidade. Caso tenha uma comissão ativa, pode fazer alguma coisa de bom. Pelo menos não é um técnico preguiçoso. Felipe Luiz poderia ajudar muito. Quem sabe.
Outra lenda que deixou o mundo da bola triste foi o falecimento de Franz Beckenbauer. Este foi outro que conquistou um mundial como jogador e como treinador. Beckenbauer morreu dormindo. Tinha 78 anos. Acordou no céu.
Menos o Fluminense que só volta profissionalmente no 23 deste mês todos o clubes receberam a volta de seus jogadores que estavam aproveitando férias. Agora é acelerar, pois os estaduais começam no dia 24. As torcidas estão com saudades.
Por outro lado, a Copa São Paulo de Futebol está chegando a segunda fase. Vem acontecendo goleadas, como também, clubes grandes se esbarrando nos pequenos. Mas acima de tudo é um torneio que alimenta esperança dos clubes e jogadores.
Com Hendrick e John Kenedy na Seleção Olímpica, Ramon Meneses começa os treinamentos preparativos para a difícil competição. Acho que desta feita a seleção tem um bom time, agora, depende do trabalho do técnico e sua proposta de jogo.
Santos foi obrigado a enviar emissário ao Japão, pois desconhece a multa de Fabio Carille. A direção do Peixe ficou surpreso com a situação e quer evitar pagar R$7.300 milhões ao V-Varem Nagasaki. A direção do Santos vai ter que conseguir um acordo.
O Santos precisando remontar o seu elenco, precisa de contratar, voltar a se estruturar, mas vê uma multa pelo Fabio Carille e um déficit de R$ 73 milhões no seu cofre. A queda do Peixe mostrou muita coisa errada. O grande problema é o de acertar.
Quando um grande clube de futebol não tem uma direção segura e confiável, o caminho é rebaixamento e dívidas enormes. Flamengo, Corinthians, Botafogo, Palmeiras, Vasco e Cruzeiro já passaram por isso e demoraram a se reestruturar.
Segundo informações o ex-atacante Eder Luiz, craque de Almeida Campo, depois de abandonar as chuteiras resolveu entrara na agricultura. Muito bom. Agora, fazendeiro trabalha com amor na nova proposta. Agora a vida é outra; mais saudável.
Não sei como anda o planejamento do Nacional, vamos aguardar o posicionamento da sua diretoria. Agora, o Uberaba SC de sede própria e constantes reuniões, o planejamento vem sendo trabalhado. Sete categorias estarão em ação. Pré-Mirim e Mirim ficam a cargo de Euripedes Piu. Infantil, Juvenil e Sub 20 ainda não foi resolvido. O time feminino está caminhando.
TA CONFECÇÕES 26 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita. TA Confecções é sucesso no mercado brasileiro.