NO BICO DA CHANCA

O dia que a espetacular Merceana encarou o Palmeiras

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 24/02/2025 às 22:05Atualizado em 26/02/2025 às 20:35
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Como gostaria de detalhar os componentes desta foto com a camisa da Merceana, que em jogo histórico empatou com o Palmeiras por 2 a 2. Não foi o Palmeiras de São Paulo, mas sim um adversário forte da região. Segundo informações, esse time da Merceana foi sensacional e era recheado de craques. Na verdade, mesmo quando menino cheguei a ver alguns destes jogadores a jogar bola. Muita classe, jogadas de deixar os torcedores felizes da vida. Foi também uma época que Independente, Fabrício, Nacional e outros clubes montavam ótimas equipes. Dizem que este jogo da Merceana contra o Palmeiras foi na inauguração do estádio “Nubor Facure”, como, também acredito que esteve cheio de torcedores, não só da Mereana como, também de outros clubes. Quem não queria ver Um Renatão, Brandão, Pé de Gancho, Domingão, Aylor e Olavo jogar bola, foram todos cracões e faziam até chover e não tinha essa de gramado super espetacular, as falhas na grama não faziam diferença, pois esse pessoal jogava até no “terrão”, levantava poeira e dava a volta por cima. O campo da Merceana o “Nubor Facure” era simplesmente charmoso e cheio de vida e com espaço enorme para a turma se ajeitar debaixo das mangueiras e na certeza que sempre uma manga caia para ser degustada. Depois deste time vi a Merceana com outras montagens e escalações de craques. Ninguém fala, o goleiro Osvaldo era muito bom e com ele, mesmo com aquelas bolas de “capotão” não tinha rebote. Tinha o Gilberto Macarrão, Sansão, William Pardi e tantos outros que escreveram suas histórias no time da camisa da verde. Mas na foto de hoje, e formação de 1949 (época) de craques que jogavam por amor a sua camisa. O senhor que está ao lado do Nenzão, não conseguiram me passar o nome, mas sem duvida deve ter sido o treinador, mas sobre o Nenzão dizem que jogou muita bola. Nenzico da mesma forma, e acredito que chegou a jogar no Independente. Eraldo, pelo nome, deve ter jogado a vida pela Merceana. João Catoco é outro que, ainda pelas informações sempre foi firme na sua linha média. Brandão foi famoso, estilo de jogo que resolvia com facilidade, se não informaram errado, disseram ter passado pelo Independente. Renato tenho certeza de jogou no alviceleste, inclusive foi um jogador firme e ótimo zagueiro. Pé Gancho foi excelente com a camisa esmeraldina. Agora, quem fez a fama de verdade foi o atacante Aylor; os mais criativos diziam que além de ter sido veloz e bom de bola, batia o corne e corria pra área pra cabecear. Ninguém chegou a ver, mas falaram. Domingão, atacante de raça, força e decisão; foi um daqueles centro avante que se desse moleza passava por cima dos beques (esse eu cheguei a ver jogar). Olavo eu cheguei a ver jogar: magrinho, muita técnica, bons passes e saia conduzir o meio campo. Passaram o nome final: Cabelo e Garito, Oswaldo, que sinceramente não sei, mas se está na foto somando com todos os craques é preciso de registrar. Recordar é viver, como é bom lembrar de coces.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

 MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Mais uma vez, Delair tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora, por que?

--- Logo agora que eu sonhava que o Neymar tinha oferecido aquele gol olímpico pra mim.

--- Continua dormindo. Vai ter mais.

Cúmulo da revolta:

É a do cara que mora sozinho e foge de casa...

Depois do jogo entre Vasco e Botafogo, o Makarrão soltou essa:

--- Se fores vascaíno, Deus te abençoe, se não fores, Deus te perdoe...

Karrapixo, inteligentemente, isso como sempre analisou e falou:

--- A sorte dos árbitros de futebol é que eles têm duas mães: a falsa vai para o estádio e a verdadeira fica em casa...

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

Naquele apagão na cidade de Betim, o Uberlândia usou o esquema vagalume, virou pra cima do Betim e merecidamente chegou à final do Troféu Inconfidência. Na outra partida, o Athletic voltou a ser superior ao Democrata, voltou a vencer e vai disputar o título com o Uberlândia. O primeiro jogo é no Parque do Sabiá.

Gabigol perde oportunidade dentro da área, chuta a bola pra cima do gol, nos pênaltis o América venceu por 4 a 2, tira as estrelas da sua frente e vai disputar o título com o Atlético, que voltou a jogar bem e bateu no Tombense. O pega vai ser bom.

Pelo Carioca, Flamengo faz 5 a 0 no Maricá, fica com o título da Taça Guanabara e vai em busca do Carioca. Em menos de dois meses o Mengão já faturou duas taças. Volta Redonda, mesmo perdendo para o Boa Vista, ficou segunda colocação e entra na semifinal, joga contra o Fluminense, que foi salvo pelo gongo.

O Botafogo que não ganha nem “bom dia”, apanhou do Vasco e foi eliminado do carioca. Com esses resultados a semifinal do Carioca ficou assim: Vasco enfrenta o Flamengo e o Fluminense encara o Volta Redonda. Incrível, mas o Fluminense passou

O Paulistão foi de pegar fogo, uma rodada que mexeu com todos envolvidos. A Ponte Preta apanhou do Bragantino e saiu fora. Novorizontino bateu no Botafogo e conseguiu chegar as quartas de final. São Bernardo apanhou do São Paulo, mesmo assim chegou na segunda fase. Corinthians e Guarani jogo para cumprir tabela.

Jogo difícil e bem disputado foi entre Mirassol e Palmeiras, em casa o time de Muralha jogou muito, mas foi derrotado e ainda assim, chegou as quartas de final. Noroeste e Portuguesa foi só para inglês ver. Agora, o Inter de Limeira não foi páreo para o Santos. Neymar jogou bem e encantou a torcida praiana. Teve gol olímpico.

A primeira rodada da semifinal final do Carioca será na sexta-feira com Vasco encarando o Flamengo e o Fluminense enfrentando o Volta Redonda. Só jogaço de bola. Já a semifinal do Mineiro acontece nos dias 08 e 16 de março. Coelho e Galo devem fazer uma super final. Criticam, mas o mequinha vem jogando bem.

No final de semana, um dia antes do “grito de carnaval” tem a primeira rodada das quartas de final do Paulistão. Podem anotar: só jogo de alto nível e sem favoritismo. Logo de “cara” o Santos encara o Bragantino. São Paulo enfrenta o Novorizontino. É cada parada de encher os olhos de quem só vai se divertir e sofrimento para os torcedores. A parada é a de enfrentar a situação.

Agora, completando os jogos de ida tem o forte São Bernardo recebendo o Palmeiras, vai ser jogo de pegada, quem bobear vai dançar. Outro jogo que pode dar Corinthians é contra o Mirassol. O Timão vem jogando bem, está cheio de buscas e quer brigar pelo título. A expectativa é saber quem vai colocar o bloco na rua...

No meio da semana, começando por hoje, na “Fonte Nova” tem o jogo da volta entre Bahia e The Strongest. Nessa, acredito muito no Bahia. Primeiro jogo ficou empatado em um tento. Ainda pela Pré-Libertadores, o Corinthians recebe o Universidade. É o jogo do desempate, que certamente vai ficar fácil para o time de Yuri Alberto.

O presidente do Nacional FC Lucio Vaz juntamente com o assessor Clébio Ferreira estiveram sábado, no programa “Toque de Primeira”, e afirmaram que o alvinegro tem planejamento para começar o ano, ou já começou colando a base para trabalhar, aliás, é o que já vem acontecendo. Profissionais gabaritados estão trabalhando para acertar o crescimento das categorias, que atingirão os profissionais.

TA CONFECÇÔES 28 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por