(Foto/Reprodução)
TOQUE DE PRIMEIRA
O que me chamou atenção nesse quadro com os gols de Pelé marcados jogando pelo Santos e não computando outros gols pela seleção. Em cada ano, muitos gols eram feitos pelo Rei, como jovem, ele foi capaz de marcar 100 gols no ano de 1959 com a camisa do Peixe. Foi um verdadeiro craque, vejam bem, não era um centroavante, daqueles que jogavam perto gol recebendo as bolas para conferir; Pelé foi um meia, daqueles que voltava para construir jogadas, levar a bola até o ataque. Foi uma época que os clubes não jogavam mais do que 30 partidas ao ano. Nos dias atuais, um clube com sequencia chega até 70 jogos no ano, e um atacante marca de 15 ou 25 gols ao ano e chama atenção até mesmo de toda Europa. Muitas vezes, chegando junho e julho um atleta marca 8 gols, é enaltecido pela imprensa, que nos noticiários esportivos abre a manchete: “Fulano já marcou 8 gols, é um verdadeiro homem gol. Mastreani, que jogou no América-MG, em duas partidas marcou sete gols para o América e foi o artilheiro do campeonato mineiro. Olha que por lá ainda tem Hulk e Paulinho do Galo. Então a gente começa a avaliar uma situação com outra e chega à conclusão que ainda falta um artilheiro que todos os anos balança a rede e sobe na carreira e aumenta o patamar. Na verdade, é uma comparação que nem devia ser analisada, entrei no assunto, justamente porque os números de Pelé foram superiores à dos grandes artilheiros daquela época. Ainda menino, em 1957, Pelé marcou 57 gols. Em 58 aumentou para 80. Agora em 1959, logo após a Copa do Mundo de 58, o Rei fez 100 gols. Em 60 marcou 62 gols. Em 1961, um ano antes do Mundial no Chile fez 110 gols, dizem que foi só para treinar para a copa. E no ano da copa de 1962, com menos tempo no Santos marcou 63 vezes. No ano seguinte aumentou os números e balançou o “barbante” 67 vezes. Em 1964, 58 gols foram conferidos. No ano de 1965, balançou a rede por 96 vezes. Em 1966 sofrendo muitas contusões marcou 30 gols. Bem melhor, no ano seguinte, ou seja 67, fez 56 gols. Em 1968 marcou 54 vezes. Já no ano seguinte passou 68; em 1970 ano da Copa do Mundo no México, praticamente no fim de carreira, ficou a serviço da seleção e pelo Santos fez 48 gols. Em 1971 fez 29 gols, em 1972 aumentou para 50 gols. Aí veio a sequencia de fim de carreira no Santos: Em 71 guardou 29 gols, 72 foram 50 gols; em 73, marcou 52 e fechando seus jogos pelo Santos, isso em 1974, foi um artilheiro comum: 20 golzinhos. Foi neste ano que o Rei do Futebol veio jogar contra o Uberaba SC no Uberabão, quando aconteceu um pênalti contra o USC, Saraiva pediu para o Pelé bater; ele não quis; Saraiva fala que ele ficou temendo que o Saraiva pegaria o pênalti: “Kkkkkkkk”. Olha desse montão de gols que o Pelé fez, fui feliz e comtemplado com 14 gols; doze deles em Ribeirão Preto. Momentos felizes. Recordar é viver, como é bom lembrar do Pelé.
MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.
CANELADAS
Mais uma vez, David Augusto tenta acordar o Karrapixo:
--- Acorda Karrapixo, acorda.
--- Você veio me acordar logo agora.
--- Logo agora porquê?
---Logo agora que pagava um almoço pra mim.
--- Então pode continuar dormindo, senão vai morrer de fome.
Um repórter por força de habito perguntou ao árbitro do jogo entre Juventude e Flamengo:
--- Hoje você vai atuar na retranca ou no ataque?
No intervalo de uma partida pelo campeonato brasileiro, o repórter perguntou ao técnico se ele pretendia fazer alguma substituição:
--- Eu gostaria de substituir o árbitro...
O jogador Messi tem muito cuidado com seu corpo. Mais cuidado do que um nudista tem quando passa pelo meio de uma cerca de arame farpado...
ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.
BOLA DE MEIA
Uberaba SC está de técnico novo. Tiago Oliveira, com Curriculum bem construído, firmou compromisso com Rodrigo Alcino para dirigir o Colorado no certame da Segunda Divisão de Minas. Gerente de futebol é outro que está apalavrado e já vai dar as “caras” por aqui. A expectativa é a de fazer o time forte e vencedor.
Com toda sinceridade, gostaria de falar do Nacional, mas por lá as noticias não saem mesmo. Tem gente dizendo que o alvinegro está guardando boas surpresas, espero que seja verdade. Já imaginou a cidade com duas forças capazes de ter o acesso?
Além da primeira partida da decisão dos Juniores entre Vila Nova e Campo Florido na tarde de sábado, que promete ser um jogo de nível superior, o Uberabão vai ser palco da estreia dos Juniores do USC no campeonato mineiro da categoria. O adversário é o Manchester. Vamos ver as novidades comanda pelo Denis Alacoque.
A direção do Uberaba SC esteve reunida com a prefeita da cidade, vários assuntos foram colados. O clube vermelho e branco, levou até Elisa Araujo propostas de trabalho e naquilo que a prefeitura precisava saber sobre o que o clube de Dejair Batista Barranco pretende para movimentar a cidade com nova ideia e direção.
A noticia sensacional foi a que a cidade já começa a falar com entusiasmo, até mesmo com alegria: é a volta do clássico da cidade. Na primeira fase, são dois duelos; o primeiro é no dia 7 de setembro, isso quer dizer que o derby será uma parada. Desde que entendo por gente, esse duelo mexe com a cidade e deixa o torcedor naquela expectativa de bom jogo: “Mão preta”, não “abre mão” de se organizar do lado oposto das cabines de rádio. Bons tempos estão de volta.
Policiais Federais cumpriram onze mandados de busca e apreensão sobre uma partida entre Inter de Limeira e Patrocinense realizada no dia 1º deste mês em Limeira, o Inter ganhou o jogo por 3 a 0. Segundo a PF, há indícios de que apostadores tinham conhecimento do que poderia acontecer. Como estava escrito nas estrelas, o Patrocinense perdeu o primeiro tempo por 2 a 0. Que fase essa do Patrocinense? O time de Patrocinio vinha brilhando, depois caiu de chapa.
Ontem teve mais uma rodada empolgante do Brasileirão. Tudo começou com o duelo entre Botafogo encarando o Bragantino. Acredito que foi um jogo brilhante. Cruzeiro e Athletico/PR no Mineirão, a Raposa teve que jogar muito para apagar aquela goleada que tomou do Bahia. O que aconteceu com o Grêmio em Goiânia?
Juventude no maior entusiasmo esperou o Flamengo. A casa esteve lotada. É bom frisar que o Mengão estava um bom tempo sem vencer o Juventude. Não sei como ficou, mas o Mengão passou apertado. Acredito que o Corinthians não brincou com o Cuiabá, mas foi aquela parada. Bahia e Vasco foi outro jogo bem disputado.
Pra hoje ficou o Fluminense sem Diniz, mas com Marcão no comando, acredito que Marcão pode dar nova vida o time, ele sabe muito de como fazer o time jogar. O Vitória deve jogar tudo: precisa de ganhar. E o São Paulo pega o Criciúma, que chega no Morumbis com muito gás em busca de três, ou até mesmo um ponto.
E a Copa América teve a primeira decepção do Brasil. Empatar com aquela “baba” da Costa Rica foi o fim do mundo. Peru é outro que está depenado e não vai ganhar de ninguém. Argentina joga sério, com personalidade e busca a vitória. Sério candidato ao título. Uruguai é outro que está bem organizado e cheio de vontade. Hoje tem Panamá enfrentando os EE UU e o Uruguai pegando a Bolívia.
Amanhã, a favorita Colômbia joga contra Costa Rica, venceu já pode passar para outra fase. O Brasil vai ter que lutar e jogar muita bola, arrumar seu ataque, ser consistente na defesa e criativo no meio; tudo isso para tentar vencer o Paraguai. Esta partida pode valer classificação. É a prova dos nove. Vamos Vini Jr.
TA CONFECÇÔES 27 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo.