NO BICO DA CHANCA

O Independente de 67 foi campeão do ano ou não?

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 10/05/2024 às 17:15Atualizado em 13/05/2024 às 18:59
Compartilhar
 (Foto/Arquivo Pessoal)

(Foto/Arquivo Pessoal)

TOQUE DE PRIMEIRA    

 Quem lembra do Juvenil do Independente de 1967? Foi campeão do ano ou não? Quem mandou a foto não falou sobre a campanha deste time que tinha bons jogadores e acredito que Peroba era treinador, mas dizem que Miltinho Brahma dava seus pitacos na escalação. Foi ano que ainda o Juvenil era o charme da cidade e levava bons públicos aos estádios. O futebol era de alto nível, quem não era craque pelo menos procurava fazer bem feito. Sempre acompanhei o Independente, mas depois que passei a escrever sobre o futebol amador da cidade e com uma equipe sensacional cobrimos todas as categorias, aliás, eram apenas duas: Juvenil e Amador. Em 1967, o Independente foi campeão amador da cidade, o time cadete venceu o Tiradentes na final por 1 a 0, acredito que o gol foi do Fernandinho, outros dizem que foi do Agnaldo Cebinho, e o jogo foi no “Boulanger Pucci”. Agora, sobre este Juvenil, acredito que não foi dos melhores, mas tinha apoio da torcida e das “cornetas”. Todos jogos eram bem difíceis, mas o Independente tinha no Fabricio o grande rival, pois os jogos eram pegados, isso no Antônio Dal Sechi” ou no Glayer Leite”; hoje essa rivalidade deu uma caída de pelo menos 60%, acho que fez mal ao processo futebol. Na foto que a coluna posta hoje estão: Joãozinho, garoto que não seguiu na bola e nem amador chegou a jogar. Wagner, o grande Mura, zagueiro que chegava junto e botava moral na “cozinha”. Vem o zagueiro Lé, este foi craque, jogou muita bola e chegou ao profissional do Independente, Uberaba, no Crac de Catalão e no Fluminense de Araguari. Pinguim, apenas jogou na base, não deu sequencia a carreira. O baixinho e encrenqueiro Mexicano, que jogava no meio campo, mas fora das quatro linhas dizia ser o “Marcelinho pão e vinho”, sempre tentando conquistar as meninas do bairro. Luiz Antônio foi o goleiro deste time, mesmo sem muitos elogios, jogava bem e cumpria seu papel. Roberto foi outro que parece ter parado de jogar neste time. O massagista Vicente foi outro que trabalhou pouco no clube cadete. Agnaldo Cebinho foi um jogador diferenciado com dribles desconcertantes e jogadas diferenciadas. Também jogou no amador. Fernandinho, craque pela ponta direita, o moleque dominava fácil, driblava bem e batia com maestria na bola. Armando, atuava na zaga e chegava junto e fortalecia a defesa. Ricardinho jogador técnico que trabalhava a bola com alegria e ajudava seus companheiros. Nardo, sua verdadeira posição foi zagueiro central, mas gostava de jogar mais frente. Batia forte com a perna esquerda e já marcou gol do meio campo; só não vou falar o nome do goleiro porque ele vai ficar com raiva. Nos dias hoje, Nardo, é fazendeiro e cuida bem do seu gado. A foto fecha com Carlos Antônio, ponta direita rápido e chutava forte; sua força e vontade superava a técnica. Foi uma turma boa de bola. Recordar é viver, como é bom lembrar de vocês.   

     

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto             0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme      Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

 CANELADAS

  Mais uma vez, David Augusto tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora porquê?

---Logo agora que sonhava que namorava uma sereia.

--- Então pode continuar dormindo, sua baleia...

 Na Barra da Tijuca, Tite passa pelo Karrapixo:

--- Epa, Karrapixo!

--- Hepatite...  

  Um visitante do Jardim Zoológico notou que um dos guardas soluçava baixinho e perguntou o motivo e foi informado que o elefante tinha morrido.

--- E o guarda gostava muito dele?

--- Não. É porque foi escalado para enterra-lo.

 E aconteceu quando o Karrapixo veio da roça e não conhecia o sanduiche “cachorro-quente”, quando comprou um viu uma salsicha no meio do pão, falou encabulado, para o vendedor:

--- O senhor não podia botar no pão um outro pedaço do cachorro?

 ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO:  41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente.

 BOLA DE MEIA

Com mais alguns resultados dos jogos da Sul Americana e Libertadores, ficou provado que o Flamengo é mesmo o patinho feio da competição.  Na Sul Americana teve goleada do Athletico/PR, vitória do Cuiabá e fechando com o Bragantino carimbando o Racing. Isso mostra a raça do nosso futebol frente aos rivais.

Pela Libertadores, vimos o Botafogo cozinhando a LDU Quito, com um placar justo. O São Paulo jogando com alegria e ganhando bem do Cobresal. Depois o Palmeiras goleou o Liverpool com sobras. O Fluminense, no peito e na raça conseguiu atropelar o Colo Colo. Manuel foi o nome do jogo. Sensacional.

Incrível mesmo, e não gostei, foram da opinião de alguns colegas que criticaram o Fluminense, o time de Diniz soube jogar no peito e na raça e conseguiu vencer o jogo. Agora, ninguém abre o microfone para criticar o Flamengo, time caro com futebol barato, joga errado, é previsível e decepcionante. Não entendo mesmo.

Virando a chave, o Flamengo pega o Corinthians no Maracanã. Pode ser o jogo do alivio como também do aumento da crise. De qualquer maneira, Tite deve pedir para sair. Se não conseguiu fazer o Flamengo jogar em oito meses, de uma hora pra outra é que vai ser difícil. Pedro não anda jogando nada, Luiz Araujo é outro, como também Bruno Henrique, que tem muita “marra”, mas infelizmente sumiu.

Amanhã tem Palmeiras em jogo aparentemente difícil contra o Athletico/PR; Fortaleza esperando pelo Botafogo de Junior Santos. Em Goiânia o Cruzeiro deve aproveitar a boa forma para encarar o Atlético/GO. Parada torta vai ter o Bahia, que mesmo em casa tem o Bragantino pela frente. Nessa é coco ou cocada...

No “São Januário” o bicho vai pegar com o duelo Vasco e Vitória com ambos precisando de vencer. Nessa, pelo que vem jogando, acredito no Vasco da Gama. Na segunda-feira, o duelo entre tricolores chama atenção. O jogo marcado para o Murumbis deve ser o momento para as duas equipes mostrar aquilo que sabem.

 Com apenas três jogadores atuando no país, Dorival Junior convocou os jogadores que vão defender o Brasil na Copa América. Bento, ótimo goleiro do Athletico/PR; Guilherme Arana, do Atlético/MG que voltou a sua forma ideal, por sinal está jogando muita bola. O jovem atacante Endrick, do Palmeiras que atravessa ótima forma completa o trio de convocados. É buscar a Copa América.

 Esta tarde tem os jogos de ida da semifinal do Máster “A”. A certeza é de dois jogos sensacionais. São quatro equipes fortes e cheias de craques. Vila Nova recebe o bom time do Sete Colinas: é uma partida que não pode bobear. No “Zé do Tiro”, tem Bonsucesso encarando o Fabricio. Não tá fácil pra ninguém. Completando os jogos do sábado, tem a rodada do Juniores. Beira Rio joga contra o Nacional.

Amanhã bem cedinho a bola começa a rolar com as semifinais do Infantil e vai ser cada jogo de deixar os torcedores sem folego. O Independente recebe o bom Vila Esperança, e lá no “Jales Junior” o Flamengo bate de frente com o Fabricio. A grande verdade é a de que não tem favorito: quem errar dança.

Logo após as emoções do Infantil tem mais uma rodada do Amador “B”, na busca de voltar a primeira divisão. Santa Fé pega o Havai; Aliança encara o Vila Militar, Costa Telles enfrenta o Madureira, Água Compridense recebe o Villa Planalto, Ponte Alta espera se dar bem contra Ipiranga e Olimpico e Leblon se enfrentam.

Torcedores do Colorado ainda estão muito preocupados com a administração do clube, que ainda, oficialmente não passou a ser SAF, mas Mario Renato Assunção Palmério garante que não vai ter problema e tem até o final de julho para colocar a casa em ordem. A Furacão Colorado começa a se preparar.

TA CONFECÇÕES 27 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais e colegiais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por