TOQUE DE PRIMEIRA
Como a cobrança de torcedores do nosso futebol continua, é bom a gente falar um pouco sobre os nossos clubes do passado. A década de 60 foi muito rica para o nosso futebol, onde Independente, Uberaba SC e Nacional jogavam a Primeira Divisão do Mineiro. Meio de semana e aos domingos, sempre a bola rolava por aqui. Quando os jogos de Independente e Nacional eram à noite, o palco era sempre o “Boulanger Pucci”. Por incrível que pareça, a dupla: Elefante e Cadete sempre jogavam bem no estádio do USC. Os resultados positivos aconteciam. Recebi uma foto do nosso Independente, time formado para jogar o certame da Federação Mineira de Futebol de 1968, tinha ótimos jogadores, mas essa foto mostra que, pelo menos, oito atletas eram da cidade. Esse time da foto fazia a bola rolar de maneira tranquila e confiante. Contra os adversários do interior o “bicho” pegava. Agora, contra Cruzeiro e Atlético, nem sempre acontecia um resultado apertado ou até mesmo um empate, pois na maioria das vezes, principalmente no Mineirão, as goleadas aconteciam; por aqui a barra era mais pesada. Mas nada tirava o brilho dos espetáculos. Vemos na foto que inicia com o zagueiro Lé, que atuava com muita categoria, sabia se posicionar e marcar. Victor Hugo, moço que veio do Bairro Abadia, apareceu no estádio “Antônio Dal Sechi”, treinou, agradou e assinou contrato. Foi bom de bola, pena que um acidente com moto tirou a sua vida. Belmar, outro craque do Grande Abadia, foi um lateral de qualidade: veloz e bom marcador. Marcenal, muita qualidade no meio-campo e pelos lados do campo. Ele foi jogador do USC e se transferiu para o Azulão. Em seguida, aparece o zagueirão de muita qualidade: Jarbas Cury. Era raça e sempre com vontade de vencer. Ele e Lé formavam uma zaga competente. O goleiro Netinho tinha ótima colocação na meta e dava muita sorte. Noé foi um jogador que saiu da várzea para brilhar com a camisa azul e branca. Depois foi jogar por vários clubes do interior do país. Victor Celso também brilhou no time Cadete, depois foi para outro estado, hoje está de volta a terrinha. Bill foi outro que veio de outra cidade, mas encaixou na escalação e ficou uns dois anos. Zezinho, este jogava muita bola e foi a sensação do Independente, principalmente quando jogava ao lado de Nena e Dedé, mas ambos foram vendidos. Zezinho, que era chamado de Magrela, foi craque, depois mudou-se para São Paulo, onde, com a vida tranquila, permanece na capital paulista. Pela ponta esquerda está o inesquecível Zé Humberto: jogador que tinha muita facilidade de driblar os adversários. Era rápido e sabia fazer os cruzamentos, que, na verdade, eram passes precisos. Jogou no USC e em outros clubes do interior de São Paulo. Recordar é viver, como é bom relembrar de vocês. Saudades. História linda.
Time de respeito do Independente em 1968 (Foto/Divulgação)
Jarbas Cury e o sobrinho Ivinho (Foto/Divulgação)
O craque Lé (Foto/Divulgação)
MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. WastsZap 9.9918-0717 Visite nosso showroom e realize seu sonho de ter uma moto 0 quilômetros. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.
CANELADAS
Coisas de culinária que envolvem nosso amigo sumido:
--- Karrapixo, onde você foi almoçar?
--- Foi naquele restaurante do centro, mas procurei e não encontrei nosso amigo Makarrão. Tinha de tudo, mas nosso amigo sumiu até do rodízio...
No Bar Brasil dois amigos tomam uma cerveja:
--- Vai mais um copo?
--- Manda ver.
--- Com espuma ou sem espuma?
--- Cerveja sem espuma é igual mulher sem perfume: bão também.
Troca de cantadas inusitadas. O rapaz chega no ouvido da menina e fala:
--- Quer namorar comigo?
--- Claro que não.
--- O que te perguntei mesmo?
--- “Quer namorar comigo”?
--- Quero não. Viu como o mundo dá voltas?
Um idoso de 80 anos casa com uma jovem de 20 e, na festa de casamento, um amigo pergunta:
--- Então, como vê aqui ao lado desse mulherão?
--- Quer saber mesmo? Parece uma orelha de vaca.
--- Orelha de vaca! Como assim?
--- Sim. Longe do sexo e perto do chifre...
ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 40 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.
BOLA DE MEIA
Os campeonatos Paulista e Carioca começaram sem as presenças dos titulares de Botafogo, Flamengo e Fluminense. O Mengão já escalou os titulares. O Fogão entrou com tudo só nesta semana. Agora é a vez do Fluminense. Os paulistas Santos, Palmeiras, São Paulo e Corinthians começaram a escalar suas forças. Isso é muito bom.
Frases envolvidas com o nome Pelé: “Subimos juntos, fora do tempo para cabecear uma bola. Eu era mais alto e tinha mais impulsão. Quando desci ao chão, olhei pra cima, perplexo: Pelé ainda estava lá, no alto, cabeceando uma bola. Parecia que podia ficar no ar o tempo que quisesse”. (Facchetti, zagueiro italiano na Copa do Mexico em 70).
A Copa São Paulo de Futebol Junior está na reta final. Neste sábado, o Palmeiras encara o Goiás. Este jogo promete emoções. Como, também, a partida de domingo, onde América/MG com seu futebol ofensivo tem pela frente com o Santos. Jogaço de bola.
Depois do disse me disse no Tribunal de Justiça Desportiva, o certame das Minas Gerais começa. Neste sábado, o todo poderoso Atlético encara a Caldense. A partida é no Mineirão. Já o Cruzeiro viaja até Patrocínio e enfrenta a equipe local.
Ainda tem Athletic jogando contra o Tombense. Amanhã o Pouso Alegre bate de frente com o América, este jogo pode ser equilibrado. Por outro lado, tem o duelo dos Democratas. Vai ser em Valadares.
Por outro lado, o Cariocão, que vai ter o Flamengo com time principal e o Nova Iguaçu como adversário, abre neste sábado mais uma rodada. A expectativa é de o time mostre mais futebol. Portuguesa e Bangu no estádio da Lusa completam os jogos deste sábado.
No domingão carioca, além da praia, os torcedores devem comparecer aos estádios para assistir os encontros entre Resende x Boa Vista; Volta Redonda x Audax. Ainda tem Madureira enfrentando o Fluminense.
“Jogava com grande objetividade. Seu futebol não admitia excesso, enfeites e nem faltas. Ele quase não fazia embaixadas, não driblava pelos lados, mas sempre em direção ao gol. Quando tentava derrubá-lo, não caia, devido a sua estupenda massa muscular e equilíbrio”. (Tostão sobre Pelé).
Portuguesa e Bragantino abrem a rodada do Paulistão. Inter de Limeira quer surpreender o Corinthians. Em Ribeirão Preto, o Botafogo espera pelo Mirassol. Água Santa vai jogar tudo pela primeira vitória. Ferroviária recebe o Santo André e o Guarani quer marcar sua segunda vitória contra o Ituano.
São Bernardo quer engrossar o caldo contra o Santos, que deve jogar bem e acertado para não ser mais uma vez um “peixe frito”. Agora, o clássico entre Palmeiras e São Paulo vai ser aquele jogão. É o primeiro clássico do ano. O Palmeiras está organizado, o São Paulo em montagem. Vai ser aquele pega.
Ainda sobre o Curso de Formação de Árbitros, os interessados podem se inscrever pelo site: mrdicardi.com/lufarbitragem – é uma oportunidade de trabalho na prestação de serviços na arbitragem para os jovens no esporte de Uberaba e Região. Vai ser de 31/01 a 10 de fevereiro. TRAVA.
TA CONFECÇÕES 26 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – Whatzapp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita.