NO BICO DA CHANCA

O melhor de três do clássico UberNal em 1972

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 07/12/2023 às 00:23Atualizado em 08/12/2023 às 21:39
Compartilhar
 (Foto: Arquivo)

(Foto: Arquivo)

TOQUE DE PRIMEIRA

 Acredito que eu tenha falado sobre este time do Nacional de 1972, que jogou uma melhor de três com o USC, onde o vencedor teria o acesso a primeira divisão do campeonato mineiro daquele ano, olha que foi um ano de muitos jogos brilhantes no estádio Uberabão, que seria inaugurado no mês de junho com uma série de partidas com a Seleção Brasileira profissional e Olímpica, depois Flamengo, São Paulo, Atlético, Cruzeiro, Botafogo/RJ.

Nacional também fez parte da inauguração, como também Uberaba SC e Independente. O combinado Uber/Nal foi outra atração. Mas esse time do Nacional enfrentou o Uberaba SC, em uma melhor de três; quem vencesse jogaria o certame mineiro no ano da inauguração do estádio “Engº João Guido”.

Foram três Partidas interessantes, como neste derby da cidade nunca teve um favorito, Nacional venceu a primeira, Uberaba SC venceu a segunda e foram para a terceira e decisiva partida; jogo à noite no estádio “Boulanger Pucci”, que esteve lotado, com as duas torcidas pedindo a Deus para nada dar errado, mas nessa, Deus protege para ninguém se machucar, agora placar de uma partida não tem jeito. A partida foi bem disputada com cada clube tentando marcar seu gol. Mas em uma jogada do ataque alvinegro, Gibe balançou as redes do Colorado. Foi daí pra frente que o Colorado partiu pra cima, e chegou ao empate; o gol foi do volante Fabinho.

O tempo passou e o empate levou a decisão para os pênaltis: haja coração! Aquele gol que ficava do lado dos bambus foi testemunha da felicidade dos torcedores do Expresso e tristeza pelo lado do Zebu. Na época, o jogador escolhido para fazer as cobranças da marca fatal batia três pênaltis cada. Tinoco foi encarregado de fazer as cobranças pelo lado do Nacional: não deu outra: converteu as três cobranças. Foi aquele alívio, mas os torcedores do USC não sentiram tanto, pois, Naim em grande forma, foi o escolhido do Zebu. Aconteceu o que ninguém esperava:  Naim veio para a bola e chutou nos braços do Luizão. O mundo veio abaixo.

Muitos torcedores não acreditavam naquilo. A direção do USC ficou chocada. Mas o Nacional foi o primeiro clube a jogar o certame mineiro no Uberabão. Mas no jogo que eliminou o USC, Vadinho e Valtinho estavam no Nacional, ambos torciam para o time vermelho e antes dos pênaltis perguntaram Valtinho se queria bater os pênaltis, ele saiu fora. Mas depois dessa, o Uberaba deu uma reforçada no time e ficou um ano sem perder um jogo sequer; foi campeão invicto da segundona e do Torneio Santos Dumont. A lição foi bem aproveitada. Na foto, que um torcedor pediu para publicar tem: Carlinho, Luizão, Jackson, Marco Aurelio, Vadinho e Pacu. Agachados tem o Massagista Costinha; Gastão, Luiz Cecilio, Tinoco, Marcelo e Gibe.

No mesmo ano, ainda na inauguração do Uberabão as duas equipes voltaram a jogar, o placar foi empate sem gols, mas o “pau comeu” na zona do agrião do USC, onde houve um desentendimento. Não vou citar nomes, mas Luiz Cecilio estava no meio da confusão. Acho que Saraiva foi outro que defendeu seu clube. Hoje são todos amigos. É bom frisar que em todas as festinhas estão juntos. Espero que o leitor Alexandro Reis que reside em Assunção do Paraguai, e Abilio Alves que hoje reside em Florianópolis parecem serem torcedores do Nacional, tenham ficado felizes. Recordar e viver, como é bom lembrar de você.

        

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto             0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme      Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone             é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

 CANELADAS

Futebol e as profissões:

Um mestre cuca: “Com tantas PANELAS só tínhamos que perder”.

Um pintor de quadros: “E com rápidas pincelas falarei da atuação do QUADRO”.

Um carteiro: “Nosso goleiro fez defesas de grande PORTE

           

E vem o Karrapixo e solta essa:

--- Pior que não ter onde cair morto, é não ter onde ficar em pé vivo...  

 Karrapixo está tirando umas baforadas no charuto quando alguém pergunta:

--- Você fuma charuto?

--- Não, estou treinado para ser Pai de Santo!

  

O pai furioso chama a filha para uma conversa séria:

--- Não gostei do seu namorado. Ele é grosseiro e incrivelmente burro.

--- Ah, meu pai, o Bira é muito mais inteligente do que você pensa. Faz apenas nove semanas que estamos saindo e ele já me curou daquele sangramento que eu tinha todo mês...  

 ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção.      Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 40 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. Quarenta anos construindo com Uberaba.

 BOLA DE MEIA

Caso o Fluminense não tivesse escalado um time reserva para jogar contra o Palmeiras e ter perdido pela contagem mínima, ontem poderia ser tudo diferente. Três clubes estariam brigando pelo título. Então a 38ª rodada começou com Palmeiras campeão e quatro clubes brigando por três vagas no G4. Lamentável.  

     Atlético/MG, Flamengo, Grêmio e Botafogo buscaram vagas para jogar a Libertadores, começando na fase de grupos. Não sei se o Bragantino conseguiu. Todos eles tiveram jogos complicados.  Em Salvador o Atlético pegou o desesperado Bahia.    

     No Morumbi o Flamengo buscou pelo menos um empate para se garantir; o São Paulo jogou tranquilo. Já o Grêmio pegou “barra pesada”, desta feita encarou um Fluminense completo. Botafogo foi outro que deve ter encontrado dificuldades diante do Internacional. O Bragantino enfrentou um Vasco da Gama no tudo ou nada.      

       Agora, no Z4, todo acompanhamento ficou em cima de Santos, Vasco e Bahia. Mas a situação mais apertada foi a dos baianos que precisou de jogar para ganhar e torcer para Santos e Vasco não pontuar. Agora, o Bahia encarando o Atlético de Felipão, precisou de jogar bola, e de ter muita sorte.

      Acredito ainda este ano a SAF/USC inaugura sua sede e loja na Av. Leopoldino de Oliveira (ACIU). O projeto é dos melhores. O local nem se fala. É Uberaba SC se organizando para o futuro. Agora é arrumar a casa; depois vem a mobília e mais tarde, com conhecimento chega os habitantes.

       Sem falar nos dois CTs que estão sendo organizados. O “Saulo Castro” passa por reforma. O local estava abandonado e depredado. Breve, com dois campos, vai receber a base. Talvez o futebol feminino passe por lá. Vamos aguardar é por pouco tempo.

        Mas a nota de felicidade por parte do Rodrigo Alcino é a de ter voltado para o USC desta feita SAF. Não só Rodrigão ficou feliz, como toda torcida do Zebu. Mário Renato Palmério Assunção ficou feliz com a chegada do Rodrigo. É abraçar a causa e partir para um futuro bem próximo.

       O desportista está no aguardo de duas partidas que fecham o ano do futebol da Liga Uberabense de Futebol. Sabado tem os craques do Sênior com Gustavo Piau, Teco Adriano Zoi, Cafu, Rubinho e outros bons ex-jogadores. Na primeira partida ninguém marcou. Tudo ficou para o “Zé do Tiro”.

       No domingo, provavelmente às 09h da manhã será vivida a partida que vai apontar o campeão Juvenil da cidade. No jogo de ida, o time de Edson Frazão venceu o Fabricio de Neto Masson e Alemão por 3 a 0. A é vantagem do Bom Retiro.

       Hoje a torcida do Palmeiras amanheceu feliz e comemorando o 12º título de todos os Brasileiros. Fazia tempo que um técnico não se encaixa e se dava bem com um elenco como aconteceu com Abel Ferreira. Um grupo pronto para conquistas.     

      O Uberlândia apresentou na tarde de terça-feira o elenco e comissão técnica para encarar o campeonato mineiro/24. À primeira vista parece ser todos com aquele olhar de comprometimento. Tomara que consiga se acertar dentro e fora de campo. Felipe Conceição tem boa rodagem e sabe das coisas. É trabalhar. TRAVA.

      TA CONFECÇÕES 26 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita. TA Confecções é sucesso no mercado brasileiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por