NO BICO DA CHANCA

O USC de 1945 foi a maior força do futebol no Triângulo Mineiro

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 18/07/2025 às 20:50
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

TOQUE DE PRIMEIRA

Imaginem o este time do Uberaba SC de 1945, que na verdade foi a maior força do Triangulo Mineiro, olha que na mesma época o Uberlândia estava na parada, tinha também o Araguari e seu rival o Fluminense da mesma cidade. O Nacional estava começando e prometendo ser uma das forças da cidade, como, também o Independente. Imagino a importância de cada jogo destes clubes, que jogavam os certames da cidade e do Triangulo e ainda enfrentavam em amistosos os clubes do Alto Paranaíba como Araxá, Mamoré e a URT. Não sei tinha a Patrocinense. Não vivi essa época, mas imagino como eram os duelos e rivalidades que nasciam e cresciam a cada dia. Aos sábados, Ramon Rodrigues, Luiz Roberto e as vezes eu marcava presença em algum boteco e o ouvia o Netinho, contar o que se passou nestes anos da bola de “capotão”, que ainda tinha a câmera de ar com aquele bico para receber o ar para enchimento da bola, que pesava um pouco além da conta. Então, Ataliba Guaritá Neto, o Netinho falava sobre os jogadores da época, pra ele não tinha nenhum ruim de bola. O tempo para treinamentos era pouco, os jogos, muitos com campos praticamente abertos recebiam, aos domingos partidas interessantes e públicos que já gostavam de ver a bola rolar. Botelho, pouco ouvi falar deste jogador. Antero, não sei se é aquele que tinha um bar na rua Padre Zeferino, acredito que não é o mesmo. Marinho, também não cheguei a conhecer. Nino foi outro que só fiquei no de ouvi falar. Nego, da mesma forma, mas seu nome foi comentado. Haroldo, o nome é de becão; se tá na escalação é porque sabia tratar da bola. Gabardo, tinha mais um irmão ou dois não me lembro que fizeram um ataque com Gabardo, Gabardinho e Gabardão. Não sei se foi verdade, mas o Gabardo o conheci quando trabalhou de ferreiro na rua Henrique Dias, ele falava muito sobre o time do USC e contava histórias, isso a gente fazia uma rodinha em volta para ouvi-lo, falar de jogadas e gols. Netinho, veio do Rio de Janeiro, foi centro avante do Fluminense Carioca e chegou com toda bagagem, mostrando toda sua categoria. Nessas saídas de sábado para tomar uma, Netinho contava a história de cada um dos seus companheiros de clube e o que passou durante a sua participação no time do Colorado. Depois da bola, Netinho se tornou jornalista e trabalhou na rádio PRE 5 e jornal “Lavoura e Comercio”. Seu programa na rádio “Crônica ao meu dia”, foi o maior sucesso no rádio. Agora, não sei se foi craque, mas dizem que foi. Otacílio foi outro que ouvi falar, que foi bom jogador, não corria muito, mas controlava a pelota com carinho. A foto fecha com Barros, este jogador fez a festa, muita gente, claro os das antigas falavam bem deste jogador, principalmente o Netinho, que recebia muitos cruzamentos e aproveitava a maioria. Então, Barros foi o nome da camisa onze vermelha. Não sei se este time chegou a ser campeão de alguma coisa, pode ter sido da cidade. Mas de qualquer forma é uma lembrança maravilhosa: Recordar é viver, como é bom lembrar de vocês.

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Mais uma vez, Carlão tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora, por que?

--- Logo agora que eu estava sonhando e vibrando com o gol do Neymar.

--- Pode acordar, foi realidade.

Aviso ao Karrapixo torcedor do Santos:

--- Torcedor de time ruim, quando seu time ganha de um time bom, tem que comemorar rápido, pois alegria dele é como carnaval: só dura três dias...

Um torcedor do Botafogo fala com outro:

--- O vento que atrapalha o nosso time sai do apito do árbitro.

Karrapixo chegou para o Makarrão, torcedor do Vasco e falou:

--- A única maneira de seu time perder menos, é jogar menos...

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

O garotinho uberabense Lauender, se não me engano é sobrinho do Marcinho Coreia, se for, é de família boa de bola. Pois é, ele está fazendo sucesso no time sub 14 do Flamengo. Me passaram um vídeo e o molequinho só mandando a bola pra rede. O que desejo é muito sucesso, brilhe no meu Flamengo. E por falar em Flamengo, o Sub 20 do clube goleou os profissionais do Leverkusen por 5 a 1, isso mostra a força da base do Mengão, que tem bons jogadores e se prepara para o Mundial.

As coisas no mundo da bola estão mudando e cada semana a gente vê quem sofre de verdade com seu clube do coração, a torcida vem agido para tentar mudar tudo. Quero dizer que as torcidas estão interferindo junto as diretorias e jogadores para cobrar um melhor trabalho. Nas capitais isso já é normal. Aconteceu aqui na terrinha e agora chega até Patos de Minas e com o tradicional Mamoré. Vamos ver o que vai dar.

Pelo modulo II, que está chegando ao fim, hoje tem os duelos entre North Esporte encarando o Patrocinense, que está zerado em pontos. E Mamoré recebendo o Ipatinga. Segundo dizem que se o Mamoré perder o jogo o time da terra do aço, encosta na URT e leva a decisão do acesso para Ipatinga. Acho difícil, mas não impossível derrubar a URT. O time atravessa ótima fase e o certame não é boas equipes.

Pelo Brasileirão da Série “B”, que tem o Amazonas na última colocação; tem partidas importantes. O líder Goiás, como favorito recebe o Cuiabá. Outro líder é o Coritiba, que além de mostrar um futebol de qualidade, joga em casa contra o Paysandu. O Avaí deu uma caída e joga contra o Vila Nova. Voltaço tem que evitar derrota: Athletico/PR.

E o Brasileirão “A”, tem clubes que depois do Mundial de Clubes não acordaram para o certame: é o caso de Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Fluminense. Vamos acordar minha gente. Hoje tem o Fortaleza tentando se recuperar diante do Bahia. Vasco e Grêmio, o jogo da tristeza: Mano x Dinis. Mirassol enfrenta o Santos de Neymar.

Tem o grande clássico paulista que será vivido no Morumbi. São Paulo que começou a acordar encara o Corinthians. Amanhã vai dar Internacional frente ao Ceará. Olha, mesmo jogando no Barradão, o Vitória vai ter que correr muito para não apanhar do bom time do Bragantino. No Mineirão, acredito que o Cruzeiro bate no Juventude.

Meio baleado isso no geral, o Sport joga pressionado em casa contra o Botafogo. Pode ser uma boa para o Fogão. Palmeiras espera acordar do Mundial jogar a bola brasileira para encarar o Atlético de Hulk. A parada vai ser no Allianz Parque. Por outro lado, teremos o FlaxFlu no Maracanã. A parte que alivia para o Mengão é a de que Arias não estará no jogo. O Flamengo precisa de somar pontos. Fluminense é muito forte.

O Nacional Futebol Clube já começa a trabalhar para fazer aquela festa de aniversário no dia 02 de agosto. Segundo gente ligada ao clube presidido pelo Lucio Vaz, dois dias depois da festa, começa os treinamentos para encarar a Segundona. Alguns jogadores estão contratados, mas a base vai fazer parte do time que vai buscar o acesso.

Começa a decisão do Super Sênior. Os vizinhos, na maior amizade, prometem dois bons jogos. Bom Retiro e Bonsucesso devem lutar pelo título. Ali é trocar de roupa e pular a cerca. No Pré-Mirim, Atlético, Independente, Corinthians e Vila Nova, estão na semifinal. Isso é o início dos bons jogos que devem acontecer neste final de semana.

A maior emoção do domingo esportivo da cidade é a partida entre Fabricio e Ipiranga, é a briga para o acesso. Ao Fabricio só a vitória interessa. Outro resultado não serve. O Ipiranga joga pelo empate. Então preparem os corações para o duelo que será vivido no estádio “Glayer Leite”. Vila Planalto é outro que pode chegar a primeira divisão. Acredito que Santa Marta, praticamente está de volta a série “A”.

É amanhã às 10h no estádio Uberabão, que o sub 20 do Uberaba SC enfrenta o Boston City. Partida que USC busca a reabilitação para melhorar a sua posição na tabela, isso na contagem geral. O Colorado vem jogando bem, mas é preciso buscar por vitórias e ficar entre os primeiros, pode até jogar a Copa São Paulo. O adversário de amanhã é forte, então é se preparar para buscar e conseguir o objetivo.

TA CONFECÇÔES 28 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 98852-2139. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por