NO BICO DA CHANCA

O USC de 1965 tinha um lado esquerdo de jogo avassalador

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 04/10/2024 às 21:44Atualizado em 07/10/2024 às 16:40
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

TOQUE DE PRIMEIRA

Hoje a coluna lembra daquele timaço do Uberaba SC de 1965 com Penachio e os dois Carlos Alberto pelo lado esquerdo. Época de ouro do nosso futebol. Esse time do Uberaba foi gigante e cheio de craques e que dificilmente vai ser montado outro da mesma grandeza. Era um craque para casa posição. Nessa década ainda tínhamos Independente e Nacional que completavam o nosso belo futebol. O equilíbrio era praticamente igual, mas um clube, certamente fazia a diferença, e nessa década, o Colorado investia mais e buscava mais alternativas; suas diretorias pensavam era no bom futebol, pois outros clubes do Triangulo, Alto Paranaíba e as regiões perto da capital, também faziam a diferença com as suas formações. Pena que não tínhamos o Uberabão ou até mesmo o Parque do Sabiá. Apitar uma partida com esses craques em campo era no “osso”: um árbitro e dois bandeirinhas e mais o representante. Existia algum favoritismo para os grandes de Belo Horizonte: o jogo apertava, o apito entrava em ação. Agora, não foi só nessa época que o futebol uberabense foi forte, teve uma sequencia de 70 a 90 que o estádio Uberabão ficava colorido com a presença dos torcedores. Depois que homens fortes deixaram a direção e entrou a vaidade e interesse, a queda foi tomando conta. Existem baluartes que procuram trabalhar pelo clube, mas a situação fica dividida e o clube acaba ficando sem vida. Dirigir futebol sem patrocínio e sócios é impossível. Futebol temporário é complicado, com isso, as coisas não correspondem a vontade de torcedores e uma cidade acaba ficando sem o gostoso futebol, esporte que vem tomando conta do mundo. Na foto que a coluna posta hoje começa com J. Alves, que jogou com raça, determinação, depois foi preparador físico e até treinador. Luizão goleiro cria do Fabricio que defendeu o Uberaba e Nacional. Domingos Baroni, o famoso Mingo, veio do interior de São Paulo, mais chegou a ser técnico do USC. Tem o carioca Vadinho zagueiro que jogou e torceu para o USC. Aparece o xerifão Penachio, que foi contratado junto ao São Paulo. Nessa escalação, Valente fazia a lateral esquerda. Marcava firme e não dava moleza. Entre os agachados tudo começa com Waltinho, este foi craque de verdade, jogou pela seleção mineira e fez o primeiro gol em partidas realizadas a noite no Mineirão. O comandante de ataque é o Walter Cardoso, rápido, chuta forte e foi um artilheiro que marcou época com a camisa do Uberaba. No comando está o Renê Pinto, o famoso Mug que foi contratado junto a Portuguesa paulista, mas acertou seu jogo quando foi jogar na ponta direita. Carlos Alberto Rodrigues, meio campista que veio do São Paulo, foi craque, não ficou muito tempo por aqui, o tricolor não deixou. Na ponta Esquerda o nosso Carlos Alberto Carioca, o moço dos dribles fáceis. Foi um verdadeiro craque de bola, começou no América/MG, foi para o Vasco e fechou com o Uberaba SC. Jogadores fantásticos de uma época fantástica. Recordar é viver, como é bom lembrar de vocês...

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Mais uma vez, Delacir tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora por que?

--- Logo agora que sonhava que o USC tinha time.

--- Pode continuar dormindo.

Segundo notícias vindas de torcedores da cidade Sorriso, antes da partida de hoje contra o Nacional os jogadores do Araguari devem se reunir e combinar de maneira excessivamente otimistas, quando um torcedor lá fundo falou: gente vamos fazer de tudo para perder de pouco...

Frase de um jogador de time pequeno:

--- O feijão com arroz é a gasolina do pobre. Sem feijão o time não anda...

Pagar pensão a ex-mulher é como botar cabrito para vigiar horta... Você acaba quebrando ou embolando o meio campo...

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

A coluna foi escrita ontem à tarde, mas de terça-para quarta-feira, sonhei que o placar da partida entre Flamengo e Corinthians tinha terminado empatada em um gol. Zizo marcou para o Flamengo e Rivelino para o Corinthians, ambos os gols foram de pênaltis. Acho que foi o sonho da saudade. Mas valeu a dormida.

Alguns torcedores ou desportivas falam comigo sobre a decisão do sub 20 do Mineiro e a pergunta é se o Uberaba ainda tem chances de ser campeão. Uai, tem; é só bater no Itabirito tirando a diferença de três gols. USC já conseguiu o acesso.

A partir da próxima semana, o atleta Paneguini pode ter oportunidades do profissional. O garoto vem sendo destaque no sub 20, inclusive fez o gol mais bonito do campeonato; foi aquele que pegou a bola no meio-campo, driblou toda defesa e o goleiro e empurrou a bola para o fundo da rede. Tomara que dê certo.

No Mundial de Futsal, o Brasil cm três gols de Dyego virou para cima da Ucrânia, agora espera pelo vencedor de Argentina ou França para decidir o título do Mundial que acontece às 12h do domingo. Na verdade, esse time do Brasil é quase que imbatível, sempre com o controle do jogo vai conseguindo vencer.

A estreia de Luiz Felipe como técnico do profissional do Flamengo, vai ser muita luta e sabedoria, a competência do ex-lateral esquerdo, com sua inteligência vai pesar na balança. Os jogadores do Flamengo são todos maduros. É fácil não.

Acho que o mais difícil e complicado é o Gabigol, que chegou em um patamar bem superior daquilo que merece e tem condições. De titular absoluto e marcando um gol

atrás do outro, sua vida profissional mudou completamente. Depois da fama tentou deitar na cama, mas acabou prejudicado e amarga a reserva. É complicado.

A diretoria do Fluminense deveria meter o pé na poupança do Mano Meneses, que já criticou os jogadores e até mesmo a torcida. Ele acabou com o Corinthians, agora é a vez do Tricolor carioca. Agora, não acredito que o Fluminense venha ser rebaixado.

Outro clube que ainda vai crescer no Brasileirão é o Corinthians. Não entendo, o time montado pelo Ramon Diás é bom, mas não consegue se deslanchar no campeonato. Futebol é mesmo um esporte cheio surpresas. Agora, eu acredito que Atlético/GO e Cuiabá não escapam. Vitória da Bahia corre risco.

Na verdade, o nosso futebol da base vem de um crescimento muito bom. Não sei se falta apoio e gente que conhece da matéria e trabalhar com mais apoio e profissionalismo. Fabricio faz isso com competência. Bom Retiro também trabalha em busca de revelar algum jogador. Desta feita o USC foi até mais longe.

O principal adversário da dupla Essube e Nacional foi o forte calor no estádio do Parque do Sabia, mas os atletas procuraram o gol e marcaram sete tentos; três pra cá, quatro pra lá. Esse campeonato está bem agitado e cheio de surpresas. A briga para chegar as quartas de final está bem acirrada e vai até o fim. Ruim foi mais uma derrota do Nacional: foi a terceira seguida, mas continua com chances de chegar.

Mais fresquinho, nem tanto, Uberaba SC recebeu o Paracatu. A expectativa foi de um grande jogo, pois o adversário veio buscar pontos; o Colorado briga para antecipar a sua chegada na outra fase. Na verdade, não tem jogo fácil, essa briga vai até o fim e não tem nada perdido pra ninguém.

TA CONFECÇÔES 27 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por