NO BICO DA CHANCA

O USC de 1981 tinha boa administração e elenco de muita qualidade

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 25/11/2024 às 17:56Atualizado em 25/11/2024 às 17:58
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Esse time do Uberaba SC de 1981, que por sinal foi muito bom, pois tinha ótimos jogadores e na direção do clube, fazendeiros comandavam o Colorado; onde até o gado vibrava com as jogadas e vitórias do vermelhinho. Na verdade, a foto é das mais interessantes e jamais feita em qualquer lugar do mundo.

(Foto/Divulgação)

 Não sei se na época foi de gozação ou os torcedores e leitores dos jornais levaram para qual lado? A grande verdade é que a vaidade ficava a margem, e o trabalho era sério e de muita competência. A foto mostra os diretores Delcides e Vadinho galopando, colocando o gado e os atletas na linha, pois tinham valores. A boiada sempre de primeira raça. Os jogadores também mostravam toda capacidade dentro do campo. O ZEBU comandava a época com muita raça e disposição. Além dos cavaleiros e fazendeiros, a boiada estava em fila mostrando seu valor. Segue o pessoal da bola com o técnico Domingos Baroni, o nosso Mingo. Paulo Gianvechio era o presidente. O goleiro Diron estava ao lado e correspondia confiança. O moço pegava muito. Celso Roberto era o craque da lateral direita; jogava muita bola. Rafael, o bom zagueiro que hoje mora em Brasília, mas não esquece o clube e nem seus colegas da bola. Vandinho era simplesmente um grande craque, que além de encantar no Uberaba SC, jogou em grandes clubes no Brasil e no exterior. O zagueirão Tim, moço de Belo Horizonte que veio para o USC e durante todo o seu tempo que esteve por aqui foi titular da quarta zaga do Colorado. Aldeir, moço da Vila Santa Maria que começou na ponta esquerda e fez sucesso na lateral esquerda: o cara, simplesmente jogava muita bola. O nosso Figueiroa, menino do Bairro Fabricio veio para jogar no Zebu, e pra ele tanto fazia, jogar no meio ou na lateral; sempre foi tranquilo. Adagerson, o famoso Dé, que saiu do Atlético do Abadia para fazer sucesso com a camisa vermelha. Sempre bom de bola e chutava forte. Não podia faltar o bom goleiro Edson Luiz, sempre tranquilo e fazendo suas defesas. Fechando o pessoal que está de pé, tem senhor Vicente, mordomo. O ponta direita Ilton começa a linha dos agachados: esse jogava muito. Joãozinho Maradona, marcava e corria, praticamente o campo todo: muita raça e disposição. Serginho, jogava na ponta ou como centro avante, tinha presença de área. Netinho, atacante bom de bola e de gols importantes: marcou época. Nei, o ponta esquerda de velocidade e artilheiro; bola alta era com ele mesmo. Donizete Cabeça, super craque que dava gosto de ver jogar, gostava de deixar os zagueiros no chão. Caiaba, jogador que, quando entrava no jogo ajudava muito. Aldair Martins, na época era o massagista mais famoso do interior de Minas; sabia tudo e muito mais. Época inesquecível, o Uberaba jogava o Brasileirão e o Uberabão ficava lotado, pois era só jogo grande. Uma foto como essa é pra eternidade. Fantástica. Gente, recordar é viver, como é bom lembrar de vocês.

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Mais uma vez, Delacir tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora, por que?

--- Logo agora que sonhava que tive um pesadelo com o Bugre.

--- Então pode continuar com o pesadelo. Acorda só na sexta-feira.

Bacana foi a resposta daquele jogador que foi jogar no Sênior do Vila Nova e o Wander Perguntou:

--- Onde você joga?

--- Dentro do campo, uai!

Essa é contada até hoje. Sempre gostando mais de dinheiro do que nunca, quando jogador de futebol, Jarbas Cury, quando enfrentava o Cruzeiro não desgrudava do Tostão...

Um cara deu um cheque sem fundos e o banco, como era lógico, não pagou. O distinto voltou ao emitente e bronqueou:

--- O banco não quis me pagar.

--- Se o banco, que tem dinheiro, não quis pagar, muito menos eu, que estou “pronto”!

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

Até mesmo eu, fiquei triste com a não chegada do Novorizontino a Serie “A”. Caramba, o time estava na maior segurança e foi justamente na última rodada que não conseguiu emplacar. Mirassol, Sport e Ceará deixou para o fim do pagode e conseguiram festejar. Mirassol pela primeira vez. Santos, Sport e Ceará estão de volta. Isso é mesmo maravilhoso. Buscas intermináveis.

Como tristeza não tem fim, felicidade sim; vimos a cidade de Campinas com seus principais clubes caírem para a serie “C”. Ponte Preta ainda ameaçava escapar, mas não deu conta e desmoronou. Já o Guarani, começou em último e terminou por lá. Ituano e Brusque não estranharam a chegada a Serie “C”. Sempre ali.

O que ninguém esperava foi o xabu do Cruzeiro, que na primeira parte do jogo entregou para o Racing. Eu coloco a culpa no treinador. Na segunda parte a Raposa jogou mais e não conseguiu marcar, ainda por cima tomou o terceiro.

O Brasileirão, sempre quando Botafogo lidera até perto do fim, o campeonato fica bom. O time de Jesus Paulo vai perdendo a força e sentindo, tudo aquilo que foi planejado indo pró brejo. O Glorioso está na segunda colocação, se perder hoje para o Palmeiras, vai perder a passada e se complicar até para a decisão da Libertadores contra o Atlético/MG que parece estar escondendo jogo.

Nas minhas entrevistas biográficas, quando pergunto ao entrevistado sobre vaidade no futebol, todos concordam o tanto que a tal vaidade faz mal em qualquer atividade

profissional, principalmente no futebol, onde a gente acompanha e vê a corda arrebentar. Fatos que uns tiram proveito, outros teme o pior.

Hoje tem jogos incríveis pelo Brasileiro. Já pensaram no peso de Palmeiras e Botafogo no Allianz Parque? Será que o Fogão vai segurar as pontas? Fluminense joga tudo contra o Criciúma, sorte do Tricolor Carioca que o jogo é no Maracanã. E Flamengo contra o Fortaleza que vai lotar o “Castelão”. Ambos precisam de vencer.

Na rodada da semifinal do Amador, o Campo Florido venceu a Merceana por 1 a 0 e leva a vantagem para a partida da volta. Sete Colinas e Vila Nova, em jogo de gigantes ficaram no empate sem gols. No domingo tudo fica resolvido. Gente, é só jogão de bola envolvendo quatro equipes fortes. Vale a pena conferir.

No Sênior, com Zé Maria e seus companheiros dando um verdadeiro show de bola. Os velhinhos da Água Compridense venceram os do Vila Nova e conquistaram o bicampeonato da categoria. Foi 3 a 0 fora o show. Independente, Nacional, Bom Retiro e Atlético são os semifinalistas do Juvenil. No Super Sênior, Bom Retiro e Vila Nova decidem o título. Clássico do reumatismo.

Eu não gostei, mas também teve muitos torcedores que não gostaram da camisa que o USC usou no jogo contra o Guarani. Com toda sinceridade, um apaixonado pelo clube disse que aquele amarelo lembra uma lata da cerveja Skol. Fosse vermelhinha seria show de bola. Nada foi prejudicado dentro de campo. Agora é virar.

Sabia não, tinha certeza de que o Uberaba SC teria um jogo difícil, mas os inúmeros desfalques fizeram muita falta, não pelo os que jogaram, mas sim, pelo entrosamento e maneira de jogar. O adversário veio completo e sempre com a sua proposta de jogo, foi melhor, mas acredito que o empate teria ficado bem na partida. Caramba, só faltava um minutinho, o tal de Alisson fez o gol do Bugre.

O Guarani é o melhor da competição, ainda não perdeu no “Farião”, quem sabe, na quinta-feira é o dia da amargura? Olha, mesmo um pouco abaixo da média, acredito no futebol do Uberaba SC, que bem estruturado pode fazer as coisas acontecer. Todos sabem que futebol é aliado a sorte e competência. Tenho certeza de que o Bugre vai passar apertado, quem sabe tropeçar no Zebu.

TA CONFECÇÔES 27 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por