TOQUE DE PRIMEIRA
Gente, acho que já falei sobre esse time do Uberaba SC que a coluna volta a publicar hoje, mas como tem leitor que fica naquela do “vale a pena publicar de novo”, então vou embarcar nessa e vamos fazer aquela resenha desta grande e ótima formação que o Colorado teve nos anos 60; timaço de verdade que os grandes passavam apertados para encarar o Zebu no “Boulanger Pucci” e os do mesmo nível vinham na retranca porque a coisa não era tão fácil, com isso o estádio ficava cheio de torcedores na expectativa de ver um bom futebol e sair comentando a vitória do USC.
(Foto/Arquivo Pessoal)
A coisa só engrossa mesmo quando o confronto era com os rivais Uberlândia e Nacional. Mas valia a pena curtir uma tarde de domingo ou uma noite de quarta-feira para prestigiar o espetáculo da vez. As cidades vizinhas sempre prestigiando o bom futebol da rapaziada, que na verdade sabia como tratar uma bola e construir jogadas de encantar o torcedor. E foi numa época que o atacante Renê, que chegou como centroavante não vinha rendendo bem na posição. Em um dos treinos em “BP”, surgiu a figura do estimado e competente Ataliba Guarita Neto, o famoso jornalista Netinho, que outros tempos havia jogado no Fluminense e também no Colorado. Ele reuniu os jogadores, e na palestra de incentivo, pediu ao treinador para deslocar o Mug para a ponta direita, pois tinha muita velocidade e chutava forte. Pedido feito e mudança imediata; já treino o rendimento foi outro, a prova dos “9” teria que ser em partida, pelo campeonato mineiro; nessa o Rene deixou dois gols nas redes inimigas. Mas esse bom time começa com J. Alves, bom lateral e muito dedicado naquilo que fazia. Luizão o goleiro tranquilo criado no amador do Fabricio e segurava bem as pontas. O meio começava com Domingos Barone, o famoso Mingo, que veio do estado de São Paulo para brilhar com a camisa vermelha; ainda jogou pelo Independente. Vadinho o carioca que comandou a zaga do colorado; foi bom jogador. O zagueiro central é o Penachio, veio do São Paulo para jogar no lugar do Cecone, que voltou ao clube paulista. Na lateral esquerda é o Valente, que jogava bem e marcava melhor ainda. Valtinho era o ponta direita, craque por natureza e foi jogar no meio-campo; prendia a bola, driblava e os passes eram certeiros. Walter Cardoso, atacante que sabia jogar, sair da marcação e chuta forte, foi bom naquele jogo que interessava ao time. Renê, na foto estava como atacante de meio, mas falamos do seu deslocamento para a ponta direita foi por ali que mostrou seu futebol. Na meia esquerda tem o Carlos Alberto Rodrigues, outro que veio do São Paulo, ficou pouco tempo, mas jogou muita bola e foi no Paraná que encerrou a carreira, mas foi um atleta que deixou saudade. Fechando a foto tem o inesquecível Carlos Alberto Carioca. Ponta magrinho, leve e driblava até a sombra, a sua maior vitima foi o lateral Pedro Paulo, que jogava no Cruzeiro. Se a lembrança está sendo repetida é com merecimento, pois escreveu história no USC. Recordar é viver, como é bom recordar de vocês.
MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.
CANELADAS
Mais uma vez, Delair tenta acordar o Karrapixo:
--- Acorda Karrapixo, acorda.
--- Você veio me acordar logo agora.
--- Logo agora, por que?
--- Logo agora que sonhava que fui o melhor no palpitometro.
--- Sonha, Karrapixo e abraça o Fernando Augusto.
Makarrão aborda o Karrapixo e pergunta:
--- O que o poste falou para o cachorro?
--- Não adianta regar, eu não cresço mais
Quando fazia o curso de Madureza, o professor pediu aos alunos que escrevessem uma composição sobre futebol; um minuto depois o Karrapixo entregou a sua redação:
--- Jogo adiado por motivo de chuva...
No barzinho, aquele papo de casal acabou dando certo:
--- Que quí você tá pensando?
--- O mesmo que você.
--- Então vamos pro motel...
ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.
BOLA DE MEIA
Com trabalho magnifico de Edson Frazão e equipe, o Bom Retiro, na última quarta-feira, nas categorias Sub 12 e Sub 14 foi campeão da Copa Oportunnity. Participaram vários clubes da região, como Uberlândia, Araguari, Araxá, Monte Alegre. Nos três meses de disputa o Independente, também esteve nessa. Nos dois jogos finais o Sub 12 do Bom Retiro bateu no Uberlândia Academy por 2 a 1 e repetiu a dose no mesmo Uberlândia Sub 14, pelo mesmo placar. Parabéns ao Frazão e equipe.
Os campeonatos estaduais, em 2025 devem iniciar mais cedo. Acredito que na primeira quinzena de janeiro a bola vai estar rolando. O calendário vai estar bem cheio, dependendo a situação, clubes que não tiver um elenco superior até quarenta profissionais para revezamento devem passar apertados. As buscas são necessárias.
Tem muitos desportistas “chutando” o destino de Gabigol. O cara conseguiu chamar atenção dos desportistas do Brasil. Santos? Cruzeiro? Bahia? Palmeiras? Acredito que ele tem tudo acertado com um clube, mas o sigilo é a tônica do negócio.
A vontade de o novo presidente do Flamengo de contratar o diretor de futebol do Palmeiras, prova que Marcus Brás e Spindel eram fraquíssimos, principalmente nas contratações e foram só “chutes pra fora”. É o futebol, que sempre digo, vai trabalhar nele, então é preciso de ter muito conhecimento, e não é fácil.
A molecada de Uberaba continua brilhando pelo mundo da bola. Flavinho está feliz com seu garoto nos Emirados Árabes. Por lá também está o Kauan, filho do Calmon.
Gente é show de bola e felicidades. O ex-craque Rodrigo Mendes controla a carreira da “molecada”. Acredito que não pode é perder a oportunidade.
Só conversar com alguém do futebol a gente vai descobrindo os nossos craques esparramados pelos grandes clubes. Um zagueiro cria do Independente acabou de ser campeão com o São Paulo na Copa do Brasil Sub 20. Agora, no Corinthians o uberabense Lucas Gabriel se prepara para jogar a Copinha. Tem muito mais.
Sobre um levantamento da participação do Uberaba SC na Segundona só foi ótima por ter conseguido o acesso, mas teve uma atuação de alto e baixos. Na primeira fase ganhou cinco partidas, perdeu duas: uma para o Nacional e outra para o Essube e empatou com o Paracatu. Alias, os 2 a 1 contra o Araguari e 0 x 0 contra o Paracatu foram as piores atuações do time na primeira fase.
Nas quartas de final, depois de vencer o Essube no Uberabão, perdeu no Parque do Sabiá e conseguiu chegar na semifinal através de cobranças de pênaltis. Semi final foi até mais confortável. Mantendo o tabu ganhou do Tupynambás como mandante e visitante. Foi neste espaço que começou a festa para encarar o Guarani, melhor time e disparado da competição. Foram duas partidas sem problemas para o Bugre.
Todos sabiam da superioridade do clube de Divinópolis, mas lutar pelo titulo era preciso. No Uberabão o Colorado perdeu por 2 a 1, mas a torcida que carregou o time nas costas esperava e confiava em uma possível virada. Não aconteceu e o Colorado foi presa fácil e tomou de 3 a 0. Acho que deu a lógica. O importante foi o acesso. Na verdade, o Guarani não tomou um gol sequer no “Farião”. Foi mais organizado.
Agora é se preparar para o próximo ano. Todos sabem que as dificuldades serão dobradas, as despesas serão triplicadas, pois se não souber montar o time, a começar pela comissão técnica não chega a lugar nenhum. Já aconteceu em 2002. Acredito que a torcida vai continuar sendo o ponto seguro, isso por amar demais este clube cheio de histórias e conquistas maravilhosa.
O domingo pela manhã, no Uberabão, vai ser recheado de decisões maravilhosas. Logo às 08h tem o Juvenil com Independente enfrentando o timaço do Bom Retiro, nessa é o Edson Frazão enfrentando o Rodrigo Bahia. Depois, às 10h tem a grande final com Merceana enfrentando o Sete Colinas. O time de Paulão entra com a vantagem de ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1. Sete Colinas de Marcelo Constâncio sabe disso e vai tentar virar. De qualquer forma vai ser uma final de alto gabarito, são duas grandes equipes na busca pelo troféu.
TA CONFECÇÔES 27 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia.