TOQUE DE PRIMEIRA
Rapidinho: Realidade e incógnita. No dia 12 do mês de agosto, o Vasco da Gama comemorou 100 anos do primeiro título carioca. A decisão foi contra o São Cristóvão, em partida realizada em 12 de agosto de 1923 em General Severiano. O time do Vasco da Gama era formado por pessoas de diferentes raças e classes sociais. Acredito que a festa de comemoração tenha sido bastante animada, afinal, um século precisa ser lembrado e celebrado. O Vasco era conhecido como "Camisas Negras". Foi uma época maravilhosa do futebol de "capotão" e do surgimento de craques que sabiam tratar a bola e até pagavam para jogar. Os jogadores compravam suas chuteiras, daquelas do tipo "cabeça de touro"; eram chutes tão fortes que os goleiros, sem luvas, ficavam com as palmas das mãos vermelhas; as coisas não eram fáceis. Mas de qualquer forma, foi o começo de um esporte que nos dias de hoje faz o mundo vibrar de emoção, e os estádios estão sempre cheios de torcedores. Nelson, Leitão, Mingote, Nicolino, Arthur, Torterolli, Ceci, Negrito, Paschoal, Arlindo, Bolão, Russinho, faziam parte daquela escalação. O treinador era Ramón Platoro. Foram bons tempos em que o esporte era feliz e todos sabiam disso. Agora, um acontecimento um pouco estranho foi a homologação pela CBF do Campeonato Brasileiro de Clubes, que encontrou documentos em seus arquivos apontando o Clube Atlético Mineiro como o primeiro campeão Brasileiro. Dizem que isso aconteceu em 1937. Com isso, o Galo passa a ser tricampeão brasileiro. Até mesmo alguns jogadores têm seus nomes registrados: Basile, Sabine, Revere, Musso, Pasquale, Pereira, Gigliani, Krause, Miranda e Karlito. Agora, vem a pergunta: Havia campeonato brasileiro naquela época? Pode ser, mas todos gostariam que os jogos e os adversários enfrentados pelo Galo fossem divulgados. Alguém acredita nisso? Viva o Kafunga...
Vasco de 1923 (Arquivo)
Atlético de 1937 (Foto/Arquivo)
MOTO ZEMA tem a moto dos seus sonhos, então realize esse sonho de ter uma moto zero quilômetro. É fácil comprar, e a entrega é rápida. Visite nosso Showroom na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que atenderá com o maior carinho. O telefone é 3338-3600. Apareça para tomar aquele cafezinho.
CANELADAS
Em uma cidadezinha nos lados do Norte de Minas, o dentista pergunta ao carteiro: --- Como está, passou a dor? --- Eu não queria extrair meu dente, vim apenas entregar um telegrama.
Essa é contada por meu cunhado Antônio Português: --- Ao tomar conhecimento da atitude do governo de Portugal, em algumas medidas, todos os aposentados da capital entraram em greve...
Essa foi contada com toda convicção e aconteceu na prisão, com o diretor falando para um preso: --- O quê? Você aqui outra vez? --- Sim senhor. A propósito, não chegou nenhuma correspondência para mim durante a minha ausência?
Um repórter em busca de uma reportagem chega na padaria: --- O senhor é o padeiro que acaba de ser pai do 18º filho? --- Não. Sou seu ajudante.
ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – telefone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO é um nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. Com 40 anos no mercado, temos os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. Quarenta anos construindo em Uberaba.
BOLA DE MEIA
A camisa que o Rei Pelé vestiu na partida contra o USC/74 está sendo leiloada. A melhor oferta ficará com o "Manto Sagrado". Basta entrar no site: www.camisadopelé.com.br, os lances terminam em 23 de outubro de 2023. Boa sorte. Qual é o seu lance?
Com toda sinceridade, não passava pela minha cabeça que o Botafogo, com a estrutura de jogo que vem apresentando e um time certeiro e objetivo, fosse perder para o Defensa Y Justicia. A bola é mesmo uma caixinha de surpresas. O forte perde para o mais fraco.
Outra surpresa foi a do São Paulo, que, jogando um futebol envolvente e dominando os dois períodos contra a LDU Quito, acabou marcando um golzinho e levou a decisão para os pênaltis. Foi o momento de saber quem tem "bala na agulha". James não teve.
De qualquer forma, os brasileiros dominam as semifinais. Na Sul-Americana, temos Corinthians e Fortaleza contra um argentino e um equatoriano. Então, de qualquer forma, seja Fortaleza ou Corinthians, um deles estará na final. Eles são melhores do que os adversários.
Pela Libertadores, somos três contra um. Internacional, Fluminense e Palmeiras contra o argentino Boca Juniors. De qualquer forma, teremos mais um ou dois brasileiros na final. Será uma grande disputa, já que Palmeiras e Fluminense estão em sua melhor fase.
Agora a bola está com o Brasileirão. Na Série "B", o Vitória jogou para manter a liderança; mesmo em casa, o Avaí vai ter que jogar muito para segurar o Atlético/GO. O Vila Nova é o favorito no jogo contra o CRB. Temos o clássico campineiro entre Guarani x Ponte Preta. O Bugre não vai querer pagar pedágio.
Hoje, três partidas chamam a atenção no Brasileirão. O Goiás encara o Internacional com o pequi fazendo efeito. O duelo dos Atléticos na Arena Furacão será bem concorrido. Agora, o clássico carioca entre o disparado líder Botafogo, jogando em casa contra o Flamengo, desperta motivação e buscas.
O Grêmio é favorito diante do Cuiabá. Clássico paulista não tem "já ganhou". O Fluminense é soberano diante do Fortaleza. Bahia e Vasco da Gama é o jogo da recuperação. O Cruzeiro precisa jogar muito para parar o Bragantino. América e Santos fazem o jogo do "pé no atoleiro". O São Paulo deve passar por cima do Coritiba.
O Campeonato Amador tem mais uma rodada que promete bons e disputados jogos. O Independente deve estrear o técnico Márcio Souza e mais quatro jogadores, inclusive Léo Porto. Diante do Korea, o Barcelona defende a liderança. O mesmo acontece com a Merceana, que duela com o Bom Retiro.
Mesmo pressionados com o terreno do Cascata indo a leilão na próxima segunda-feira, os investidores do Uberaba/SAF estão tranquilos com o andamento do processo. Falta pouco, é só esperar as coisas se encaixarem para o negócio ser fechado. Quem sabe até no mês de outubro.
O Araxá, cheio de segredinhos, isso quanto ao time e possível escalação, faz sua estreia esta tarde no "Fausto Alvim" contra o Nacional de Lucio Vaz. Por lá, Tiago Pereira mantém segredo sobre suas escolhas, por aqui, o Nacional vai determinado, sem segredo e com muita vontade de jogar e trazer os três pontos na bagagem. TRAVA.
TA CONFECÇÕES tem 26 anos de sucesso no mercado brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento de classe "A". Faça-nos uma visita. TA Confecções é sucesso no mercado brasileiro.