NO BICO DA CHANCA

Pio Eugênio do Vale desfilou com toda sua habilidade por campos de todo o Brasil

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 02/04/2025 às 22:00Atualizado em 03/04/2025 às 07:25
Compartilhar
 (Foto / Divulgação)

(Foto / Divulgação)

TOQUE DE PRIMEIRA

Hoje a coluna conta como foi a trajetória de Pio Eugenio do Vale, que nasceu na cidade de Patos de Minas em 04 de junho e 1963, seus pais: Natalio do Vale e Arlinda Caixeta de Souza Vale sempre tiveram orgulho do filho. Pio Eugenio conseguiu a gostar de futebol e iniciar a carreira através de um amigo, que presente no ginásio bateu o olho no seu futebol e automaticamente orientou o Pio, a seguir batendo aquela bola. Não deu outra. Foi na cidade de Presidente Olegário em 1980 estava no amador e cinco anos depois tornou se profissional. Mas antes, disse que teve uma infância tranquila aliando estudos e futebol, sem falar na cobrança de seus pais, que sempre se preocuparam com o futuro do filho. Pio não esquece do seu primeiro treinador, que foi Claudio Saul. Considera Zico como o craque de sua época, mas nos dias atuais fala que Messi tem a soberania da bola. Entre todos treinadores com quem trabalhou aponta Jair Bala como o melhor deles. Sobre o melhor jogador que esteve ao seu lado, disse que foram vários, mas Tostão foi o melhor. Quando enfrentava o Calvex, sempre o achou um adversário super chato. Uma emoção em campo foi em uma partida contra a Alfenense, no placar de 2 x 2 Pio marcou dois gols. Agora, um momento ruim mesmo foi quando fraturou a perna; a recuperação foi aquela luta com muita dedicação. Pio fala que Caldense em 1993 e Rio Branco em 1995 foram as duas melhores equipes em que atuou. Pio Eugenio diz que se não tivesse seguido a carreira poderia ter sido professor. Sobre gols mais bonito e mais importante ele diz que o mais bonito foi em Alfenas, isso em 1993. Agora, o mais importante foi pelo Rio Branco em partida contra o Londrina. Sobre vaidade no futebol, Pio acredita que prejudica e muito um projeto, mesmo que seja bem planejado. O grande Pio Eugenio torce para o Flamengo, mas quando jogava se espelhava no craque Falcão. Mais um fato que marcou a carreira do Pio, foi quando o Cruzeiro foi jogar um torneio na Espanha e de ultima hora levaram o Douglas no seu lugar, que estava sem contrato e renovou para viajar. Sobre a diferença do futebol do seu tempo com o moderno, acredita que a determinação de hoje faz a diferença. No seu tempo, diz que “Maria Chuteira” eram fanáticas e adoradas por todos os atletas. Agora, perguntado sobre seu grande ídolo, nem titubeou: – “Jesus Cristo”. Tem uma grande paixão e disse que admira cavalos. Nos dias de hoje, Pio Eugenio trabalha para se manter. É casado tem uma filha e uma neta, que completam a sua felicidade. Perguntado sobre se ganhou dinheiro com futebol foi claro: - “Ganhei, mas não soube administrar, poderia ter sido melhor”. Pio jogou em 14 clubes, isso entre grandes, médio e pequenos, mas foi feliz. E fala que poderia ter seguido a carreira no futebol como treinador, mas preferiu não continuar no mundo da bola. Fez muitos amigos e segue a vida feliz, família é tudo. Pio Eugenio, recordar é viver, como é bom lembrar de você.

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Mais uma vez, Delair tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora, por que?

--- Logo agora que eu sonhava que eu era um craque contratado pelo USC.

--- Sonha meu amigo e não confunda craque com perna de pau.

Perguntaram ao Karrapixo:

--- Sabe quando o Uberaba SC vai fazer parceria com o Nacional?

--- Só quando o sargento Garcia pegar o Zorro.

Um bombeiro chateado com a atuação da arbitragem contra seu time falou para a dona de casa:

--- A caixa d’água já está pronta e botando água pelo árbitro...

O jogador após marcar o segundo do Racing, botou a maior bronca:

--- É duro gastar todo meu talento futebolístico numa partidinha como esta.

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

Na terça-feira, pela Libertadores o Fortaleza levou aquele banho de bola do Racing e perdeu em casa por 3 a 0. Não foi uma ótima noite para o time do técnico Juan Pablo Vojvoda, que tentou ir pra cima do adversário mais os contra ataques dos argentinos foram fatais. Com isso, perder em casa, logo na estreia não fica bom.

Ainda pela Sul Americana, quem esteve em ação na noite de ontem foi o Corinthians que encarou o Huracán, partida que o Timão foi o favorito. Melgar recebeu o Vasco da Gama, acredito que foi equilibrado. Grêmio foi buscar três pontos diante do Sportivo Luqueno. No Barradão o Vitória pegou o Universidad Católica.

Completando os jogos da Libertadores, ontem o Talleres recebeu o São Paulo e dizem que o Zulbedia está na corda bamba. O Botafogo visitou o Universidad de Chile. Acho que a torcida do Fogão pode colocar as mãos no fogo, mesmo porque todos acreditaram naquilo que o Glorioso deve ter feito dentro de campo.

Hoje tem o clássico brasileiro entre Bahia encarando o Internacional, partida marcada para a Fonte Nova. Podemos esperar um jogaço de bola. Sporting Cristal aguarda pelo Palmeiras, acho que nessa o time de Abel Ferreira encaixa uma vitória. Completamente desfalcado, o Flamengo bate de frente com o Deportivo Táchira. O Mengão precisa de quebrar o tabu se nunca ter vencido na estreia. Será que Juninho vai jogar bem?

A grande verdade é que esses jogos da Sul Americana como Libertadores, não tem favorito, qualquer time considerado sem expressão joga aquilo que sabe e não sabe, é preciso jogar com sabedoria, disposição e conhecimento do adversário se der moleza a “vaca vai pro brejo” com bezerro e tudo mais.

Os doze clubes que estão inscritos para jogar o modulo II estão se reforçando e gastando uma grana preta. Por isso que acredito que vai ser um campeonato de muita

qualidade e dificuldade para todos os clubes. Além do mais a formula de disputa leva a competição a ser forte e bem disputada. É se preparar e tocar o bonde.

O Fluminense corre atrás de contratar um técnico para o lugar de Mano Meneses. A tentativa com Gabriel Milito não deu certo, o argentino, mesmo sem clube não aceitou a proposta tricolor. Fala-se em Renato Gaúcho ou mesmo a volta de Fernando Diniz, mas acredito que, com as dificuldades, Diniz pode voltar ao clube.

O Flamengo atua hoje sem quatro titulares que pode pesar na balança: Gerson sentiu a coxa, Wesley tem fadiga muscular, Arrascaeta é outro que está contundido e vê sua carreira chegando ao fim. Danilo também sente uma contratura e Plata é outro que não joga. São problemas que Phillipe Luiz vai ter que conviver. O momento é cruel.

No futebol Máster da Liga Uberabense de Futebol tem praticamente Água Compridense, Sete Colinas e Bonsucesso como classificados para a segunda fase. Na verdade, ainda faltam três rodadas, mas digo isso pelo andar da carruagem, mas os jogos continuam bem disputados, os três clubes estão fazendo a diferença.

No Infantil praticamente tem seis clubes classificados para a segunda fase. Falta apenas uma rodada e Fabricio, Mangueiras, Independente e Ipiranga estão na frente e classificados para passar. Bom Retiro, Havaí, Atlético e Nacional podem chegar.

Pelo Juniores, o Villa Nova já está confirmado para as quartas de final. Bom Retiro é outro que já atravessou a barreira. Domingo vamos ter outras decisões: Independente e Atlético jogam, mas estão na outra fase. Mangueiras também já está lá. Nacional e Butantã estão na briga. Domingo, tudo se resolve.

Pelos lados do Uberaba SC é só felicidade. Ontem a diretoria comandada pelo presidente Rodrigo Alcino e torcedores sob o comando de Pierluigi recepcionaram a chegada dos atletas e comissão técnica. A expectativa é de construir uma ótima equipe e conquistar aquilo que está sendo projetado. Agora é bola pra frente, tomara que o caminho esteja aberto e a viagem tenha sucesso.

TA CONFECÇÔES 28 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por