TOQUE DE PRIMEIRA

Quando Nacional e Uberaba dominaram o futebol mineiro do interior

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura Ticha
Publicado em 19/07/2023 às 17:39Atualizado em 22/07/2023 às 00:51
Compartilhar

Recebi uma matéria que lembra o clássico entre Uberaba e Nacional vivido no "Boulanger Pucci". Acredito que quem poderia ter me enviado seria Rui Tryda ou até mesmo Jamilton Souza. E tudo começa assim: "Cidade de Uberaba domina futebol do interior mineiro". Segue: Foi um momento especial. Tão raro que até hoje não foi igualado na história do Campeonato Mineiro. E mesmo assim não teve, na época em que ocorreu, todo destaque que merecia. Naquele ano de 1966, a cidade de Uberaba tinha duas equipes fortes no campeonato: o tradicional Uberaba e o ascendente Nacional. Em uma época em que a famigerada "Tabela dirigida" limitava a ida dos grandes clubes ao Triângulo Mineiro, não era fácil para os times da cidade, que eram obrigados a fazer enormes deslocamentos pelas "Geraes". E foi assim, com muitas dificuldades e sem muito alarde, que Uberaba e Nacional chegaram à última rodada empatados na terceira colocação, com 23 pontos ganhos. E o último jogo era justamente o "choque rei", o clássico entre os times da Capital do Zebu, ou seja, quem vencesse a partida conquistaria o simbólico, mas importante, título de campeão mineiro do interior. O jogo disputado no estádio do USC foi marcado pelos inúmeros erros cometidos pelo Nacional. Erros que facilitaram a vida do time Colorado. O placar de 3 a 0 premiou a melhor equipe em campo, o Uberaba SC, mas não foi capaz de tirar o brilho da campanha do simpático clube do Bairro São Benedito, que conseguiu sua melhor colocação em todos os tempos. Naquele dia 04 de dezembro de 1966, a cidade de Uberaba não sabia que ostentava um domínio que não mais repetiria em solo mineiro, algo impensável nos dias de hoje.

Ficha técnica: Uberaba 3 x 0 Nacional
Data: 04 de dezembro de 1966
Local: estádio "Boulanger Pucci"
Renda: CR$ 2.553,500,00
Público: 1.841
Árbitro: Joaquim Gonçalves

UBERABA SC: Pedro Bala; Valente, Herminio, Vadinho e Quincas; Mingo e Peniche; Waltinho (Arlindo), Cunha, Walter Cardoso e Carlos Alberto. Técnico: Dequinha.
NACIONAL: Leopoldo (Jardel); Dias, Poças, Paulo Misson e J. Alves; Jackson e Da Silva; Sylvinho, Mané, Tinoco e Walter Prado. Comissão técnica: Francisco Decina, Sultan Matar e Diógenes.

Gols: Walter Cardoso aos 12 do 1º tempo e aos 35 do 2º tempo; Peniche aos 42m do segundo tempo, cobrando pênalti.
Expulsões: Sylvinho do Nacional e Arlindo do USC.

A classificação geral ficou assim: 1º Cruzeiro com 42 pontos e bicampeão mineiro. 2º Atlético com 36 pontos. 3º Uberaba SC com 25 pontos. 4º Nacional com 23 pontos. 5º Vila Nova e América, ambos com 22 pontos. 7º Uberlândia com 20 pontos. 8º Valerio com 19 pontos. 9º Democrata de Sete Lagoas com 18 pontos. 10º Siderúrgica e Formiga, ambos com 12 pontos, e em 12º Renascença com 09 pontos. Em termos de futebol profissional, éramos felizes e sabíamos disso. No ano seguinte, foi a vez do Independente jogar a primeira divisão mineira.

Carlos Alberto (Arquivo)

Quincas (Arquivo)

Nacional de Poças e Da Silva (Arquivo)

Mané (Arquivo)

MOTO ZEMA tem a moto dos seus sonhos, então realize esse sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Showroom na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3338-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Karrapixo fala para David: --- Bons tempos aqueles em que CRAQUE era apenas um bom jogador de futebol...

Lacerda, que foi craque de futebol e depois presidente do USC, gostava de observar jogadores em teste. Se o jogador colocasse a meia com dificuldade ou fizesse algum outro gesto que não estava dentro do contexto, ele falava. E aconteceu com um deles, e Lacerda falou: --- Você começa a desconfiar da idade de um jogador quando ele se vacina contra a gripe...

Makarrão perguntou para Karrapixo sobre um craque do passado: --- Carrapa, será que tem algum craque do passado com algumas imagens para a gente dar uma olhada? --- Dessa época? Neca de imagem; só retrato falado...

Frases do Karrapixo:

"Me diga: jogador 'duro' faz corpo mole? Tem outros que, quanto mais o treino é secreto, mais ele aparece!"

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – telefone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO é um nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 40 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. Quarenta anos construindo com Uberaba.

BOLA DE MEIA

A camisa que o Rei Pelé vestiu na partida contra o USC/73 está sendo leiloada. A melhor oferta fica com o "Manto Sagrado". Basta entrar no site: www.camisadopelé.com.br. Os lances terminam em 23 de outubro de 2023. Boa sorte. Qual é o seu lance?

Os jogadores do Corinthians e toda a comissão técnica passaram por um aperto tremendo no jogo da volta contra o Universitário. Os caras queriam briga. Mesmo assim, o Timão venceu por 2 a 1 e avançou para a próxima fase. O futebol está ficando cada vez mais violento. É bom acalmar.

Por outro lado, o América/MG, jogando no Independência, não deu moleza e goleou o Colo Colo. O Coelho jogou muita bola e fez prevalecer sua disposição e vontade de fazer gols. Agora é esperar o adversário para a terceira fase da Sul-Americana. O Mequinha está bem.

O técnico Jorge Fossati do Colo Colo do Peru compara o gesto do atleta corintiano ao gesto de racismo. Tirar e mostrar a camisa faz parte da comemoração. O cara está apelando para esquecer da derrota. Seu preparador físico continua preso em São Paulo.

As semifinais do Campeonato Mineiro Sub-20 começam neste sábado. Ipatinga recebe o Contagem. E por aqui, o Uberaba SC vai visitar o XV de Novembro em Uberlândia. Agora é se preparar para buscar o título. Agora que a porca torce o rabo.

Ontem o Botafogo encarou o Patronato; se o Fogão acertou o pé, goleou com facilidade. A fase do time do tal de Tiquinho é perfeita, isso está sendo mostrado pela campanha que está sendo realizada no Campeonato Brasileiro. Estão jogando muita bola.

Por atos de indisciplina, o time de Juniores do Flamengo acabou sendo eliminado dos jogos finais da Liga Uberabense de Futebol. O comportamento de alguns atletas e dirigentes prejudica o clube. O Beira Rio agradece e faz a final com o Campo Florido.

O certame do Máster "B", que compõe o calendário da Liga Uberabense de Futebol, começa neste sábado. Alguns clubes estão preparados para buscar o acesso. Apesar de ser Máster, o campeonato promete corresponder, mesmo porque tem clube bem armado.

O pontapé inicial do Mundial Feminino acontece hoje. Três partidas estão programadas. Nova Zelândia enfrenta a Noruega. No mesmo horário, tem o bom jogo entre Austrália e Irlanda. Depois tem Nigéria e Canadá. O Brasil estreia na segunda-feira.

Caso o Tottenham negocie seu jogador Harry Kane, a busca dos ingleses será pelo atacante Pedro, do Flamengo. Caso Kane permaneça, o negócio com o camisa nove do Mengão pode "melar". Falando em atacante, o time carioca precisa de um para o setor.

Os treinamentos e a busca por jogadores para o certame da Segundona continuam. A comissão técnica do Nacional vem trabalhando firme. Os jogadores Rafael, goleiro; Victor Garcia, Jackson, Wederson, Carlos Eduardo e Paulo Atanázio já estão certos com o alvinegro, que aguarda alguns jogadores dos Juniores da cidade. TRAVA.

TA CONFECÇÕES: 26 anos de sucesso no mercado brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com a TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe "A". Faça-nos uma visita. A TA Confecções é sucesso no mercado brasileiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por