
Cartaz de 24 de setembro de 1944 anunciava três jogos em Uberaba — tempos em que o rádio chamava, o megafone ecoava pelas ruas e o futebol reunia multidões. (Foto/Arquivo)
TOQUE DE PRIMEIRA
Este cartaz que a coluna publica foi muito antes de eu nascer, mas este tipo de anunciar os jogos durou muito anos. Era a chamada para os jogos, inicio que só as emissoras de Rádio faziam a sua parte, o resto era com os cartazes e carros com alto-falante pelas ruas da cidade. Esse tipo de anúncio para partidas de futebol, que mais pra frente o conhecido “Fumanchu” com seu Megafone andava pelos bairros e até mesmo no centro da cidade anunciando as partidas que seriam jogadas nos estádios da cidade e mais tarde no Uberabão. Na verdade, faziam sucesso e chamava atenção do povo, mas os cartazes continuavam a ser pregados nos bares, postes e onde podiam. Na época o Independente era o ‘bamba” uberabense. Nomes como Netinho, Pão Criolo, Tulio Tó, Rodrigues e Juca Pato. Pelo outro lado, craques como Fioti, Zico, Bastinho, Gerson, Paulinho, Chico Preto, Antônio, Nivaldo, Milton e até Tarzan. O cartaz anunciava três jogos no domingo. Tiradentes (local) x Bandeirantes do Barreiro. Em seguida o Araxá enfrentou o Uberaba SC e logo após o Independente encarou o Najá. Isso ocorreu no dia 24 de setembro de 1944. Deste pessoal, tempos depois conheci os craques: Netinho, Pão Criolo e Juca Pato. Sobre cartazes, em 1982, tive um problema com Nenê Mama. Na gráfica que eu administrava, estávamos imprimindo uns cartazes que anunciava o jogo do Flamengo contra o Uberaba SC no Uberabão; lá pelas 19 horas, o Sr. Waldomiro Campos apareceu na gráfica para pegar alguns cartazes e me deu a maior bronca, me chamando de analfabeto, porque sexta-feira era com “S”, ou seja “SESTA”. Foi quela confusão; disse que não levaria os cartazes, pois não queria passar vergonha; isso até a chegada do Raul Jardim para explicar para ele que SEXTA é com X. Tudo certo, ele levou os cartazes, saindo da gráfica contrariado. Deixou o recado: -Essa você ganhou, mas ainda vai ter mais”. E foi em um restaurante em Belo Horizonte que com toda ignorância, pagou refrigerante para os amigos da imprensa, menos o meu. Gente, Nenê Mama sempre foi o cara, mas o bom de tudo isso foi que a nossa amizade cresceu. Certa vez, no Uberabão, na Tribuna, ele sentou ao meu lado e disse: Cara, você continua sendo o “X” da questão. Recordar é viver. Lembranças maravilhosas.
MOTO ZEMA tem a moto dos seus sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior A. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele café e fazer um bom negócio.
CANELADAS
No açougue, Karrapixo passa o cheque:
--- Senhor, este chegue tem fundos?
--- Olha atrás dele.
--- Quero saber se no banco tem dinheiro.
--- Se lá não tiver, eu é que não tenho mesmo.
Segundo o craque Makarrão, o jogador do Flamengo, Paquetá, fez algumas jogadas tão estranhas que a gente tinha a impressão que o meia tentava fazer tabelinhas com o anjo da guarda dele...
Karrapixo fala o seguinte:
--- Todo presidente tem o treinador de seus sonhos. Mas depois que o contrata descobre que ele é o treinador de seus pesadelos...
Essa é do Makarrão que fala:
--- Muitos jogadores usam os cabelos compridos para dar a impressão que sua cabeça cria alguma coisa...
BARBOSA Materiais para Construções tem cimento a R$ 28,00. Toda linha argamassas com preços imbatíveis. Tubo Tigre de 100 mm para esgoto a R$ 65,00 a barra de seis metros. As conexões Tigre também acompanham os menores preços. E Louças Deca, metais. Av. Dep. José Marcus Cherem, 308. Telefone: 3336-4111.
BOLA DE MEIA
Gente, o Flamengo para jogar mais ou menos tem que melhorar muito. Os três setores não funcionam como manda o figurino. A defesa abre para tomar os contra ataques; meio campo está jogando pouca bola e se perde na criatividade. O ataque é uma piada; pois depende do meio campo. Falta o trabalho de superar a defesa do adversário.
Ontem o Mirassol enfrentou o Cruzeiro, sem duvida alguma, a barra pesou para a Raposa, que teve que jogar muita bola. Mas acredito que foi uma partida bem disputada. O Mirassol não perde em casa, mas no futebol tudo pode acontecer. O time estrelado é bom, mas a parada é complicada. Acredito que foi “taco a taco”.
Chapecoense e Coritiba, acredito que foi um jogo normal, pois as forças se equivalem. Como acho que o Atlético foi bem superior ao Remo e na Arena MRV, as coisas podem ter facilitadas para o Galo. Agora, Vasco e Bahia deve ter sido uma parada. Mesmo sendo em São Januário, não afirmo se o Vasco venceu. Agora, sofrendo uma sensível melhora, o São Paulo deve ter passado o “rodo” no Grêmio.
Hoje vamos ter o jogo em que o Santos vai ter que jogar muita bola para não voltar do Paraná com derrota para o Athletico. A parada na Arena Furacão não é nada fácil. Gente, o duelo desta noite no Maracanã, entre Fluminense e Botafogo, promete ser de alto nível e sem favoritismo. Corinthians e Bragantino vai ser do tipo: vamos correr para não perder. Internacional vai ter que jogar muito para não perder para o Palmeiras.
Curso de Formação de Árbitros de futebol de campo pela Liga Uberabense de Futebol e Funel. Inscrições até o dia 20 deste mês. Os horários são das 19 às 22horas. Aos sábados, das 14 às 18 horas. Idade mínima 18 anos. Coordenação: Ciro Chaban, árbitro CBF desde 2009; VAR desde 2019, trabalhou em mais de 400 jogos profissionais.
O calendário esportivo da Liga Uberabense de Futebol está prontinho. A bola começa a rolar no sábado dia 07 de março com o início do Máster “A”. No domingo tem o Infantil e Junior. Depois vem o Super Sênior; Amador “B”, Pré-Mirim, Máster “B”, Mirim, e o sensacional Amador “A”, o Sênior e o Junior. Com a volta do USC todas as categorias prometem ter mais qualidade. Fabricio é outro que vem com tudo. Este ano vamos ter o Uber/Nal, isso em quatro categorias.
Vista a camisa do Uberaba SC e venha brincar no carnaval. O bloco Colorado promete muita alegria e grande festa. O samba vai ser no dia 14 de fevereiro, a partir das 16h na Avenida dos Advogados. O Bloco Furacão Colorado promete muita alegria. Carnaval também é uma paixão do Colorado 2026 começa com festa na avenida e depois nos gramados. Vamos prestigiar essa alegria total.
As quartas de final do Carioca, a tabela é essa: Fluminense x Bangu; moleza para o Fluzão. Vasco x Volta Redonda, Vascão pega moleza. Botafogo encara o Flamengo, jogo sem moleza; quem passar foi por mérito. Madureira x Boa Vista, jogo igual, mas acho que o Madureira é melhor. Então é bola na caçapa.
Este final de semana, com carnaval e rodada pesada do Mineiro vai tremer as montanhas de Minas. Vale classificação para a semifinal. Uberlândia, que se recuperou joga em casa contra o Pouso Alegre, tem condições de vencer e se classificar. Itabirito e Atlético, vai ser “mamão com mel” para o Galo. Democrata e Betim jogam para cumprir tabela. Acredito que a parada entre América e North, vai dar Coelho.
O Athletic encara o Tombense. O time de São João Del Rey já fez o que pode, mas o Tombense ainda tem chances. A URT que já esteve em uma boa, vai precisar de vencer o Cruzeiro e torcer contra o Atlético e Uberlândia. A responsabilidade do time de Patos de Minas é muito grande, com isso, o estádio “Zama Maciel” deve pegar um grande público. Das seis partidas, cinco são de suma importância na definição.
No Paulistão a coisa está apertada para alguns clubes. Pode ser que o Santos fica fora da outra fase. Velo Clube, adversário do Santos esta pertinho do rebaixamento. O Peixe precisa de vencer e ultrapassar dois clubes e contando com outros resultados. Ponte Preta já desceu. Primavera, Noroeste e São Bernardo correm perigo. A rodada não tem nenhum clássico, mas sufoco não vai faltar. TRAVA.
TA CONFECÇÕES 29 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 98852-2139. Toda ocasião é especial faça-nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e Estamparia.