NO BICO DA CHANCA

Raimundo Nonato e o passado glorioso no Naça

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 15/01/2024 às 17:05Atualizado em 17/01/2024 às 20:19
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA 

Hoje a coluna fala um pouco sobre a trajetória de Raimundo Nonato dos Santos, o famoso Nonato que vestiu a camisa do Nacional: “Bons tempos”. Ele nasceu em Pirapora-MG. Seu pai Milton Bispo dos Santos sempre lhe deu aquele apoio para início e sequência no mundo da bola. Nonato considera seu pai um grande craque. Nonato começou a encarar o futebol, em 1977 vestindo a camisa do Vila Nova de Nova Lima. Tudo isso depois de ter tido uma infância e adolescência sadia e cheia de vida: brincava, estudava e jogava bola. Seu primeiro treinador foi o “seo” Nelsinho no Vila Nova. Na época em que jogava apontou dois jogadores que considerava como craques: Luizinho, ponta esquerda e o volante Paulo Rodrigues. Na atualidade, também aponta dois: Cristiano Ronaldo e Messi. Agora, seu melhor técnico fala que Da Silva foi o cara. Sobre o melhor que jogou com ele, diz que Paulo Rodrigues foi um deles. Sobre um adversário daqueles chatos, não pensou duas vezes e falou: - “Foi o Uberaba SC”. Sua grande emoção em campo fala que foi em Alfenas, quando praticamente o Nacional voltou de lá como campeão. Um dia ruim no mundo da bola foi quando machucou o joelho e ficou seis meses sem jogar bola. Perguntado sobre qual foi o melhor time que jogou, o lateral Nonato foi claro: - “Nacional de Uberaba”. E completa dizendo que fez um gol bonito e importante contra o América Mineiro: - “Foi uma pegada de voleio”. Sobre a vaidade no futebol, Nonato acredita que ela prejudica, e muito. Seu clube de coração também é alvinegro: o grande Atlético Mineiro, o Galão da massa. Quando jogava, Nonato se espelhava no craque Jorge Mendonça do Guarani e Palmeiras. Esse jogava muito. Sobre um fato impressionante que marcou sua carreira, ele não lembra de nenhum. Sobre a diferença do futebol da sua época com o moderno ele tem a visão de que: o antigo era cadenciado, toque de bola e dribles que encantavam as torcidas. O futebol moderno é de muita força e tática. Sobre “Maria Chuteira”, ele diz que eram torcedoras que gostavam dos clubes e amavam e apoiavam os jogadores. Seu grande ídolo sempre foi o Rei Pelé. Sua paixão continua sendo o Nacional, por isso sempre faz questão de encontrar com os companheiros, todo ano no estádio “JK”. Nos dias de hoje, Nonato, mesmo aposentado, trabalha e nos finais de semana toma uma “gelada”, joga no Máster e gosta de pedalar. – “É estar de bem com a vida”. Falou. Nonato é viúvo, tem dois filhos: Caio e Marquinho. Sobre finanças no futebol, disse que não ganhou dinheiro, mas não se arrepende do que fez: tentado jogar bola e faria tudo de novo, apreendeu ser um homem feliz e cheio de amizades. Nonato defendeu cinco clubes, parou de jogar com vinte e cinco anos. Hoje é muito feliz, tem namorada e com seu futebol conseguiu levar o nome de sua cidade, o que acha ser muito importante. No Nacional, Nonato começou a jogar de volante depois foi fazer a lateral direita. Mostrou bom futebol e conquistou o carinho dos torcedores. Recordar é viver, como é bom lembrar de você.

        

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto             0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme      Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

 CANELADAS  

Papo no Bar Brasil:   

--- Makarrão, por que você quebrou aquele relógio?

--- Não servia mais. Estava fazendo HORA com minha cara.

           

Karrapixo ficou feliz da vida quando viu aquele letreiro no Bar Brasil:

--- “Aqui não entra bêbado, só sai”.

  

Coisa de mecânico:

--- O burrinho do breque consegue carregar a bateria?

--- Se seu motor tem 40,50 ou 120 cavalos passa a ser uma estrebaria.

--- Quando o motor está em ponto morto, convém acender as velas.

--- Já viu alguém lavando roupa no tanque do automóvel?

--- As pastilhas do freio podem ser chupadas?

 Ao sair de casa, o Joaquim chama a Maria e fala:

--- Se alguém telefonar, você diga que eu estarei de volta as 17h.

--- E se ninguém telefonar, o que eu falo?                  

 ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção.      Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 41 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. Quarenta anos construindo com Uberaba.

 BOLA DE MEIA

A Liga Uberabense de Futebol está recheada de bons árbitros; todos preparados e com conhecimento das regras. Robert Bruno Pinheiro mais uma vez foi escolhido o árbitro do ano. Na verdade, ano passado o respeito a arbitragem prevaleceu. Ótimo.

Junin Ratin, o Rato Messi teve mais um ano de graça, mas tudo isso por causa da sua dedicação e bom futebol. Com o Asa Branca, ele foi campeão da segunda divisão. Com o Bonsucesso foi campeão da primeira divisão, ainda por cima, artilheiro.

No domingo, a Copinha eliminou oito clubes e outros oito passaram para quarta fase. América; Novorizontino, Corinthians, Ituano, Grêmio, Athletico/PR, CRB e São Paulo passaram para as oitavas. Atlético/MG foi um dos que não aguentou o rojão.      

Entre os grandes do Rio de Janeiro, Fluminense perdeu e saiu mais cedo; Botafogo, pela oitava vez decepciona seu torcedor. O Vasco da Gama foi goleado e saiu as pressas da competição. Ontem foi a vez dos reservas do Flamengo mostrar a que veio.

Os grandes do futebol de São Paulo continuam dando as cartas. Corinthians tem um bom time. Santos é outro que vem mostrando bola. Palmeiras nem se fala; vai pra cima e consegue o que quer. O São Paulo vem dando mostras de um time preparado.

Vino Jr continua empolgando a Europa. O futebol objetivo do atacante do Real Madrid é o que mais chama atenção da imprensa mundial. Rodrigo é outro que sabe jogar e faz boa dupla com Vini. Toma que joguem assim vestindo a camisa amarela.

 É hora de começar a “matar” saudades dos estaduais. O Carioca começa amanhã. E a dupla FlaxFlu estarão em ação. Lá no Amazonas o Flamengo encara o Audax. Nesta partida o rubro-negro joga completo, depois viaja para o EE.UU. E no “Raulino de Oliveira”, o Volta Redonda encara o desfalcado Fluminense.

Sob o comando de Neto Masson e Alemãozinho, as categorias sub 14, sub 15 e sub 17 do Fabricio, participarão de um torneio em São Carlos/SP. Os jogos são entre 22 e 28 deste mês. É a oitava Sanca Cup. É bom frisar que o Grená promete muita coisa boa este ano. Tomara.

A Seleção Pré-Olimpica comandada pelo Ramon Meneses viaja bem-preparada para enfrentar a competição que promete ser das melhores. É bom frisar que só classificam duas seleções para as Olimpiadas. No dia 25, a estreia é contra a Bolívia. Osso duro.

O Campeonato Mineiro, tem o Uberlândia como representante do Triangulo e o Patrocinense representando o Alto Paranaíba. O Uberlândia estreia jogando fora de casa contra o Tombense. Patrocinense joga em casa contra o Atlético de Hulk.

Gustavo Scarpa, que eu gostaria que estivesse sido contratado pelo Flamengo, ganha a camisa 6 do Atlético, garante a titularidade e não esquece do William Bigode. Scarpa é um jogador fora de série, além de marcar bem, tem bons passes e finaliza com precisão. Galo fez ótimo negócio.

TA CONFECÇÕES 26 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita. TA Confecções é sucesso no mercado brasileiro.

                                   

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por