NO BICO DA CHANCA

Relembrando grandes comunicadores que marcaram época na nossa Uberaba

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 29/10/2025 às 22:21
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

 TOQUE DE PRIMEIRA

Túnel do tempo. A coluna de hoje fala sobre três grandes comunicadores do rádio e jornal, brilhavam, falavam com sabedoria e, além do mais eram respeitados, pois davam o respeito e comentários certos e bem avalizados, isso no esporte e na parte social. Esse famoso trio de comunicadores, aproveitavam o sábado na parte da tarde, se encontravam no Bar e Restaurante Tip Top, que ficava ao lado do Cine Metrópole. Um chopinho ficava bem o “papo” sempre interessante e agradável. A porcentagem maior era sobre o esporte. Ramon Rodrigues foi um comentarista de muito sucesso, e mesmo naquela época já tinha umas “tiradas” que atraiam os ouvintes do rádio, leitor de jornal e os telespectadores da TV Uberaba. Tiradas como: “O que a Luzia foi fazer atrás da horta” ... “Adeus Mariquita linda” e assim por diante, mas o entendimento, principalmente com o futebol era da melhor qualidade. Nos seus comentários sérios sempre foram criadas alguma palavra ou frase interessante, isso marcava a sua capacidade e inteligência, pois ele sabia de futebol. Suas analises eram precisas e com fácil entendimento. Quem sempre ficava ligado era o Luiz Roberto, o famoso Quiabo, que acabou substituindo, Ramon no jornal “Lavoura e Comercio” O Ramon deixou saudades. Luiz Gonzaga de Oliveira, fazia alguns comentários (pouquíssimos), a sua praia era a de narrador, isso no rádio e TV. Foi outro jornalista da mais profunda inteligência. Formou-se em direito, mas a sua praia sempre foi o jornalismo esportivo. Fez sucesso, foi daquele pessoal classe “A” e teve ótimos companheiros; Farah Zaidan foi um deles. Na verdade, marcou época e fez sucesso e tinha respeito com os seus ouvintes e telespectadores. Sua capacidade foi fora de série, mas na sua luta pela sobrevivência, perdeu para o Covid 19. Mas marcou época e escreveu sua participação no mundo da comunicação. Agora, Ataliba Guarita Neto, o famoso Netinho chegou a Uberaba como jogador de futebol. No Rio de Janeiro defendeu o seu Fluminense. Aqui na terrinha vestiu a nove do Uberaba SC e jogou junto de muitos craques. Gabardo, Juca Pato e muitos outros que faziam da bola o seu divertimento. Depois do futebol, ingressou no rádio, a nossa eterna PRE 5 e passou a escrever no jornal. Com o seu talento passou a cuidar da página social: “Observatório” e também escrevia um comentário na página esportiva. No rádio o que ficou marcado, foi a sua crônica ao meio dia. Um sucesso absoluto, momento que a audiência chegava a 85%.

(FotoArquivo Pessoal)

(FotoArquivo Pessoal)

 Sempre alegre e amigo, gostava de ajudar os amigos, inclusive me deu muita “corda”. O que esse moço fez pela comunicação da cidade foi algo de maravilhoso e com seriedade, trabalhou nas áreas, social e esportiva, na melhor qualidade. No mundo da bola comentava com inteligência e sabedoria. Foi o comunicador que fez sucesso, mas nunca tirou proveito disso para aproveitar ocasiões. Cumpriu, de maneira qualificada a sua missão naquilo que propôs a conduzir a sua vida feliz e cheia de amizade. Os três foram figuras inesquecível. Cumpriram as suas etapas. Sorte que fui amigo dos três, isso foi muito bom. Recordar é viver, com é bom lembrar de vocês.

MOTO ZEMA tem a moto dos seus sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Quando jogava no Bahia, em dia de folga Paulo Rodrigues foi chamar um colega baiano para dar umas voltinhas:

--- Meu rei, o que você vai fazer hoje?

--- O que faço sempre quando estou de folga.

--- O que mesmo?

--- Nada...

O pai cobra o filho:

--- E aí, como está no curso de inglês?

--- Tá indo, pai, mas tá ruço...

Aquele jogador deu uma entrevista ao Karrapixo:

--- Em qual time você está jogando?

--- No momento, não estou jogando em quatro times.

Makarrão chega no Karrapixo:

--- Me faz um favor?

--- Claro meu quase amigo.

--- Troca essa nota de cem por três de cinquenta.

--- Você quer dizer duas notas, né?

--- Não. Senão qual seria o favor...?

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

Começo a coluna falando sobre três estrelas do jornalismo que estão morando ao lado de Deus; abro o wattssZap me deparo com a noticia do falecimento de outro monstro da comunicação: Paulo Nogueira que nos deixou na manhã de ontem. Estava debilitado e a causa foi morte natural. É de uma família que sempre esteve na comunicação. Só irmão Daniel que foi trabalhar com o futebol; os outros irmãos foram comunicadores.

Já falei muito sobre Paulo de Carvalho Nogueira; fiz a sua biografia, mas o sucesso desse jornalista foi tanto que precisava falar mais um pouco. Suas aventuras nas reportagens policiais, ninguém esquece daquela do “Monstro de Capinópolis” e muitas outras. Entrosou até no esporte onde entrevistou grandes craques da época. Foi sensacional. Vai ficar na nossa memória. É outro inesquecível. Está na história.

Gente, falei que o Atlético iria vencer o Independentes e se classificaria como finalista da Copa Sul Americana. Não deu outra: O Galo atropelou o adversário, deixou a sua torcida super feliz e espera o vencedor de Lanus e Univers. do Chile. Acredito que, o Lanus vai disputar o titulo com o Galo. Lelio Cipriani vai ficar feliz.

Esta noite, para saber quem enfrenta o Galo, vou de Lanus, mesmo porque é um time que atravessa bom momento e conseguiu um empate fora de casa, então não vai deixar escapar a oportunidade, fazer bonito diante de sua torcida. Tem que mostrar futebol.

A diretoria do Uberaba SC presidida pelo Rodrigo Alcino fez a sua primeira reunião e a busca é de um entrosamento das partes e funções. Estamos em novembro, encostando em dezembro e não pode perder tempo é aproveitar as coisas boas de maneira antecipada. Todos sabem que o modulo II é muito difícil.

Gente comecei a escrever esse tópico até tremendo e pergunto: como foi nosso Flamengo ontem, contra o tal de Racing? Meu Deus deve ter sido, bom eu sofri mais que “mãe de porco espinho na hora do parto”, mas será que tivemos uma chance de vencer, mesmo que nos pênaltis? Jogador pra isso o Flamengo tem, agora, a condição tática é quem mandou na partida. A expectativa rubro-negra é sempre boa.

Antes da partida, eu ao lado da minha mulher assisti as “Três Graças”, acabou a novela, acabou a graça, pois as emoções de Racing e Flamengo começaram a mexer com o emocional. Quem sabe, a partida e o bom futebol do Flamengo nos encheram de alegria e a vitória foi fantástica. Agora, moleza não teve, a coisa foi no El Cilindro.

Agora, vamos falar das meninas da seleção brasileira, que teve um crescimento muito grande. “mulherada” nova e com bom futebol está sempre convocada pelo técnico Arthur Elias. As vitórias contra a Inglaterra e Itália foi aquilo que o brasileiro sempre esperou da seleção feminina: correr, ter esquema tático e decisão.

Quem duvida? Esta noite o Palmeiras do técnico Abel Ferreira vai descontar os 3 a 0 e pode até ser quatro gols na LDU Quito. Acredito no Palmeiras porque é um time que não abaixa a cabeça e está sempre acreditando nas coisas positivas. É uma equipe bem treinada e joga com intensidade. A busca pela vitória é do começo ao fim. Acredito que a LDU Quito não vai ter tempo nem pra respirar. O Palmeiras tem timaço.

A diretoria do Beira Rio e torcedores estão “pustigrilla” com um árbitro ou ex-árbitro da Liga Uberabense de Futebol. A gozação em cima do time de Gere e Pó Roial foi daquelas de atacar mesmo. O time foi desclassificado e não chegou a semifinal, isso já estava afetando o clube, mas um vídeo nas redes sociais foi de massacrar.

Este final de semana vai ter bons jogos no Sênior, que parte para a última rodada da primeira fase. Mogiana vai passar, acho que o meu Independente não passa. Agora, no domingo são anunciados dois jogaços de bola, isso pela semifinal do amador. O Juvenil fecha os jogos do final de semana. Três competições interessantes. TRAVA.

TA CONFECÇÔES 28 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 98852-2139. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por