NO BICO DA CHANCA

Relembrando o time amador chamado Tupi que brilhou nos campos de Uberaba

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 04/12/2024 às 23:03Atualizado em 06/12/2024 às 22:14
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

É como diz o meu amigo Karrapixo: - “Vamo caçar que a gente acha”. Deu certo, não é aquela foto que eu esperava encontrar, mas ela vai servir para que outras cheguem até nos. Sempre admirei as formações que o Tupi, time amador da cidade, quando esteve presente nos campeonatos da Liga Uberabense de Futebol brilhou e conquistou coisas boas, pois, por lá conseguiam montar excelentes formações e seu espaço dentro de campo foi muito grande. A foto que a coluna publica, foi o começo de tudo, onde na sequencia o Tupi ganhou três Campeonatos Amador da cidade; duas Copas dos Campeões, um torneio Uberaba/Uberlândia, uma Taça Uberaba e uma Copa Integração.

(Foto/Arquivo Pessoal)

 O Tupi teve um crescimento incrível dentro do futebol local, mas também, gente que trabalhou com vontade e conhecimento no setor; o principal nome não será citado, pois não autorizou, mas o “cara” foi um monstro na matéria que conduziu os craques do fantástico time amador, que mandava seus jogos no estádio do quartel. Na verdade, valia a pena acompanhar jogos deste time, que nas suas trocas de formação foi só na crescente e isso foi muito bom para o nosso futebol amador, que ainda é bom, mas já foi gigante com Santa Roda, Peirópolis, Ponte Alta (primeira divisão) Juventude e etc. Os domingos eram discutidos sobre o nosso bom futebol e as opções de bons jogos mostravam o caminho dos dérbis programados na tabela. Mas quando tudo parecia que o Tupi fosse mais além, parou no meio do caminho. Motivos teve de sobra, mas fica entre os cuidadores, se agiram assim foi porque precisa ser feito, agora, deixa uma enorme saudade, que ainda mexe com a moçada da bola. Tantos craques vestiram a camisa do Tupi, jogavam com vontade e a busca pelo resultado positivo era uma realidade de quem sempre gostou de vencer. Tenho amigos que chegaram a jogar pelo Tupi e ainda falam daqueles momentos de bom futebol e de alegrias alcançadas, mas como tudo passa, fazer o que? É comentar mostrar parte do inicio faz bem, na verdade, o grande Tupi teve meio, mas acabou, como diz: entregou a bola. Na foto que a coluna estampa os nomes que vou estar com duas opiniões: Alaercio, Lazão, becão famoso. Tenente Januário, no esporte era conhecido como Canarinho. Tem o goleiro Walmir, que até mesmo jogou profissional. O craque Niltinho fez parte do time. Edelson o batalhador. O treinador da época foi Fernando Lins. O baixinho e esperto Batutinha fez parte do time. Ao lado tem o Adrianinho, outro bom de bola. William fez parte da escalação. Luciano foi outro que jogava bem; e fecha com Marcelino, o famoso Batata, que inclusive jogou pelo profissional do USC. Agora, muitos outros craques jogaram pelo Tupi; a sequencia foi só crescimento, que a coluna ainda vai mostrar. Mas Plinio, Alex Capolli, Leslie, Carlos Henrique e Teco vestiram a camisa do esquadrão. Time que dava satisfação a sua torcida. Recordar é viver, como é bom lembrar de vocês.

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Mais uma vez, Delacir tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora, por que?

--- Logo agora que sonha com Mané Escoura.

--- Sonho com gosto de bacalhau...

Grande verdade:

Descoberta sensacional fez aquele sujeito, que só descobriu a quantidade de amigos que tinha, depois que construiu uma piscina em sua casa...

Makarrão pergunta ao famoso Karrapixo:

--- Amigo, você tem procurado emprego?

--- Claro que não. Vai que dá zebra e eu acho!

Coisas que só acontecem com Karrapa:

Karrapixo, quando morava na “roça”, chegou em casa tão bêbado que deu três tiros num rolo de linguiça, crente que fosse uma cobra...

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

No próximo dia 15, a bola vai rolar no estádio “Zé do Tiro”. Vale a pena marcar presença e contribuir com o Centro André Luiz. Quanto ao futebol que deve começar lá pelas 09h30, não garantem bom jogo, equipes que entrarão em campo podem não ter tanta qualidade: Amigos do Anderson 2 Irmãos x Amigos da River.

A bola que o Corinthians está jogando vem levando a sua torcida a loucura. Caso esse rendimento tivesse começado até na vigésima quinta rodada, o Timão estava entre os lideres do Brasileiro e tinha faturado a Copa Sul Americana. Tanto em casa como fora, os resultados positivos acontecem. O Bahia é quem diga.

A molecada do futebol uberabense vem fazendo sucesso fora da cidade. A cada dia aparece uma noticia sobre um dos nossos craquinhos. Lucas Gabriel, foi novinho para São Paulo, mostrando bom futebol, tem contrato com o Corinthians e está prontinho para jogar a Copinha. Em breve, estará no profissional. Sucesso.

É campeão. Mais um atleta que Chiclete colocou no mundo da bola. O zagueiro Luiz Osorio que deu seus primeiros chutinhos na escolinha do Carlos Chiclete no Independente, sagrou-se campeão da Copa Brasil Sub 20. Na zaga do São Paulo, contra o Palmeiras, o moleque foi firme. É mais uma “cria” do Independente.

Ontem, em São Januário duelaram Vasco e Atlético, jogo que poderia ter uma maior concorrência, mas as duas equipes caíram de produção e já não influem em mais nada na tabela. Na verdade, estacionaram na parte de baixo, quase lá.

Vitória e Grêmio ainda pensam que sonham com alguma coisa, bem, sonhar não custa nada. Ambos devem continuar na parte debaixo. Agora, o “bicho” pegou mesmo foi na partida entre Criciúma e Flamengo. A galera tricolor torceu mais do que nunca para o Mengão. Será que deu certo? Aumento de responsabilidade.

Em casa o São Paulo deve ter vencido o Juventude. É mais time e subir um pouco mais na tabela é o que o Tricolor Paulista mais quer. Atlético/GO está dando seus últimos respiros na Serie “A”. Recebeu o Fortaleza e deve ter apanhado de novo.

Agora, Internacional encarando o bom time do Botafogo foi tudo aquilo que o pessoal do Glorioso sonhou para dar o xeque-mate no campeonato. Agora, no Beira Rio, dificilmente o time de Roger Machado perde, se perdeu, adeus campeonato. Caso tenha vencido, o domingo vai ser dos mais emocionantes.

Agora, o Palmeiras tem que fazer o dever fora de casa. Se não venceu o Cruzeiro, pode ter dançado e o sonho apagado. Na verdade, o time de Abel Ferreira esperou pela derrota do Botafogo no Beira Rio e sua vitória diante do Cruzeiro. Futebol é o esporte que prega mais pegas. Será que deu certo?

Hoje não vai ter moleza para o Fluminense, que ontem torceu para o Flamengo “carimbar” o Criciúma, deve fazer a sua obrigação e encarar pra valer o Cuiabá, time que gosta de pregar peças nos seus adversários. Cuiabá já foi pro brejo e a seu intensão é de levar mais alguém com ele. Será o Fluminense?

Fechando a quinta-feira da amargura, Athletico/PR quase escapando do precipício espera pelo desesperado Bragantino. O time de Bragança precisa da vitória e depende de outros resultados. Na décima oitava colocação, parece que a dificuldade para sair da encrenca não é só vencer hoje, a briga só termina no domingo. TRAVA.

TA CONFECÇÔES 27 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por