NO BICO DA CHANCA

Sobre uma geração que ia assistir futebol de caminhão

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 28/02/2022 às 16:40Atualizado em 18/12/2022 às 18:25
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Caminhão, o meio de transportes.

Estava conversando com os amigos Carreta, Joãozinho e mais alguém que mora em fazendas e sítios sobre o futebol de “Roça”. Na verdade, quem que bateu uma bolinha na juventude que não foi até a tal de roça jogar contra o time local? Por aqui, tinha Santa Efigênia, Peirópolis, Baixa, Tangará, Conquistinha, Casa Azul, Chuá e muitos outros locais que aos domingos faziam a alegria do pessoal, depois do almoço cercava o estádio com os chapéus e sombrinhas, vibrando com as jogadas do pessoal. Em cada comunidade tinha um craque: na Conquistinha era o Carrapicho e o Manelão Pé de Bomba; Tangará era o Antônio português e o Maurício filho do Jucão.; em Peirópolis tinha o goleiro Mudinho, que pegava até pensamento. Na verdade, era a maior festa dos domingos da bola: o “pau comia” pra valer. Com isso, recebo uma foto de um time de fazenda em Perdizes. O centroavante é o craque da bola de bico Carreta. Até 1980 realizavam quadrangulares, isso massageava o ego do pessoal que jogava e assistia as “peladas”. Olha, pessoas que se tornaram importantes no futebol, empresas e até mesmo em profissões liberais, brilharam nesta época de ouro do mundo da bola. Na foto aparecem Edward Lopes que foi presidente do Uberaba SC; José Roberto Borges, Marcio Castro Alves, José Lindolfo, Ênio Nunes, José Luiz e Murilo. Agora, agachados: João Carlos Borges Prado, Renato Borges, Luiz Carlos Nogueira Resende, o Carreta, aposentado em odontologia e artilheiro do time, Nélio Castro Alves, Sávio Castro Alves e Brigula. Momentos inesquecíveis de um time praticamente família que se divertia com alegria e tinha o maior prazer de fechar um domingo com gols e alegria. Vitória, empate ou derrota faziam parte do contexto de felicidade esportiva. As viagens na carroceria de um caminhão dominavam o prazer de saber que estávamos a caminho de mais um joguinho de bola. Bons tempos que não voltam mais, mas também não foge nunca da memória.

O time da fazenda

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

O clube Pouso Alegre na base do desespero contratou seis jogadores de uma só vez. Agora no campeonato o negócio vai ser na base da sucuri: ou fica um mês sem comer, ou come um bezerro inteiro...

Diego Alves não deixou passar um frango e sim um MARRECO. Não pega bem para um goleiro de elite pegar um franguinho, tem que ser algo maior...

Frase de uma saúva...

- “Como é difícil ser formiga em terra de tamanduá...”

Bate papo no Bar Brasil:

--- Qual é a sua profissão?

---Nenhuma. Eu não trabalho.

--- Quer dizer que você é um homem rico?

--- Não, mas minha mulher conhece um que é...

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 39 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

No sábado, na única partida pelo Campeonato Mineiro, o Atlético, mais uma vez, precisou da ajuda da arbitragem para conseguir vencer um adversário do interior. No jogo bem disputado contra o Pouso Alegre, o Galo venceu por 3 a 2. Gostei da partida.

Na verdade, a situação está cada vez mais preta para Pouso Alegre, que tem apenas 03 pontos e nove para disputar. Joga duas vezes fora e uma em casa. O jogo contra o Uberlândia pode ser a decisão, mas isso dependerá dos resultados fora de casa.

Uberlândia enfrenta a Tombense, a partida é em Tombos e ambos precisam vencer. O Verdão tem cinco pontos e o Tombense apenas sete. Isso quer dizer que o “bicho vai pegar”. Quem perder pode ficar com a corda no pescoço. É jogar tudo.

A URT, que depois da chegada do PC Catanoce subiu de produção, mas ainda não saiu da zona perigosa. No final de semana encara o Athletic em São João Del Rey; depois vai a Tombos e fecha com o Democrata, no Zama Maciel. Precisa de mais quatro pontos.

O Patrocinense é outro time que está na encrenca. Com sete pontos ganhos, joga duas partidas em casa, inclusive com o Cruzeiro. Para fechar a zona do terror, vem o Tombense, também com sete pontos, que vai brigar com Uberlândia, URT e América. É preciso jogar.

Com Gabigol sendo contestado e Diego Alves dando vexame e mostrando que já foi bom goleiro, o Flamengo precisou de jogar muita bola para empatar com o Resende. Só sei que a comissão técnica do rubro negro deve escalar o time certo e seguro.

O Botafogo levou de 5 a 3 da Portuguesa. Placar histórico entre as duas equipes. Tem coisa errada no Fogão. Já o Fluminense jogou bem e passou pelo Vasco. Na verdade, o Tricolor vem se tornando o melhor time do Rio de Janeiro. Jogando muito.

Pelo Paulistão, o Guarani vem mostrando que é apenas uma fantasia. Tomou uma virada histórica, e foi no “Brinco de Ouro”. Santos passou apertado para empatar com o Novorizontino. O mesmo aconteceu com o Palmeiras, que ficou no zero com a Inter.

Gustavo Mosquito entrou no jogo e na primeira tocada na bola resolveu a parada. Na verdade, a partida entre Corinthians e Bragantino foi nem disputada e de grandes lances de área. Cleiton de um lado e Cássio, o melhor em campo foram os destaques. Jogão.

A FMF divulgou a tabela do módulo II, que não vai ser nada fácil, principalmente para o Uberaba SC que vai ser o patinho feio, pois é o único que está longe dos outros dez clubes. O Colorado vai ter duas viagens bem longas: Muriaé e Ubá. É muito chão.

O time de Rodrigo Alcino faz seis jogos fora de casa e tudo começa por Varginha. Depois vêm Nacional de Muriaé, Coimbra de Contagem, Aymorés em Ubá, depois vai a Santa Luzia encarar a União Luziense. Volta a Varginha para pegar o Boa. TRAVA.

TA CONFECÇÕES – Há 25 anos no mercado brasileiro com absoluto sucesso. Uniformes profissionais, escolares e promocionais. TA qualidade profissional. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por