NO BICO DA CHANCA

Títulos Estaduais: Emoção e Superação no Futebol Brasileiro

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
Publicado em 08/04/2024 às 16:26
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA
Depois de uma semana repleta de jogos que chamaram a atenção, especialmente pela Sul-Americana e Libertadores, com 14 clubes brasileiros (sete em cada torneio) na busca pelo sonho maior, o domingo esportivo foi de grande emoção. Acredito que ainda não tivemos um momento como este: a valorização dos estaduais com finais que deixaram o torcedor empolgado. Quer se queira ou não, todo estadual é valorizado pelo que cada estado tem de melhor no futebol. Poucos estados têm mais de três clubes fortes, mas o interior sempre incomoda. Em São Paulo, temos Palmeiras, Corinthians (que desta vez ficou de fora), São Paulo e Santos. Além disso, há clubes do interior que incomodam, como o Novorizontino este ano. A final foi entre Palmeiras e Santos, com duas partidas de muita luta e determinação, onde o Palmeiras levou a vantagem e ficou com o título. Em Minas, o Rapo/Galo apresentou o melhor da qualidade, com os melhores do estado buscando o título e muita coisa de qualidade acontecendo. São os grandes do estado. Desta vez, mais uma vez, o Atlético mostrou qualidade e, depois de um empate surpreendente na segunda partida, derrotou o Cruzeiro por 3 a 1. Foi um verdadeiro clássico. Na "boa terra", no encontro Ba-Vi, desta vez o Vitória foi espetacular, principalmente na primeira partida, onde virou o jogo: perdia por 2 a 0 e fez 3x2. Foi emocionante. Na partida de volta, o empate em um tento favoreceu o Vitória e a taça foi para as mãos do rubro-negro baiano. Ainda no Nordeste, vimos o Ceará crescendo para cima do Fortaleza, em uma decisão que foi para os pênaltis e deu Ceará. CRB e CSA foi outro duelo com estádio cheio, e o CRB, com 3 a 1 no placar, chegou ao título. Sport e Náutico ficaram no zero, resultado que favoreceu o Sport, que conquistou o título pernambucano. Em Goiânia, como sempre, o Goiás chegava à final, mas desta vez, seu lugar ficou para o Vila Nova, que perdeu para o Atlético e se sagrou campeão goiano. No Rio Grande do Sul, a decisão foi entre o Juventude, de Caxias, enfrentando o Grêmio; nesta, mais uma vez o time de Renato Gaúcho, depois de um sonoro 3 a 1, ficou com a Taça do Gauchão. No Rio de Janeiro, com o campeonato mais charmoso do futebol brasileiro, o título não foi decidido em um clássico, mas sim em um grande contra um considerado pequeno. O Nova Iguaçu foi brilhante durante toda a competição e, na semifinal, venceu o Vasco, indo disputar a final com o Flamengo. Em duas partidas, o Flamengo venceu as duas, mas respeitou o adversário que não se intimidou e tentou, quem sabe, uma sorte maior. Deu Flamengo. Foram dezesseis decisões que pararam o domingo, com sete clássicos sendo vividos. No Paraná, deu Athletico, que bateu Maringá. No Mato Grosso, o Cuiabá foi o campeão. Em Santa Catarina, o campeão foi o Criciúma, após um empate com o Brusque. Olha, fiquei feliz com a valorização dos estaduais. O domingo foi show de bola.

Troféu (Foto/Reprodução)

MOTO ZEMA tem a moto dos sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Mais uma vez, David Augusto tenta acordar o Karrapixo:

Acorda, Karrapixo, acorda.
Você veio me acordar logo agora.
Logo agora por quê?
Logo agora que eu estava sonhando que o placar do jogo Palmeiras e Santos tinha sido trocado...
Sonha, Karrapixo, sonha...
Um clube do interior carente de vitórias contrata um atacante, e o presidente pergunta:

De onde você veio?
De Brasília.
Então pode voltar, nós queremos é gol.
Makarrão fala para o Karrapixo:

Estou escrevendo um livro "Como é dura a terra".
É sobre o sofrimento humano?
Não. É sobre paraquedismo...
Karrapixo volta a falar com o Maka.

Quando eu era jovem e maquinista, tinha vontade de estudar medicina.
Qual seria sua especialidade?
Clínica geral e arquibancada...

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO é um nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. Com 41 anos no mercado, oferecemos os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444. Quarenta anos construindo com Uberaba.

BOLA DE MEIA
Na verdade, o Flamengo conquistou o título carioca em ritmo de treino, mas eu gostaria que o Léo Ortiz tivesse entrado no jogo. Um detalhe que gera dúvidas no torcedor que não acompanha o carioca e pergunta por que o Nova Iguaçu chegou à final. A resposta é simples: superou Botafogo e Vasco.

Gente, jogaço de bola entre Palmeiras e Santos. Por pouco o Peixe não complicou para o Porco. Na realidade, o Palmeiras tem mais time e, jogando em casa, aproveitou os fatores. Mas não podemos deixar de falar do bom jogo do Santos. Depois que Carille assumiu o Santos, muita coisa mudou. O futebol do Peixe melhorou muito, agora, o difícil vai ser enfrentar a Série "B" do Brasileiro.

Vitória magnífica do Atlético pra cima do Cruzeiro significou título. Agora, a gozação é que foi melhor. Arana fez o chororô e ainda disse que o pessoal que mora na região da Pampulha tem que ficar atento, pois será inundada pelas lágrimas dos cruzeirenses... É bom levar tudo na esportiva. Arana acabou sofrendo um acidente doméstico: cortou o dedo...

Time do interior quando começa a dar aperto é difícil segurar. O Juventude, que empatou a primeira partida com o Grêmio, abriu o placar no jogo da volta, chegou a assustar o torcedor gremista, mas a categoria dos pupilos de Renato Portaluppi fez a diferença. Veio a virada e a alegria total.

Minha gente, o que aconteceu na Bahia foi um fato incrível, mesmo porque a torcida do time Ceni acreditava muito, mas o efeito clássico mexeu dentro e fora de campo. O Vitória parecia fazer o último jogo da vida. No peito e na raça, foi o campeão.

O time sub 16 do Uberaba SC/SAF arruma as malas e segue viagem para São Del Rey, onde vai jogar a Copa Brasileirinho, torneio que reúne São Paulo, Flamengo e Botafogo. O Colorado estreia na quinta-feira jogando contra o North; no dia seguinte encara o Athletic e na sexta-feira o Flamengo, isso pela chave "B".

Hoje tem Conselho Técnico para os clubes que queiram jogar as categorias sub 15 e sub 17 da segunda divisão mineira. Serão inscritos 15 clubes. Para conseguir a inscrição, é necessário ser clube profissional e estar regular com a Federação Mineira. USC está prontinho para realizar o sonho da garotada.

Depois da derrota para o rival Atlético, que custou o título, o técnico Nicolás Larcamón foi demitido. O motivo foi uma das substituições feitas pelo treinador, que, ganhando de 1 a 0, tirou um atacante e colocou um zagueiro; foi aí que as coisas mudaram, o Galo tirou defensores e colocou atacantes...

O Carioca lidera o ranking de média de públicos nos estaduais. Os oito estados mais populosos são: Carioca, Paulista, Mineiro, Gaúcho, Pernambucano, Baiano, Cearense e Pernambucano. Nos estados, o público no Rio de Janeiro foi gigante, o povo voltou a "amar" o futebol e o prestígio é pessoal.

Lastimáveis são as acusações pesadas de John Textor, que colocam em "cheque" a moral de jogadores, arbitragem e clubes. Isso vem pesando e ainda vai dar "pano pra manga". Outra situação é a de Gabigol, que pegou uma suspensão pesada. E agora?

No futebol Máster "A", em jogos realizados no sábado, tivemos a goleada do Vila Nova sobre o Leblon. Sete Colinas também goleou o São Benedito. Fabricio ganhou do Bonsucesso. No Infantil, o massacre ficou por conta do Fabricio sobre o Nacional. Bom Retiro ganhou do Nacional. No Amador "B", Leblon sapecou o Ata; acho que 8 a 0 foi muito. Havai venceu e ganhou duas posições. TRAVA.

TA CONFECÇÕES: 27 anos de sucesso no mercado brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial, faça-nos uma visita. Venha ser feliz, nosso atendimento é de primeira classe. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais e colegiais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por