NO BICO DA CHANCA

Uberaba teve um fantástico time de futebol chamado VR que brilhou nas décadas de 40 e 50

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Moura Ticha
Publicado em 20/01/2025 às 20:51Atualizado em 22/01/2025 às 22:03
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Muitos perguntando se um tal time de futebol chamado VR existiu mesmo na nossa Uberaba. Claro que sim, foi em uma época que, quando foi forte e cheio de craques e jogou os campeonatos da cidade. Não lembro, pois foi na década de 40 e 50. Não foi profissional, mas esteve registrado na Liga Uberabense de Futebol. Dos mais antigos, conversei com muitos que viveu aquela época, disse o que o VR time fundado pela Sra. Dona Olinda Arantes Cunha foi bem montado e organizado. Jogava na Chácara do Sr. Vicentino Rodrigues da Cunha, que ficava ali pelos lados do Distrito Industrial. Dizem que o time ganhou muitos jogos importantes e fazia frente aos principais clubes da cidade. Por exemplo, lembro do VR, quando o jovem Tetente, depois de ter jogado no Uberaba SC remontou o time para jogar aos domingos na sua chácara, e também foi bastante forte. Certa vez o Carlos Gomes, time de várzea da cidade foi jogar por lá, o goleiro do VR/Butantã era simplesmente o Wilmondes. Além do mais, outros craques que vestiram a camisa vermelha do Colorado, também jogava no VR o grande Butantã. Vejam só, até o nome representava as “cobras” do nosso futebol. Época que valia a pena tirar a metade do domingo para assistir a seus jogos. O meio-campo Tetente jogava muita bola, foi mestre, e como dizia um torcedor: “O cara dançava o rock em cima da bola”. Infelizmente, os que não gostavam de futebol foram cuidar de outras obrigações e o time do Butantã foi acabando, mas enquanto durou foi um verdadeiro show de bola e dava aula de classe, dribles, domínios, passes, dribles e jogadas cinematográficas. Foi um momento de muita alegria e de bom futebol, que depois do início da década de 80 não mais existiu, tudo foi mudando. O importante é ter vivido momentos inesquecíveis daquele futebol mágico. Não só o VR-Butantã tinha, mas, muitos clubes encantavam pela qualidade. Nessa formação que está no “retrato” dá para notar que muitos desses jogadores brilharam no Uberaba – Nacional e Independente. Tulio Nena eu não vi jogar, mas disseram que tinham muito carinho com a redondinha.

(Foto/Arquivo Pessoal)

(Foto/Arquivo Pessoal)

 Hélio Cury, cria do Independente jogava muito e dava uns toques nos tornozelos dos adversários. Marreta gostava de atuar com Rodrigues; a confiança fazia a diferença. Rodrigues chegou a vestir a camisa azul do Independente. Nesse time ainda não tinha o Wilmondes, que só apareceu no inicio de 70, então o goleiro foi Garilo. Nono jogava muita bola. Gabardo é aquele que jogou com os irmãos montando uma linha com Gabardo, Gabardinho e Gabardão. Mais tarde, Garbado adotou a profissão de ferreiro e se deu bem. Mauriti, outro que tratava a bola com carinho. O atacante Tiago, neste time foi de fundamental importância ajudava. A escalação fecha com Helinho, sempre ponta esquerda, que se não me engano começou e encerrou a carreira jogando pelo Independente e sempre jogando com a camisa 11. Recordar é viver, como é bom lembrar de vocês...

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Mais uma vez, Delair tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora, por que?

--- Logo agora que sonhava da decisão amorosa do Makarrão. Tá 4x4 no amor.

--- Continua sonhando, essa decisão não tem favorito.

E nos Estados Unidos foi assim: Cruzeiro 0 x 0 Atlético. Flamengo 0 x 0 São Paulo.

--- Foi uma “sonoterapia”.

--- Como assim?

--- Deu para dormir um pouco...

É para agradecer mesmo.

--- Domingo a torcida do Uberlândia saiu do Parque do Sabiá agradecida.

--- Como assim?

--- O empate caiu do céu...

Makarrão chegou a seguinte conclusão:

--- Jogador que se faz notar é o Gabigol: quando volta faz falta na frente, quando avança, faz falta atrás...

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA

Os amistosos dos clubes brasileiros realizados nos Estado Unidos que envolveram Cruzeiro, Atlético, São Paulo e Flamengo foram “ochos” em gols, só deu zero a zero, com isso os americanos e brasileiros que moram por lá não conseguiram aplaudir o lance mais fantástico do futebol. Balançar as redes não foi possível.

O certame mineiro começou com placares ajustados e poucos gols foram anotados: o Athletic bateu no Pouso Alegre e o Itabirito, como mandante perdeu para o Betim. No domingo o Vila Nova bateu no Democrata/GV. Aymorés segurou o empate no jogo contra o Galinho. A Raposa partiu pra cima e venceu a Tombense.

Em minha opinião, quem se deu bem foi o Uberlândia, não venceu o América, mas o time também não estava totalmente pronto, mas não decepcionou a sua torcida, que compareceu ao Parque do Sabia e gostou do empate. Posso adiantar que o Periquito ainda vai mostrar coisa boa neste campeonato, não tem clube sobrando bola.

O Cariocão continuação com os chamados pequenos aproveitando a deixa e fazendo a festa. Os lideres são Maricá e Nova Iguaçu. Flamengo é o lanterna. Com isso o time “pequeno” que souber aproveitar as oportunidades que estão surgindo, chega ao topo e brigam com os grandões. O Botafogo perdeu para o Sampaio Correa. O Fluminense teve que jogar muita bola para ficar no empate em um tento com Maricá. O Vasco não passou de um empate com o Boa Vista. Flamengo voltou a perder: decepção.

Entre os pequenos, Portuguesa não deu mole e ganhou do Madureira, o Bangu perdeu para o Volta Redonda. São partidas super equilibradas, quem mostrar mais bola,

chega na segunda fase encarando os grandes. As chances são pequenas, mas pelo menos dá aquele calor no seu torcedor. Isso faz bem pra um campeonato.

Paulistão, o melhor estadual de todo Brasil foi outro que tem times nivelados e resultados inesperados acontecem. Inter de Limeira não passou do zero com o Guarani. Noroeste recebeu e se deu bem diante do forte Palmeiras, o placar de um tento para cada lado diz tudo. Portuguesa ficou no 2 a 2 com o Novorizontino.

O Bragantino não aguentou o duelo com São Bernardo e levou tinta. Gente, o Mirassol vem botando banca e desta feita fez 6 a 0 no Água Santa. Corinthians bateu no Velo Clube, na verdade, o time de Yuri Alberto voltou com a mesma vontade do ano passado. Ponte Preta cobrou pedágio do Santos e ficou tudo igual.

Deu uma melhorada para os clubes brasileiros que tem dois clubes no Top 10 do Futebol Mundial. O Botafogo FR hoje é o 5º no ranking da bola. Na frente dele estão: Real Madrid, Bayer Leverkusen, Atalanta Borgasca e Liverpool. Acredito que o avanço do Glorioso foi muito rápido, isso soma e com moral para os brasileiros.

Já o Flamengo/RJ é o oitavo colocado, isso porque não ganhou nada ano passado, se consegue algum título estaria em melhor posição. A sua frente estão: Manchester City e Barcelona. Ainda tem mais brasileiros na parada. Atlético/MG, Corinthians, São Paulo e Palmeiras são clubes que deram uma melhorada, este ano ainda podem ganhar muito mais. A disputa com os clubes da Europa não é nada fácil.

Só sei dizer que o cerco está apertando não só para o Uberaba SC que corre atrás de parceiros para enfrentar o modulo II do Mineiro e o Sub 20 da primeira Divisão, como também para o Nacional que não pode nem piscar pois vai ter de encarar a base e a Segundona, para isso profissionais estão sendo contratados. Tem que saber trabalhar.

Liga Uberabense de Futebol e Funel promovem aulas teórica do curso de arbitragem. A coordenação é do Ciro Chaban Junqueira árbitro CBF. O curso é do dia 10 a 16 de fevereiro, isso em dois horários: das 10h às 12h e das 14h às 19h na sede da Liga Uberabense de Futebol. Vamos nessa?

TA CONFECÇÔES 28 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por