NO BICO DA CHANCA

Um dos melhores times do Nacional foi o de 1975/76

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Ticha
carlosticha@hotmail.com
Publicado em 22/02/2025 às 07:49Atualizado em 24/02/2025 às 22:07
Compartilhar
Timaço do Nacional com Ernani no gol (Foto/Reprodução)

Timaço do Nacional com Ernani no gol (Foto/Reprodução)

TOQUE DE PRIMEIRA
A pedidos hoje a coluna vai falar sobre um dos melhores times montados pelo Nacional. Esse time, acredito eu, foi 1975/76. Na verdade, não tem nenhum jogador “meia boca”, mas sim, de nível médio pra cima. Jogou bem no certame mineiro e ainda teve uma melhor de três com o Uberaba SC e foi cada jogo de arrepiar, emocionar e empolgar o torcedor. Época que ainda se jogava aquele futebol com visibilidade de craques que sabiam o que fazer com a bola. É como o ex-craque Zico diz: - “A bola gosta de ser bem tratada”.

Nos duelos contra o Colorado, o Uberabão pegava um publico espetacular, pois os torcedores tinham o quer ver algo de bom no gramado. Até mesmo os jornalistas esportivos se profissionalizaram para certas coberturas. As coisas eram serias dentro e fora de campo, o respeito em todos setores chamavam atenção de que sempre acompanhavam as atividades dos nossos clubes. Setoristas no estádio “Juscelino Kubistchek” e outros no “Boulanger Pucci”, com isso, o rádio funcionava 24 horas por dia, todos queriam saber das informações. Valia a pena estar ligado as informações esportivas.

Acredito que momentos como aqueles não voltam mais; os dias de hoje estão bem complicados. Vamos falar deste Nacional que está na foto: Ernani é o goleiro, o cara pegava até sinal de wi fi. Universo, menino criado no Bairro Mercês brilhou com essa camisa e foi o cara. Depois do USC formou-se em odontologia, hoje reside em São Paulo. Marquinho foi um dos melhores zagueiros que vi jogar: ainda atuou pelo USC, Cruzeiro e Palmeiras. João Eduardo, jogou muita bola neste meio campo. Carlinhos Bell jogou pela lateral direita; marcava bem e produzia no apoio.

Pepone foi outro que jogou tudo para defender a camisa do alvinegro. Iniciando os agachados tudo começa com o competente massagista Ronaldo, que trabalhou nos clubes da cidade e do Sul de Minas. Vem o craque Rubão, moço simples, mas que jogava muita bola e dava alegrias para os torcedores do Nacional; depois jogar no Vasco e até no exterior. Zanata craque no meio-campo, além de jogar bem e conhecer o espaço no meio-campo, estudou e formou-se em odontologia. É empresário no ramo de alimentação. Gastão, atacante rompedor, chutava forte, fazia muitos gols. Foi um jogador que fazia a alegria da torcida. Aproveitou o espaço e formou-se em engenharia; hoje mora com a família em São Paulo e ainda joga nos Super Sênior do Tricolor.

Zandonaide, o garoto que veio de Sacramento para brilhar no Nacional: começou no Juvenil, ganhou espaço no profissional; depois jogar no Vasco da Gama, deu um título para o Vascão em cima do Flamengo, foi jogar fora do país; hoje é empresário no ramo de construção. A foto fecha com Gerenildo, moço bom de bola que veio, se não engano do Rio de Janeiro e brilhou pela ponta esquerda: rápido, cruzava com presteza e chutava forte. Fez parte deste ataque incrível. Segundo Netinho, época em que o Nacional dava satisfação a gente. Recordar é viver, como é bom lembrar de vocês.

MOTO ZEMA tem a moto de sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Mais uma vez, Delair tenta acordar o Karrapixo:

--- Acorda Karrapixo, acorda.

--- Você veio me acordar logo agora.

--- Logo agora, por que?

--- Logo agora que eu sonhava com o Fernando Augusto.

--- Continua dormindo, mas se prepara para o susto.

Na casa de um torcedor do Corinthians:

--- Papai, já posso mandar o torcedor do São Paulo olhar a tabela ou ainda é cedo?

Em uma rodinha no Bar Brasil:

--- Não sei se as diretorias do Uberaba SC andam escondendo LEITE, só sei que a produção do liquido precioso vem aumentando e a vaca saindo do brejo...

O torcedor do Vasco encarou um torcedor do Botafogo e disse:

--- Seu time parece o remédio que a vovó prepara.

--- Remédio que a vovó prepara. Como assim?

--- Sim. Não faz mal a ninguém

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310 e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA:

Incrível como as coisas mudam, principalmente no futebol. Ano passado o Botafogo atropelou os adversários, isso jogando um futebol objetivo e cheio de alternativas. Marcação firme e com definições de ataque. Tá certo que Almada e Luiz Henrique fazem falta, mas não a ponto de deixar o time com falta de sintonia.

Agora, o mesmo futebol monta cada surpresa incrível. O Olaria, do Rio de Janeiro, que não está na primeira divisão do carioca, na Copa do Brasil, mesmo levando um “passeio” daqueles, venceu o ABC por 1 a 0, embolsou um R$ 1 mi e chegou a segunda fase. Seguir é que vai ser impossível. É o mundo da bola.

Ontem a briga foi entre Betim encarando o Uberlândia, jogo decisivo para chegar à final do Troféu Inconfidência. Acredito que foi jogo difícil e complicado. Na outra partida o Athletic bateu de frente com o Democrata-GV. Foi outro jogo sem moleza. Os vencedores fazem a final do Troféu. Sem favorito.

Hoje a parada vai ser mais torta do que as “pernas do Garrincha”. O Atlético vai a “Arena do Jacaré” jogar contra o Tombense. Na primeira partida deu Galo. Acredito que mais uma vez o Atlético entra em campo como favorito. É melhor time.

A pergunta que ainda está sem resposta é a seguinte: Quem vai ser o adversário do Atlético na final do certame mineiro? O adversário será conhecido esta tarde entre América e Cruzeiro, partida que pode lotar o Independência. No jogo de ida foi empate em um tento. Mas a verdade é que, se a Raposa não jogar bem e com disposição pode se estrepar na esperteza do Coelho. Vamos aguardar.

No Carioca, o Flamengo, se vencer o Maricá, esta noite, coloca a mão na Taça Guanabara. Volta Redonda é outro que já está classificado e precisa vencer o Boa Vista e torcer por um tropeço do Flamengo. Amanhã, tem o clássico Vasco da Gama e

Botafogo, uma derrota do Glorioso, pode ficar fora da semifinal. O Fluminense pega a maior moleza, vai bater no Bangu e pode chegar a semifinal. Madureira está na briga.

Flamengo e Volta Redonda já estão na semifinal, a busca entre ambos é o titulo da Taça Guanabara. Agora, Madureira, Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo brigam por duas vagas. A certeza é a de um dos grandes pode ficar fora. É jogar bola para superar as dificuldades e contar com o futebol dos craques de cada time.

E o Paulistão promete só jogão de bola. A Ponte Preta vai jogar tudo contra o Bragantino. Se perder pode se complicar. Botafogo quer estragar a festa do Novorizontino. Mesmo o duelo sendo no “Santa Cruz”, acredita-se no favoritismo do Novorizonte. Já, Velo Clube e Água Santa é só para cumprir tabela.

São Bernardo vai partir pra cima do São Paulo, acredito em partida igual, ambos parecem estar classificados. Corinthians mais líder do que nunca recebe o Guarani na “Arena”: é mais três pontos na caçapa. E esse Mirassol e Palmeiras? Pode ser o jogo da rodada, pois ambos precisam de pontos; é a chave “A” contra a “B”. O Palmeiras corre risco. A Portuguesa tem pequena chance de passar para outra fase, mas tem que bater no Noroeste. Santos é outro que precisa de ganhar no Inter de Limeira.

O presidente do Uberaba SC Djair Batista participou do Arbitral do Sub 20 na Federação Mineira de Futebol e deu seu aval para a participação do Colorado. O certame começa no dia17 de maio e vai até 04 de outubro. A primeira parte será dividida em três chaves de cinco clubes cada. A chave do USC ficou assim: Atlético, Betim, Athletic, Itabirito e Uberaba. Vai ser parada, mas tem que enfrentar.

Quanto a parte profissional, Rodrigo Alcino e toda sua equipe continuam trabalhando na montagem do elenco. Pelo menos cinco jogadores já estão acertados. A comissão técnica está prontinha. Agora, os acertos com jogadores devem continuar; pois chegar na frente é preciso. O módulo II promete ser muito forte. É caminhar em busca do sucesso, a torcida do Colorado merece time bom. TRAVA.

TA CONFECÇÔES 28 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial faça nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento é classe A. TA Confecções é a marca do sucesso. Uniformes profissionais, promocionais, colegiais e social. Camisas Polo e estamparia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por