NO BICO DA CHANCA

Um jogo para a história: O Nacional que enfrentou o Cruzeiro e deixou marca

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Ticha
carlosticha@hotmail.com
Publicado em 04/07/2024 às 11:39
Compartilhar

(Foto/Arquivo Pessoal)

A coluna de hoje fala sobre o Nacional forte, escalação que deu muito trabalho aos clubes da capital. Em jogos importantes, sempre usava o estádio “Boulanger Pucci”. Lembro de uma partida contra o Cruzeiro que foi sensacional, o estádio completamente lotado e um personagem que não está na foto foi fator decisivo na apresentação de gala do alvinegro, um domingo que deixou o torcedor do Elefante com “ar” de time grande. A escalação da foto teve algumas alterações. Naquela tarde, Guerino Neto, que depois foi jogar na Grécia, o adversário foi o Cruzeiro de Tostão, Dirceu Lopes e cia. Sobre o jogo, o Cruzeiro, na primeira parte, abriu 2 a 0 e foi soberano; voltou para o segundo tempo para buscar mais gols e sair do estádio “BP” com uma vitória convincente, mas tudo foi diferente. Com a entrada de Guerino Neto pelo setor esquerdo, o Nacional atropelou o Cruzeiro e só não venceu o jogo porque algumas oportunidades foram desperdiçadas. O Elefante diminuiu com o próprio Guerino e empatou com Gastão, que soltou um pombo sem asas, daqueles que o goleiro só olha a bola entrar no gol. Pois bem, nesta foto, oitenta por cento participou daquele sensacional jogo de futebol. Sobre a partida contra o Cruzeiro foi só para falar de alguns jogadores que estiveram naquele jogo, que estão na foto. Carlinhos foi o lateral-direito, jogador que ajudou muito enquanto esteve vestindo a camisa do Nacional. Luizão, goleiro tranquilo, seguro e com boa colocação. Jackson, este foi um supercraque, jogador de alto nível, jogava em várias posições, isso do meio para trás. Marco Aurélio, zagueiro firme e não dava moleza aos atacantes. Vadinho, jogou por alguns anos no Uberaba SC, time que torcia, mas vestiu a camisa alvinegra com muita dedicação e Luiz Nassif, o Pacu, cria do Nacional que jogou na zaga e sempre esteve bem. Começando a linha dos agachados, tem o dedicado massagista Costinha. Segue com Gastão, jogador de muita raça, velocidade e chutes fortes. Luiz Cecílio, meio-campista que se dedicava de corpo e alma sempre que vestia a camisa do seu clube de coração. Tinoco, um dos maiores craques da história do Nacional, jogava muita bola, na parte técnica, dribles curtos e finalização; sempre mostrou todo seu futebol e dedicação ao Nacional. Marcelo, jogador de meio-campo, chegou por empréstimo, se não me engano, veio do Cruzeiro; inclusive no jogo contra a Raposa esteve presente e mostrou sua qualidade. Lá na pontinha esquerda tem o baixinho Gibe, que passou pelo Uberaba SC e depois foi brilhar no Nacional. Volto a dizer, a escalação desta foto, a maioria participou daquele empate sensacional contra o Cruzeiro. Jogo inesquecível, que marcou a história do Nacional no certame mineiro. A falha é que não me lembro quem foi o técnico. Mas parte deste time eliminou o USC em 72. Recordar é viver, como é bom lembrar de vocês.

MOTO ZEMA tem a moto dos sonhos, então realize este sonho de ter uma moto 0 km. É fácil comprar, a entrega é rápida. Visite nosso Show Room na Av. Guilherme Ferreira, 795, procure nosso vendedor, que vai atender com o maior carinho. O telefone é 3318-3600. Apareça para aquele cafezinho.

CANELADAS

Mais uma vez, David Augusto tenta acordar o Karrapixo:
— Acorda, Karrapixo, acorda.
— Você veio me acordar logo agora.
— Logo agora por quê?
— Logo agora que eu sonhava que entrevistava o zagueiro argentino Leon.
— Então pode continuar dormindo. O que passa?

Papo entre amigos no Bar Brasil:
— Sua mulher é estrangeira?
— Não; é dessas comuns mesmo!

Makarrão pergunta:
— Karrapixo, onde você está assistindo a Copa?
— Na cozinha é que não é. É na televisão, seu bobo...

Cúmulo da revolta:
— É o sujeito que mora sozinho e foge de casa...

ESTEIO Materiais para Construções: nome sólido em construção. Av. José Maria Reis, 310, e fica na Quinta da Boa Esperança. Fone: 3338-8444 – Zap 9 9250-8444. Na sua reforma ou construção, ESTEIO: 41 anos vem sendo a solução. Uma família construindo com Uberaba. Não tem concorrente. Tem os melhores preços.

BOLA DE MEIA:

Você sabia que a URT quer vender seu estádio, praticamente no centro da cidade de Patos de Minas, para saldar dívida com empresário? Só que o clube não vai ficar de mãos abanando, vai construir outro estádio para seus jogos. Futebol mineiro do interior, a cada dia que passa, fica mais complicado. É preciso ter bala na agulha.

Está programado para o dia 13 deste mês o Festival do Chope do Uberaba SC, programado para o Uberaba Tênis Clube. É bom sinal, o Colorado volta a programar suas festas, o que faz a torcida e a diretoria terem maior proximidade. É aguardar.

Isso é que é presteza, nunca vi igual no meio esportivo. Vejam bem, o jogo foi na terça-feira, na quarta, o VAR da partida entre Brasil e Colômbia certificou e confirmou que o atacante Vini Jr. sofreu pênalti. Agora não adianta mais, seria melhor se tivesse ficado calado. É a mesma coisa que dar torresmo para banguela.
A decepção da Copa América foi mesmo o Paraguai, seleção fraca que não ganhou nem um boa-noite. Perdeu até o caminho de casa.

Agora estamos vendo o bom futebol de Colômbia e Uruguai, que entraram para vencer, basta dizer que ambos não perderam e tiveram vitórias significativas. A Colômbia só empatou com o Brasil.
Gostei da partida entre Brasil e Colômbia, porque vi uma Colômbia jogando para frente, marcando firme e atuando com velocidade, isso obrigou a seleção brasileira a disputar mais o jogo e buscar alternativas, como, por exemplo, marcar mais forte, correr mais e disputar uma partida com atenção redobrada. Vini Jr. não jogou nada e ainda recebeu um amarelo que o tirou do jogo contra o Uruguai. Quem vai entrar?

As quartas de final começam hoje com o duelo entre a favorita Argentina encarando o Equador. Acredito no favoritismo dos companheiros de Messi. Amanhã, a Venezuela deve amarrotar o Canadá, os companheiros de Soteldo estão organizados. Assim como a Colômbia vai amassar o Panamá. Isso mostra que tem favorito na parada. Mas um aviso importante: o futebol vive no mundo das zebras.

No último duelo entre Uruguai e Brasil, em Montevidéu, pelas Eliminatórias, o Uruguai derrotou a nossa seleção por 2 a 0, mostrando bom futebol e dominando as ações. Desta vez tudo pode ser diferente, a seleção do Brasil está mais consciente daquilo que pode vir e deve engrossar o caldo. Vai ser jogaço de bola.

Amanhã tem Ceará enfrentando o Santos no Castelão. A verdade é que o Peixe tem que encontrar o caminho das vitórias. É só acertar o meio-campo que está completamente fora de sintonia. O Brusque fecha com o duelo contra a Ponte Preta. Esse Brasileiro “B” é bem enroscado. E o Guarani?

A décima quarta rodada do Brasileiro foi aberta ontem com seis partidas. Cuiabá recebeu o Botafogo, deve ter sido bem disputado, isso devido à maneira dos times jogarem. Criciúma deve ter mostrado as “garras” para a Raposa, só que ela não tem medo de mais nada. O Vasco da Gama, em casa, encarou o Fortaleza. Parada torta teve o São Paulo no jogo diante do Athletico/PR ou vice-versa.

O Bragantino, que joga com muita intensidade, recebeu o Atlético/GO. Acredito até que foi uma partida disputada de igual para igual, mesmo porque, no momento, as forças se igualam. Mas na Arena MRV, o Flamengo deve ter passado apertado, pois encarar o Galo fora de casa, ainda mais bastante desfalcado, é coisa de louco, como sempre foi a rivalidade entre ambos, já tem anos e deve continuar por muitos e muitos mais...

Hoje tem jogos que podem marcar o início da reabilitação de pelo menos três clubes. O começo é com o Grêmio, que recebe o forte Palmeiras. Bahia e Juventude, acredito no favoritismo do time de Rogério Ceni. Em casa, diante de sua torcida e com técnico novo, o Fluminense encara o Internacional. Será que Mano Menezes vai estrear com o pé direito? Agora, sem técnico, o Corinthians joga em casa e tem a oportunidade de fazer bem feito. Encaram o Vitória. TRAVA.

TA CONFECÇÕES: 27 anos de sucesso no mercado brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084, com estacionamento próprio. Telefone: 3322-6384 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial, faça-nos uma visita. Venha ser feliz, atendimento classe A. TA

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por