TOQUE DE PRIMEIRA
Bons tempos, daqueles que não voltam mais. Bom mesmo foi para quem participou dos grandes momentos e do bom futebol daquela época. Olha, o Triângulo Mineiro tinha times fantásticos e os campeonatos por aqui dominavam a região. E outra, todos os clubes tinham grandes jogadores. A rivalidade era fantástica, principalmente entre Uberaba SC e Uberlândia. Aqui na terrinha tinha três clubes que faziam a diferença. O Independente era recheado de craques e jogadores como Beta, Áureo, Inimá, Jarbas, Anísio Cury, Arnold, Zezé faziam a diferença. O Nacional também tinha um timaço. O clube da rodovia era simplesmente incrível: Aflaton jogava muita bola, tinha o Chafi, Chiquito, Flores, Nilton Prata, Nicotina, Tinoco e outros bons de bola. Uberaba SC sempre se destacava mais, pois foi o clube mais “atirado”, pois trazia grandes jogos para o “Boulanger Pucci”, até mesmo partidas internacionais. Mas a briga pelo título do Campeonato do Triângulo sempre foi muito disputada. Em 1954, o Colorado de “BP” foi campeão, mas um jogo antes de festejar o título foi contra o Sal Tropeiro, da cidade de Uberlândia. A partida foi disputada no dia 27 de junho de 1954, no estádio “Nicolau Feres”, e o Zebu goleou seu adversário por 5 a 1. Nesse ano, o USC acabaria conquistando a primeiro título do Campeonato do Triângulo. A foto da coluna de hoje é da equipe que se sagrou campeã. Na sequência estão o goleiro Luizinho, pai da cantora Vanusa, que foi meu vizinho no Bairro Estados Unidos e depois do futebol trabalhou como radio-técnico. Na sequência tem o Jaú, jogava firme. Tiago, marcava bem. Tam, meio-campista clássico. Cazeca, este fez história. Celinho; lateral isopor, naquela época não ia ao fundo. O ataque era composto por Sapinho; Paulinho, um dos maiores jogadores que vestiu a camisa do Uberaba SC, o cara jogava muita e só fazia gol de categoria; Zé Luiz, artilheiro que não perdia oportunidade, era só o adversário descuidar que a bola estava na rede. Tati é outro que dispensa comentários: supercraque e colocava a bola no lugar certo, com passes perfeitos. Era o verdadeiro fita métrica. Batia bem na bola. Na ponta esquerda aparece Oliveira, que foi dono de uma velocidade incrível e de jogadas rápidas. Acredito que esse foi um time vencedor e seu maior adversário foi o Uberlândia; isso jogando aqui ou no “Juca Ribeiro”. Na verdade, só tinha jogaços de bola. Recordar é viver, como é bom lembrar daquilo que marcou época. História bem escrita que não se apaga.
Timaço do USC de 1954 (Foto/Reprodução)
MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho de ter uma moto 0 quilômetro. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.
CANELADAS
Em São Paulo, antes de atravessar a rua, Makarrão pergunta ao guarda:
--- Seu guarda, eu posso atravessar aqui?
--- Não. Só na faixa.
--- Aqui é diferente, lá no Bereba eles deixam a gente ataiá!
Filosofia do Karrapixo:
--- Ainda não inventaram Caligrafo para gol de letra; Colchão para os que dormem nas jogadas; Cadeado para goleiro fechar o gol e Para-raios para gols relâmpagos...
Instrução do técnico para um atacante do seu time:
--- Jogador que fica muito tempo na banheira, acaba entrando pelo cano...
David Augusto fala com conhecimento:
--- Se for verdade que os cartolas estão pensando em expulsar do futebol todos os maus árbitros; quem vai apitar as partidas...?
ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 40 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.
BOLA DE MEIA
Foi encerrado o Ciclo de Palestras de Formação de Treinadores de Futebol, promovido pela Funel. Podemos dizer que foi um sucesso. Na sexta, a palestra foi do Walter Lobão. Ele falou sobre a parte defensiva em uma partida de futebol. Em seguida, o assunto foi sobre a Preparação Física e Aquecimento de jogo. O professor de Educação Física, Uriel Campos de Andrade, foi o palestrante.
O Curso de Formação de Árbitros também terminou com sucesso. Ciro Chaban Junqueira e Luiz Rosa foram os coordenadores e passaram ensinamento aos participantes, mesmo aqueles que não vão apitar jogos, mas que irão ter conhecimento das regras. A chancela foi da LUF.
Os jogos dos estaduais chamam atenção dos torcedores. No Carioca, neste sábado, tem três partidas, mas a principal envolve o Botafogo, jogando contra o Bangu. Madureira x Resende e Nova Iguaçu e Portuguesa completam os jogos deste sabado.
Domingo tem festa no interior: Audax bate de frente com Boa Vista. São clubes que brigam por colocação convincente. Neste domingo tem o clássico “Pó de arroz”. Fluminense e Vasco da Gama prometem bom jogo de futebol. Equipes de ponta.
E o Campeonato Mineiro tem rodada importante neste final de semana. Os clubes do interior precisam jogar muita bola para não se encrencar. Caldense, com a “corda no pescoço”, recebe o Villa Nova. O América, em boa fase, aguarda pelo Democrata-GV.
Na última colocação a Patrocinense espera tirar o “pé do atoleiro” diante do Athletic. Ipatinga vai a Sete Lagoas tentar afundar o Demo-Jacaré. Pouso Alegre espera pelo Tombense. Na segunda-feira tem o clássico RapoGalo. Desta feita o Galo canta alto?
No Paulistão tem Ferroviária recendo o Botafogo. São Bento tentando amassar o Bugre. Tem Bragantino de olho no Mirassol. Água Santa vai ser o ponto de mergulho do Palmeiras. A Portuguesa, com certeza, vai sofrer nos pés do Corinthians. Cadê a zebra?
Inter de Limeira quer superar o Santo André. Ituano acredita que pode fazer uma “grande” vitória no São Bernardo. E tem o clássico “Sansão”. São Paulo é o primeiro colocado do seu grupo e o Santos tenta não ser a Dalila. O Peixe vai morder o anzol?
Neste sábado tem a rodada final do Mundial de Clubes. Flamengo, com o coração partido, disputa a terceira colocação com Al Ahly. Não vai ser nada fácil. Já o Al Hilal enfrenta o bom time do Real Madrid. Quem vencer é o campeão. Este troféu vai para a Espanha.
O futebol feminino vem crescendo como nunca e os clubes vem montando boas equipes e aumentando o interesse do público. Pois bem Corinthians e Flamengo decidem a Copa Feminina de Futebol. Neste domingo, pode dar Corinthians, é o melhor time.
Domingo termina o Torneio Sul-Americano de Futebol Sub 20. Equador e Paraguai tentam a classificação. Colômbia, já classificada, pega a Venezuela. Brasil e Uruguai brigam pelo título. Brasil precisa da vitória, o Uruguai do empate. TRAVA.
TA CONFECÇÕES 26 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita.