TOQUE DE PRIMEIRA
Saudades do futebol simples, bem jogado, onde a arte era exposta em todos os jogos, inclusive nos times de várzea e sem os adjetivos empregados nos tempos modernos. Era o goleiro; dois zagueiros, uma linha média e ataque. Tinha o beque, o centro médio e ataque, com pontas bem rápidos a afiados. Vinham os meias e o centroavante. As coisas foram mudando, os treinadores estudando e sendo valorizados. Criaram os alas; os volantes: dizem que tem primeiro e o segundo, o meia-atacante e só o atacante imprevisível (talvez até invisível, né Firmino?). Várias maneiras de jogar. Mas cadê a arte? Tempos atrás, quem jogava no meio-campo tinha de ser craque, hoje é só bate-pau. Não dá. Pior, a maioria dos treinadores tira lirismo, a qualidade e habilidade dos jogadores. Que saudade dos tempos de outrora!
C A N E L A D A S
- Alô? É o Gilmar Rinaldi? A barra tá pesada pro seu lado.
- O que andam dizendo?
- Bem, tão dizendo que o Gilmar é isso, que o Gilmar é aquilo...
- Para o jogo treino desta noite no Uberabão, o técnico Léo Goiano prepara o esquema “bê-á-bá”.
- Como assim?
- É o primário. Vai começar a ler a cartilha...
Nesse jogo entre Elefante contra Dinossauro, se o time do Luiz Cecílio perder certamente vai cair a TROMBA...
Esta noite, no Sabiazinho, em Uberlândia, LUIZÃO vai ficar de olho na turma do Sub-23 do USC, que vai jogar contra o LUIZOTE...
BOLA DE MEIA
É tanta coisa estranha no futebol, que acaba tirando o encanto e o crescimento dos times brasileiros. As grandes potências do nosso futebol atravessam uma fase de péssima qualidade técnica. Com isso, os pequenos se igualam. Cadê a solução?
Vamos para a décima rodada do Brasileiro e lá embaixo estão Flamengo, Vasco e Coritiba. Santos e Cruzeiro estão pertinho da “areia movediça”. No topo está o Sport, que vem jogando bem. Pode haver uma virada, mas não vai ser tão rápida.
Um ato motiva outro. O pessoal do Nacional resolveu trabalhar firme em prol do clube. Dar forças ao futebol. No Uberaba SC não está sendo diferente. Estão abraçando a causa. Isso pode ter sucesso. A união sempre faz a força.
Vem aí o Mundial Sub-20 de Handebol. Acredito no sucesso. Vamos ter a cidade bem movimentada. É um esporte, que muitos podem até desdenhar, mas de qualquer maneira não deixa de ser um evento de marca internacional. O Hand está crescendo.
Apoio cultural de Eletrosom, Malharia TA, Armários Raquel, Posto Rio Branco e W1 e Prefeitura Municipal, o Biografia do Craque nº 104, de segunda-feira, dia 6, tem a história de Faustinho, que brilhou no Nacional e Europa.
USC vai usar o time Sub-23 para um jogo treino em Uberlândia contra o Luizote. Acho que será proveitoso, pois alguns jogadores devem ser observados pela Comissão Técnica. O momento é de definição, o tempo é curto e preocupa.
É para deixar bem claro. Marcelo Araxá não teve participação na vinda de Val Goiano para o Nacional. Outro detalhe: jogadores que forem dispensados pelo USC, certamente serão contratados pelo Nacional ou Ituiutabana. Souza e Marquinho.
Esta noite, às 19h30, no Uberabão, Léo Goiano começa a tirar suas conclusões, ver a qualidade de alguns jogadores para sentir e formatar a equipe alvinegra para outros amistosos e o campeonato. Esta noite o jogo-treino é contra o Peirópolis.
Peirópolis tem em Alvinho um bom goleiro e um meio-campo de qualidade com Jonathan Andrade, Laerte, Pavão e Everton. Não sei como vem o Nacional, mas o duelo no setor de inteligência pode agradar os torcedores. Vamos lá! TRAVA.