NO BICO DA CHANCA

Volante, só no carro!

Excesso de nomes no meio de campo deixa torcedor confuso

Carlos Roberto Moura-Ticha
Publicado em 15/08/2015 às 10:03Atualizado em 16/12/2022 às 22:48
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Faz um tempão que adoto a ideia, agora resolvi engrossar a lista com Casa Grande, Carlos Alberto Torres, Edimilson e outros colegas da imprensa esportiva. Vou deletar a palavra “volante” das minhas opiniões. Ninguém sabe de onde surgiu esse adjetivo para armar um time no meio campo. Certo dia um técnico disse que primeiro volante é aquele que sai para o jogo e sustenta o ataque. Outro técnico famoso falou que atacar é com o segundo volante. O primeiro fica tomando conta da defesa. Quem está com a razão? Na Europa, onde está sendo jogado e trabalhado o melhor futebol do mundo, os grandes e estudiosos técnicos não sabem o que é um volante, a não ser o de automóvel. Teve um treinador, e eu ouvi o mesmo de um comentarista, que numa escalação tem diferença entre alas e laterais. O ala ataca e o lateral defende. Pelo amor de Deus. É uma barbaridade falar uma coisa dessa. É tudo igual. O meio de campo é composto por especialistas que compõem o sistema adotado pelo treinador: marcar, atacar e defender. Além de estudar futebol com DVDs incríveis, sou de uma época que jogadores do meio campo eram os melhores do time. Na verdade, tem que continuar sendo, pois, o setor é chamado de inteligente, espinha dorsal e criativo. Segue dama.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Motos novas, usadas, peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom. Zema – Inspeção gratuita de 21 itens.

C A N E L A D A S

Conheci um atleta que por ser sonâmbulo, chegou a perfeição no seu teste físic ele fazia exercício e dormia ao mesmo tempo.

Dizem que o garoto bom de bola Guilherme, do USC, ficou chateado por ter marcado gol contra no clássico. Acho que ele não deve se aborrecer. Se o Nacional é chamado de morto, então deve ter sido um gol espírita...

Certa vez, assim que chegou na praia de nudismo, o Carrapicho ligou para o Lagoa:

- Corre pra cá, descobri uma praia onde a mulherada não usa nada, a não ser relógio.

- Onde?

- Ora essa, no pulso!

A torcida do USC espera que o anjo da guarda do time volte logo das férias prêmio, pois a ziquizira está durando muito.

ESTEIO MATERIAIS PARA CONSTRUÇÕES – É a melhor opção na sua construção. Melhores preços e facilidade para comprar. Rua José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO é a solução. Fale com Nadir ou Oscar e construa com qualidade. 32 anos no mercado.

BOLA DE MEIA

No Amador B, o Barcelona espera pelo Santa Marta. Quem vencer chega à semifinal. Jogo difícil. Asa Branca precisa do empate para eliminar o Beira Rio. Corinthians joga em casa e precisa do empate para despachar o São Cristóvão.

O Atlético joga todas suas fichas para encarar o bom time da Mogiana. Tiê sabe que vai ser parada, mas confia na tradição do Galo. Andando nos trilhos, o time que foi campeão da terceira, a confiança é grande, mas respeita o adversário.

Na Primeira Divisão tem Arem x Merceana; na Terra dos Dinossauros tem o jogaço entre Peirópolis x Sete Colinas; Bonsucesso x V. Esperança; Água x Madureira brigam para deixar a lanterna, Vila Nova espera vencer o Pq. das Américas.

Ipiranga e Fabrício fazem o grande clássico da fronteira. Jogo que promete casa cheia. O time grená está invicto. Delta espera pelo bom time do América. No Valdirão, o Independente quer jogar para surpreender o Koreia. Nada fácil.

Apoio cultural de Eletrosom, Malharia TA, Armários Raquel, Posto Rio Branco e W1 e Prefeitura Municipal, o Biografia do Craque nº 110, de segunda-feira, dia 17, tem a história do Luiz Alberto Medina vivida no futsal e no gramado.

Depois do recreativo desta manhã, no CT Constantino Calapodopulos, sai a lista dos convocados para a viagem a Frutal, onde o USC vai focado para enfrentar o Ituiutabano. Luiz Eduardo sabe das dificuldades, mas busca alternativas para vencer.

Mudar a maneira de jogar no início da partida é mais uma medida certa do treinador Luiz Eduardo. Meio campo mais consistente e criativo para fazer o ataque jogar. Marcação segura pode tirar o entusiasmo do adversário. Vai ser um jogo chato e de muito contato.

Com tranquilidade, mas mostrando responsabilidade e deixando de lado o oba-oba, o Nacional vai com tudo pra cima do Guaxupé. Uma vitória coloca o Nacional com um pé no Hexagonal. Léo Goiano sabe disso e espera empenho dos jogadores.

Com Felipe pela direita trabalhando na marcação e ataque, com a possível escalação de Léo Mineiro e também do Pikachu, o Nacional pode ter um crescente nesta partida. A marcação na saída de bola do adversário pode voltar a fazer parte. TRAVA.

tichamoura@bol.com.br – carlosticha@hotmail.com

Carlos Roberto Moura – Ticha.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por