REGINALDO LEITE

 #01 - GP DA AUSTRÁLIA – 2016

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 27/03/2016 às 15:43Atualizado em 16/12/2022 às 19:35
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 Depois de uma longa e chata espera, novamente os bólidos da categoria rainha largaram em Albert Park. E como não era surpresa para ninguém, os carros prateados ocuparam a primeira fila.

Ponta. Mas, ao apagar das luzes, os carros vermelhos tomaram a ponta, parecia que o impossível ia acontecer. Além de assumirem as duas primeiras posições, os integrantes da equipe alemã se perderam nas primeiras voltas. E os vermelhos, abriram.

Engraçado. Massa conseguiu superar Lewis e se manteve à frente durante algumas voltas. Porém não durou muito e o inglês superou o nosso piloto. Mas, aí, aconteceu o inesperad Lewis não conseguiu ultrapassar Verstappen, que pilotava um irreconhecível Toro Rosso.  

Os pilotos da equipe filial da Red Bull estavam com rendimento melhor do que os da equipe oficial, na primeira fase da corrida. No entanto, a equipe mor tem ótimas cabeças pensantes e Ricciardo terminou em quarto e ainda ultrapassou Massa com muita facilidade.

A Red Bull pelo que vimos em Melbourne será superior a Williams, nesta temporada. Realidade. Não demorou muito para a realidade se mostrar. Os carros alemães se beneficiaram da tática. Até parecia que Ross Brawn estava nos boxes comandando a estratégia. E as duas equipes citam a bandeira vermelha como fator decisivo da etapa. Ruim para os italianos e bom para os alemães. Parecia que Brawn estava mesmo por perto...

Dureza. Verstappen fazia uma ótima corrida e não dava chances para Hamilton. Porém, no final, concluímos que uma equipe média não consegue ser boa do dia pra noite. A equipe errou na estratégia e jogou fora o bom rendimento de seus pares. E para desandar ainda mais a receita, no final, Sains Jr. estava à frente de Verstappen devido a uma péssima parada de boxes realizada por sua equipe.

Escandaloso. Verstappen começou a berrar no rádio pedindo à equipe para que seu companheiro de equipe facilitasse sua corrida. E como a equipe não atendeu aos desejos, chegamos ao ponto de ver o pós-adolescente bater em Sains Jr. E quase acabar com a corrida dos dois. O que seria péssimo para equipe no mundial de construtores $$$$$$. 

Esse rapaz ainda vai nos proporcionar muitas emoções, isto se o deixarem ser ele mesmo nas pistas. Por outro lado, o certo seria ele ultrapassar o adversário por seus próprios meios, (braços).

Nós. A Williams para variar deu uma mancada. E a vítima desta feita foi Bottas, que com erro da equipe perdeu cinco posições no Grid. Trocaram a transmissão e não comunicaram à FIA. Massa largou em sexto e terminou em quinto. Porém realizou uma corrida apática e não ofereceu oposição aos adversários. Chegou bem, mas não mostrou garra e, no fim, se aproveitou dos erros dos demais.

Milagre. O milagre a que me refiro não foi  pelo acidente do Alonso e, sim, pelo desempenho da Williams nos pit stop. Nesse quesito, a equipe inglesa cresceu muito. Muito mesmo. Realizaram a primeira troca do Massa em 2.5 segundos. Coisa inédita na equipe, nos tempos atuais.

Crucial. O momento que marcou a etapa foi o acidente de Alonso com Gutiérrez. Não só pela plástica emocionante que o acidente provocou como, principalmente, pelo o que as duas equipes dominantes fizeram durante a bandeira vermelha.

Sobre o acidente em si acho que não foi culpa de Gutiérrez ou de Alonso. Aconteceu. E ponto. Porém, se Alonso estivesse usando Halo, certamente não sairia do carro com rapidez. Esse equipamento tem que ser testado mais vezes, já que as soluções apresentadas até agora não são boas.

Opinião. Essa etapa não foi daquelas monótonas. Vimos e temos a esperança de que os italianos realmente estejam perto dos prateados, pois só assim o campeonato virá com emoções e boas disputas.

Torço e espero muito que a Ferrari consiga ter uma ampla margem de desenvolvimento em seu carro, que é um projeto novo, e também para que a Mercedes esteja apenas desenvolvendo o bom projeto que começou em 2014, ou seja, um projeto ótimo, mas com seu desenvolvimento já na fase final, onde não poderiam melhorar muito como o da Ferrari, que é novo.

As performances de Daniel Ricciardo e Romain Grosjean merecem destaque. Os dois foram muito bem nessa etapa. A Moto GP também fez sua primeira etapa no domingo (20). Mas isso é assunto para a semana que vem.

Uma ótima semana!

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