REGINALDO LEITE

#10 - GP da Espanha – Vitória apertada

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 28/06/2024 às 14:07Atualizado em 28/06/2024 às 14:08
Compartilhar

Momento que Russell, a direita, surpreendeu os ponteiros na largada (Foto/Reprodução)

Na corrida da Catalunha vimos outra vitória de Max Verstappen, a sétima desta temporada.  E, assim como no Canada e em Imola, Max não teve aquela facilidade ou tranquilidade das etapas iniciais. Essa vitória na Espanha deve ser creditada à pilotagem do holandês e ao ótimo trabalho da equipe na estratégia. 

Otimismo
Após o término da classificação, o otimismo tomou conta da mente dos verdadeiros aficionados desta categoria. A pole ficou para Norris, com Max em segundo com um tempo muito próximo. Na sequência, tinha Lewis e Russell ocupando a segunda fila e, na terceira fila, a dupla da Ferrari com Leclerc e Sainz Jr também com tempos próximos dos pilotos da equipe alemã. Enfim uma nova F1 com o grid apertado e diferenças ínfimas na tabela de tempos. Tempos que prometia uma ótima corrida no domingo. 

Manobra do dia
Ao apagar as luzes, Norris da aquela quebrada para direita tentando se posicionar à frente de Max, que já estava ao seu lado, obrigando Max a colocar duas rodas na grama, evitando um choque ainda nos metros iniciais do GP. Russell, que estava atras da dupla, se aproveitou do duplo vácuo dos ponteiros e contornou a curva um por fora, já a frente de Max e Norris. Lindo para quem largou do quarto posto.  

Curtinha
A liderança de Russell durou pouco pois, no início da terceira volta, foi superado por Verstappen na curva um. A parti daí, Max construiu uma pequena vantagem e passou a controlar o ritmo de corrida.  Para poupar seus pneus, Norris não atacou a posição de Russell até realizar sua primeira troca de pneus.  

Escalada
Vimos algumas boas disputas nesta etapa, como a de Lewis e Sainz Jr. E a melhor de todas, entre Russell e Norris, após este realizar sua primeira troca de pneus e voltar na sexta posição e, aos poucos, ultrapassar todos até alcançar o segundo posto. Disputa pela ponta só existiu no início da corrida. Após assumir a ponta, Max não foi atacado diretamente em nenhum momento, apesar da pressão exercida por Norris. 

Evidências
Depois de analisar o resultado desta etapa, podemos chegar a algumas conclusões: a Mc Laren possui hoje o carro mais veloz do grid e também o que tem melhor balanço em curvas de baixa e média, devendo um pouquinho ainda nas curvas de altas.  

Já os taurinos têm sofrido para acertar o equilíbrio ideal. Quando o acerto fica bom nas curvas de alta, passa a perder nas de baixa e se inverte quando tentam acertar para melhorar as de baixas, perdendo nas de alta. O fator que ainda salva a equipe é o trabalho de Max atrás do volante. Enquanto Perez sofre para chegar à zona de pontuação. 

Estrela ascendente
O desempenho da equipe alemã na Catalunha comprovou que o resultado de seus carros no Canadá não foi apenas uma obra do acaso. A espionagem da Mc Laren já havia declarado que o carro alemão, desde o GP de Monaco, tem se mostrado outro em relação ao das etapas anteriores deste ano. Me lembro que ano passado eles também foram bem na Espanha, com Lewis em segundo e Russell em terceiro. A confirmação dessa evolução será no GP da Áustria no próximo final de semana. 

Sofredores
Os integrantes da maior torcida da F1 continuam seu calvário. A equipe vermelha de segunda força do grid até outro dia se mostrou como a quarta força na Espanha, isso sem mencionar o fiasco do Canadá. Se antes perdiam apenas para os taurinos, viram a Mc Laren tomar seu posto e agora também a Mercedes. Apesar de a equipe trazer um bom número de inovações para a etapa hispânica, elas não surtiram o efeito desejado. - Não é fácil ter no coração a equipe do cavalinho. Para azedar ainda mais,  Leclerc e Sainz Jr. andaram se tocando nesta etapa e, após a corrida, houve alguns bate-boca dos dois lados nos bastidores e até em entrevistas para a imprensa. A mídia espanhola logicamente culpou o monegasco por tudo. 

Acredite
A equipe Alpine conseguiu um feito inédito nesta temporada ao classificar seus dois carros no Q3. Ao final, seus dois carros marcaram pontos, igualando o feito do GP canadense, demonstrando uma evolução. A equipe ocupa agora a sétima posição no ranking das equipes. Ao contrário da Alpine, vemos a Aston Martin, quinta colocado na tabela de construtores, com seus dois carros fora da zona de pontuação. Na mesma situação vimos a Visa/RB longe da zona de pontos.  

Nesse próximo final de semana teremos o GP da Áustria com corrida Sprint. Apesar de ser o GP de casa da Red Bull, a equipe deve encontrar dificuldades nesta etapa. Pois, nos finais de semana com Sprint, praticamente só existe um treino livre. Os taurinos nas últimas etapas só conseguem ajustar seu carro depois de três treinos livres. Veremos. 

Horários do GP da Áustria na TV 

  • 1º Treino Livre: 28/06 (sexta-feira) - 7h30 - Bandsports, Band.com.br, Bandplay e App F1TV Pro
  • Classificação Sprint: 28/06 (sexta-feira) - 11h30 - Bandsports, Band.com.br, Bandplay e App F1TV Pro
  • Corrida Sprint: 29/06 (sábado) - 7h - Bandsports, Band.com.br, Bandplay e App F1TV Pro
  • Classificação GP: 29/06 (sábado) - 11h - Band, Bandsports, Band.com.br, Bandplay e App F1TV Pro
  • Corrida: 30/06 (domingo) - 10h - Band, Band.com.br, Bandplay e App F1TV Pro
Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por