REGINALDO LEITE

#11 - GP da Áustria - Um embate polemico

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Leite
Publicado em 05/07/2024 às 16:09
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Norris e Verstappen nos proporcionam uma grande disputa (Foto/Reprodução)

A edição do GP Austríaco de 2024 foi uma daquelas que devem perpetuar na memória dos Fãs por um bom tempo. O vencedor foi George Russell com sua W15 com o numeral 63. Vencedor este que em momento algum disputou a ponta da etapa, isso até o entreveiro entre Max e Nando Norris na volta sessenta e três. Aproveitando o enrosco dos líderes Russell assumiu a ponta e cruzou a linha de chegada seguido de Piastri e Sainz Jr. Uma vitória inesperada assim como uma Ferrari no pódio. Segunda vitória do inglês na categoria. 

Diferente. Já na classificação vimos que a lógica não deu sinal de vida no Red Bull Ring. Nas últimas etapas normalmente os carros taurinos não figuram entre os melhores na sexta-feira e no terceiro treino no sábado. E somente na classificação demonstram um carro acertado e normalmente conquista a pole, no caso Verstappen. Perez está de mal com as boas colocações em classificações e corridas.             

Como em todas as etapas com Sprint as equipes têm somente o TL 1 para acertar e testar seus carros. Onde seria o TL 2 é realizada a classificação da Sprint. Estranhamente Max já liderou o TL1 e posteriormente fez a pole da sprint. Aí pairou uma dúvida, ultimamente escondem o jogo ou seria por ser o circuito caseiro da equipe. Onde conhecem cada cm da pista austríaca. Max conseguiu a pole da Sprint com uma vantagem mínima para Norris. 

Sobrou. A classificação para a prova principal também teve Max Verstappen como pole, seguido de Norris, desta feita com uma ótima vantagem. Russell foi o terceiro. Na sequência vieram Sainz Jr. e Lewis de diferente vimos a Hass de Hulkenberg em nono. E Ocon em décimo. 

A vitória da Sprint foi de Max apesar da pressão inicial de Norris, pressão esta que acabou resultando na perda do segundo posto para seu companheiro Piastri. Norris finalizou em terceiro seguido de Russell e Sainz Jr. Leclerc finalizou na sétima posição depois ter largado em décimo por não conseguiu marca um tempo descente na classificação desta fase por seu carro ter sofrido um anti-stool ainda na saída dos boxes. Coisas que normalmente só acontecem com a Ferrari. 

Corrida. A corrida principal teve uma boa largada deu Verstappen seguido de Norris que largou acossado por Russell que também largou bem. Lewis ultrapassou Sainz Jr. Por fora do traçado e posteriormente foi aconselhado a devolveu a posição para o hispânico. Max foi rápido e logo conseguiu aumentar sua vantagem para mais de um segundo, se livrando do DRS. E daí para frente a vantagem do holandês só cresceu. 

O primeiro stint de pneus foi realizado com pneus médios pela maioria dos pilotos. Na volta vinte e três Max e Norris realizam suas primeiras paradas partindo para os pisantes duros. Verstappen sai na frente, apesar de ser liberado muito próximo da entrada de Norris, conseguindo mantem uma boa vantagem. Mas logo reclamou dos pneus duros. Enquanto Norris aos poucos vinha quebrando a diferença entre eles. 

Raridade. A dificuldade de Max com os pneus duros foi evidente enquanto a Mc Laren de Norris era o carro mais rápido da corrida. Na volta cinquenta e um, Max vai para segunda troca, porém a troca é lenta, 6,5 segundos, uma raridade em se tratando dos taurinos. Max sai com médios usados. Norris também parou na mesma volta, numa troca sem erros e saiu com pneus médios novos. Max logo após sua saída realiza uma freada com travagem e vê sua vantagem derreter ainda mais. 

Disputas ótimas. A partir daí vimos uma disputa acirrada pela ponta, que enfim aconteceu. Situação rara nos últimos tempos. Norris se aproveitando do DRS ataca com tudo e houve no rádio para se manter nos limites da pista, uma vez que excedeu a tolerância. Foram ótimos momentos de embate entre dos dois. O inglês hora mergulha por dentro e outra na saída de curva até que na volta 63, Lando ataca na zona de frenagem da curva três e Max se defende e acerta a Mc Laren de Norris, no decorrer outros dois toques acontecem e ambos têm pneus furados.  

A dupla é obrigada a procurar os boxes, nesse ínterim Norris é punido, 5s, por exceder limite de pistas. Nos boxes Max troca os pneus e volta para pista. Lando é obrigado a abandonar. Momentos depois Max é punido em 10 seg. Pelo acidente com Lando. Ao final essa punição não mudou nada no resultado do holandês uma vez que sua vantagem para o sexto, (Hulk.), era superior aos 10 segundos. Norris não pontuou e Russell viu a vitória cair nas suas mãos. Apesar das circunstâncias a Mercedes demonstra estar à frente da Ferrari. 

Esse duelo na Áustria provou uma avalanche de opiniões e discursões na mídia especializada e principalmente nas redes sociais. Com os torcedores de Max o defendendo. Os de Norris ficaram furiosos com as defesas de Max e ainda contaram com o apoio dos fiéis torcedores de Hamilton que ainda tem Abu Dhabi/2021 cravado na mente. Cada lado defendendo suas convicções e alguns com mui opiniões radicais. 

Cá entre nós. Achei que foi uma grande disputa. Não tenho e não quero ter o poder de julgar como vi muitos fazendo em grupos e sites de F1. Achei ótima a fase final da etapa e penso que vimos o espírito de uma F1 do passado. A categoria vem sendo massacrada por regras que inibem os pilotos hábeis e corajosos. 

Qual a lógica de punir um piloto por limite de pista quando este está numa disputa acirrada pela ponta, como foi feito com Norris. A F1 tem e deve aos verdadeiros aficionados devolver a liberdade dos ótimos pilotos e ou até dos mais audaciosos como foi aquela disputa entre Arnoux e Villeneuve e outras tantas que fomos testemunha. Atualmente a mania do politicamente correto inibe o esporte na sua essência.

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