Max Verstappen ignorou os adversários novamente (Foto/Reprodução)
Não existe corrida ruim nesta pista. Mesmo com o avassalador domínio dos carros da Red Bull, podemos dizer que foi uma boa corrida. As condições climáticas nos proporcionaram gratas surpresas, assim como o traçado seletivo e o relevo deste magnífico lugar. Verstappen largou da P6, assumiu a ponta na volta 17 e venceu com 22 segundos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Perez. Desde o GP de Miami, em maio, o holandês vem vencendo todas as etapas, sendo esta a oitava consecutiva.
Tranquilo. Ele venceu também na abertura no Barein e a terceira na Austrália. Foram 10 vitórias em 12 provas disputadas. Agora conta com 125 pontos de vantagem sobre o segundo na tabela, Perez. Max pode se dar ao luxo de não participar e não correr em quatro etapas e voltar com 25 pontos de vantagem.
O final de semana da 12ª etapa da F1 foi palco de outra corrida curta, a Sprint, no sábado. A corrida sofreu um pequeno atraso devido a uma chuva rápida. Todos os pilotos foram obrigados a largar com pneus de chuva e completar as primeiras voltas atrás do carro de segurança. Com a saída do Safety Car, a corrida começou com vários carros indo aos boxes para colocar os pneus intermediários.
Piastri assumiu a ponta após a parada de Max. Logo depois, Alonso involuntariamente ajudou Verstappen ao rodar e ficar preso nas britas; logo foi acionado o carro de segurança, agrupando todos os pilotos, tornando assim impossível a tarefa de Piastri de manter a ponta, após a corrida ser reiniciada. No final, Max venceu, com Piastri em segundo e um surpreendente Gasly em P3. Lewis foi punido por um toque em Perez numa tentativa de ultrapassagem no setor dois, que provocou o abandono do mexicano. Lewis fechou na P7.
Aposta. A classificação da corrida principal foi realizada na sexta-feira no lugar do TL dois. Max realizou o melhor tempo, porém já tinha uma penalização de cinco posições por troca de câmbio. Leclerc herdou a pole, seguido por Perez, Hamilton, Sainz Jr., Piastri, Verstappen, Norris, Russell, Alonso e Stroll, fechando os dez melhores. A grande aposta passou a ser em que volta Max assumiria a ponta. E venceu quem apostou na 17ª volta.
Na pista. Leclerc conseguiu manter a ponta na largada, mas viu a RB19 de Perez superá-lo facilmente na grande reta após as curvas Eau Rouge e Raidillon. Piastri e Sainz Jr. disputaram o mesmo espaço na primeira curva. Piastri, a grande surpresa da Sprint, viu sua corrida acabar após poucos metros. Sainz Jr. também abandonou um pouco mais tarde. Com isso, Max ganhou duas posições de graça, ocupando, então, o quarto posto.
Demorou. Após o brinde de duas posições sem esforço, Verstappen se viu numa condição chata, o fatídico trenzinho de DRS proporcionado por Leclerc e Lewis à sua frente. Aos poucos, ele superou esses dois sem muita oposição e, na volta dezessete, superou seu companheiro de equipe e finalizou com 22 segundos de vantagem sobre este, demonstrando um desempenho anormal em relação a Perez, que oficialmente tem o mesmo equipamento.
Pessoalmente, acho que os carros são iguais, mas o desenvolvimento é direcionado para as preferências do piloto número um da equipe, resultando em um melhor desempenho dele. Isso já acontecia com Vettel quando ele era o número um da equipe e posteriormente com Ricciardo. É uma regra da Red Bull, e de outras equipes de ponta.
Rapidinhas. Sobre o vencedor, não há muito o que comentar, simplesmente não há adversário para ele e seu carro no momento. Enfim, um casamento perfeito. Perez fez seu papel para a equipe, ou seja, terminou à frente dos demais, impedindo pontos da concorrência e ampliando a vantagem de pontos nos construtores, que é o interesse maior.
Leclerc conseguiu outro pódio para os vermelhos, sendo o melhor do resto ou da F1 B na pista belga. Depois da pole na sexta-feira, relatou que esse era seu objetivo.
Lewis finalizou na quarta posição. Não ultrapassou ninguém e só perdeu uma posição para Max. No final, foi aos boxes, trocou os pneus e conquistou o ponto da melhor volta.
Alonso largou em nono e finalizou em quinto. Apagando a péssima bobeada na corrida Sprint, demonstrou uma boa melhoria em relação às últimas etapas.
Russell fechou em sexto, depois de largar em nono. Porém, seu início de corrida foi ruim após perder quatro posições no enrosco entre Sainz Jr. e Piastri. Certamente, sem esse incidente, finalizaria mais à frente. Russell ainda não se adaptou bem ao novo carro alemão.
Norris viveu um fim de semana atípico em sua breve carreira na McLaren. Acostumado a superar seus companheiros de equipe, desta vez foi atropelado pelo novato Piastri. Largou em quinto na Sprint, enquanto Piastri largou em segundo. Viu o parceiro conquistar a P2 no final, enquanto ele foi sexto. Na corrida principal, largou da P7, enquanto Piastri largou em quinto. No final, fechou em P7 depois de um início ruim, sendo um dos primeiros a trocar de pneus. Após ser o melhor dos outros nas duas corridas anteriores, a McLaren não encontrou seu ritmo nesta etapa.
Ocon teve azar na classificação (14º), mas conseguiu finalizar em oitavo. Stroll largou em nono e também finalizou em nono. Tsunoda foi décimo e garantiu mais um ponto para sua equipe, que é a pior do ano até agora. Alpha Tauri tem três pontos na tabela, e esses foram graças a ele. No confronto com a nova estrela da equipe, Ricciardo, o placar está 1x1.
DR - Verstappen e seu engenheiro trocaram algumas mensagens marcantes neste fim de semana. Já na classificação, vimos conversas acaloradas entre eles. Na corrida principal, não foi diferente. Houve um momento em que seu engenheiro foi enfático e disse: "Max, use a cabeça e siga minhas instruções". Foram proferidas outras "pérolas maximilianas". Verstappen vem se mostrando um ser egoísta, ao querer todos os pontos disponíveis para si, característica comum de alguns multicampeões do passado.
De novo. Acredite se quiser. Max foi vítima de outra quebra de troféu. Depois de ter seu troféu de vencedor quebrado por Norris nas comemorações do pódio na etapa anterior, o fato se repetiu em Spa. Desta vez, aconteceu quando ele e toda a equipe Red Bull realizavam uma comemoração após todos os compromissos comerciais.
Novamente, não foi culpa do bicampeão. É engraçado que esse tipo de coisa tenha uma grande repercussão nas mídias sociais. Os rivais já torcem para que esses acontecimentos anormais deem azar ao imparável Max Verstappen, "se quebrar mais um a mandinga é ficar sem pontuar em três etapas" ou algo parecido. Essa é a torcida dos dezenove restantes do grid atual.
*Spa marcou o início das já quase tradicionais férias de verão da F1. Teremos uma pausa de vinte e sete dias. A próxima etapa acontece na Holanda em 27 de agosto. País pelo qual o bicampeão, Verstappen, defende, apesar de ter nascido na Bélgica.
*Para quem curte um campeonato disputado e com muitas batalhas, o Mundial de Motociclismo, coincidentemente, retorna das férias neste final de semana, na Inglaterra. A ESPN transmite todos os treinos e as corridas. MotoGP, Moto2, Moto3 e o Campeonato de Motos Elétricas. Tudo isso com uma ótima equipe na narração e comentários de especialistas no assunto.