REGINALDO LEITE

#13 – GP da Hungria – Salada de opiniões

Reginaldo Baleia Leite
Reginaldo Leite
Publicado em 26/07/2024 às 08:11
Compartilhar
Os componentes do polêmico pódio Húngaro (Foto/Reprodução)

Os componentes do polêmico pódio Húngaro (Foto/Reprodução)

O circo da F1 saiu de uma das melhores pistas, Silverstone, e assentou o acampamento em um dos piores circuitos do calendário, Hungaroring. Normalmente, as provas na Hungria são sonolentas e difíceis de assistir. (O bom é que a próxima etapa será em SPA). Felizmente, esta etapa de 2024 não figurou na lista das indigeríveis, mas passou perto. Alguns fatos e disputas salvaram a corrida.

Domínio. A prova foi marcada pelo domínio da McLaren e pela primeira vitória de Oscar Piastri. O calor reinante durante a etapa obrigou as equipes focarem num ritmo de corrida, digamos, um tanto quanto suave, para manter os pneus em uma janela de funcionamento ideal para maior durabilidade destes. O clima nos três dias dificultou a tarefa dos engenheiros. Uma vez que enfrentaram temperaturas adversas em cada dia do evento.

Diferente. Ultimamente, Max não aparece nas melhores posições nos dois primeiros treinos. Nesta etapa foi diferente, fez o segundo tempo nos treinos de sexta, tendo Sainz Jr. à sua frente no primeiro e Norris no segundo. No sábado, as duas McLaren dominaram o TL3 e a classificação. Norris fez a pole, seguido de Piastri, Max, Sainz Jr., Lewis e Leclerc. 

Início. Norris não conseguiu realizar uma ótima largada e ainda abriu a porta para o inimigo, ao se preocupar em obstruir a trajetória de Piastri, facilitando, ao mesmo tempo, a vida do holandês, que acabou espremido para fora da pista na saída da curva um. No final da primeira volta, Piastri liderava, seguido de Max e Norris. Já no início o rádio foi destaque. 

No rádio, ouvimos Max reclamar que foi jogado para fora e Norris reclamava que teria direito à segunda posição, uma vez que foi ultrapassado fora do traçado. Logo, o engenheiro do piloto taurino sugeriu que seu piloto devolvesse a posição. A sugestão foi aceita e Norris assumiu o segundo posto, enquanto via seu companheiro de equipe abrindo vantagem na ponta. 

Devendo. Nesta etapa vimos algo que era impensável até outro dia, uma primeira fila dos carros laranja papaia e Verstappen numa rara segunda fila. O domínio foi total, demonstrando que a McLaren tem um carro para vencer. A parte técnica da equipe evoluiu bem enquanto o pessoal do muro do box laranja não acompanhou essa evolução. 

A estratégia e as mensagens passadas aos pilotos ainda ficam devendo, faltando um tom firme nestas duas situações. Principalmente na comunicação via rádio. Norris, outro dia, perdeu a chance de ganhar devido a essa falta de determinação no comando de corrida na turma do muro de comando. Esse pessoal não acompanhou a evolução da turma técnica.  

Diferente. Até esta etapa, quem ia para o sacrifício com essas falhas era Piastri, para salvar a corrida de Norris. Quando a equipe parou o inglês por duas vezes antes de Piastri, Norris certamente imaginou que mais uma vez seria o favorecido. E quando foi avisado de que deveria devolver a posição, pois a equipe estava o parando antes de Piastri apenas para defender sua posição, reagindo aos undercut de Lewis. 

Birra. O inglesinho, Norris, acostumado a ser o foco das atenções dentro da equipe, não acatou a ordem de pronto. Aliás, em nenhum momento foram firmes com ele. - Olha, fizemos isso para te proteger e restabelecer a realidade da prova. Sugerimos que faça isso quanto antes. - Mas, nos momentos finais, a mensagem teve até um tom de psicologia. - Você ainda vai precisar da ajuda de Piastri este ano, não se ganha um campeonato assim, temos que trabalhar em equipe. Lembrando que as palavras não foram exatamente essas.  

Demorou. E, a duas voltas do final, Norris acatou a sugestão. Na verdade, não existe piloto que goste desse tipo ordem. Neste caso específico ele estranhou, pois, ele sempre foi a bola da vez na equipe. Desta feita, não houve privilégios. Lando muitas vezes comete pequenas falhas, seja em classificação ou em corrida, como na largada desta etapa.  

A equipe agora tem dois pilotos vitoriosos. Cada um com uma vitória, Piastri ainda soma em vitória em Sprint, em Losail ano passado. Norris é o número um da equipe, e sabe que tem um piloto forte dividindo o box com ele. E certamente exigirá privilégios e é certo que os terão pelo menos neste ano. Uma vez que tem mais pontos e é quem pode destronar Max.  

Red Burro. A equipe taurina, que normalmente é ótima na estratégia e capitaliza pontos em cima da McLaren quando estes falham, desta vez ficou devendo. Chegando ao ponto de Max reclamar dos undercut que sofreu de Lewis, dois, e um de Leclerc. A equipe muitas vezes faz uso dessa tática, que consiste em estender a(s) parada(s) e no final estar com pneus em melhores condições para superar oponente. E se saiu bem. Neste caso, dois fatores atrapalharam. Leclerc na segunda parada entrou junto com Lewis.  

Assim, o piloto taurino perdeu tempo e pneu para superar o monegasco e, quando encontrou Lewis, este já vacinado com as manobras do holandês, jogou com as mesmas cartas do oponente e ainda fez questão de não evitar um toque com o carro dele. Jogando-o para fora do traçado. Vale ressaltar que Max deixou para acionar o freio para lá do deus me livre e travou as rodas entrando na tangencia de curva ocupada por Lewis. A FIA analisou o acidente, perdoou os dois e ressaltou que Lewis não fez questão de evitar o toque. 

Programação do GP de Spa Francorchamps

Não percam essa etapa. O melhor traçado da F1 com previsão de chuva.             

Sexta-feira                                                                                                               
8h20 - Treino livre 1 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)                             
11h50 - Treino livre 2 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)                                             

Sábado                                                                                                                
7h20 - Treino livre 3 (Bandsports, Band.com.br e Band play).                                     
10h30 - Classificação (Band, Bandsports, Band.com.br e Band play)           

Domingo                                                                                                                  
9h30 - Corrida (Band, Band.com.br, Band play, Rádio Bandeirantes e Bandnews FM) 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por